Os ratos são pragas que atingem a maior parte das cidades de todo o mundo, trazendo diversos prejuízos para a população local. Sendo assim eles podem transmitir inúmeras doenças como peste bubônica, leptospirose, entre outras. Por isso, o combate aos ratos torna-se essencial nas casas, condomínios e empresas através da desratização.

O QUE É?

Sendo os ratos uma das maiores pragas urbanas, eles transmitem doenças e ainda trazem riscos à economia local. Esse serviço é feito por profissionais especializados para localizar os focos da infestação de ratos e remover essa praga do local com segurança.

COMO FUNCIONA?

A mesma é feita através da aplicação de produtos químicos posicionados estrategicamente. Esses produtos podem variar de acordo com as necessidades locais e o tipo de roedor.

Como uma desratização acaba com infestações de ratos?

Mas afinal, o que é uma desratização e como ela é feita?

Atualmente, é como chamamos a “dedetização de ratos”. A palavra dedetização já não é mais utilizada para se referir ao extermínio dessa praga. Antigamente, utilizávamos essa nomenclatura por que o veneno usado para eliminação dos ratos era o DDT. Para esse tipo de roedor, hoje em dia, utiliza-se o raticida ou técnicas de captura, todas aprovadas pelo ministério da saúde.

No entanto, a população em geral ainda trata a com ela como a “dedetização de ratos”. A desratização funciona em 3 etapas fundamentais, que vamos explicar logo abaixo. Então, saiba exatamente o que vai acontecer durante uma desratização nos próximos tópicos.

1.   Contratando uma desratização

Primeiramente, você deve entrar em contato com uma empresa especializada e agendar uma visita para avaliação do técnico. Desta forma, é necessário entrar em contato com todos os sinais que você percebeu na sua casa. Além disso, se já tiver encontrado um rato ou uma ninhada, informe também para o atendente.

Portanto, sempre tenha como preferência entrar em contato depois de uma pesquisa de mercado. Sendo assim, procure saber das técnicas utilizadas pela empresa, se o atendimento é 24 horas e como funcionam as visitas de avaliação. Além disso, procure saber também se eles atendem a sua região e em quanto tempo chegam até lá.

2.   Análise da situação

O técnico responsável chegará até o local e fará uma análise minuciosa da situação da infestação. Também observará qual o tamanho da ninhada, quais espécies de ratos estão no local e quais os ambientes afetados pela infestação.

3. Aplicação de método de desratização

Por fim, será escolhido o melhor método para conter e eliminar as pragas. A tática de desratização será escolhida levando em conta todos os dados observados na análise. O técnico poderá escolher entre armadilha com cola, tamponamento, pulverização de raticida e etc. O importante é que assim será resolvido de uma vez por todas e com segurança o problema dos ratos.

ENTRE OS PRINCIPAIS VENENOS ESTÃO:

  • Iscas Semi Parafinadas que são amarradas em pontos estratégicos. É um produto de dose única que mata os ratos sem deixar cheiro.
  • Porta Iscas para caçar os ratos sem oferecer riscos ao homem.
  • Iscas granuladas em pontos estratégicos para matar os ratos de forma silenciosa e sem cheiro.
  • Pó de contato que adere aos pelos dos ratos e os contamina através do contato com o produto.

QUAL O PREÇO DESSE SERVIÇO?

O preço pode variar. Como você pôde ver, cada situação exige um serviço diferente para acabar com os ratos. Esse é um dos principais fatores que servirão para calcular o preço da desratização. Porém, além disso, é necessário levar em conta quais os tipos de ratos que estão no ambiente e o tamanho do espaço que deverá passar por esse processo.

Com tudo, uma dica que se deve levar em conta é que, nem sempre, o profissional mais barato será a melhor opção para o serviço. Por isso, lembre-se sempre que o processo envolve produtos químicos que podem trazer riscos ao homem. Sendo assim, é essencial que seja feito por um profissional especializado e com conhecimento da área.