Casas, prédios, escritórios, espaços corporativos…Todos eles têm alguma coisa em madeira, que exigem a manutenção da sua segurança e conservação. É muito importante investir na descupinização preventiva, antes que os danos sejam grandes demais, ou mesmo irreversíveis.
Continue acompanhando este artigo para saber quais são esses danos e os prejuízos que eles podem causar!
Entenda por que fazer descupinização preventiva
A descupinização preventiva é um procedimento indicado porque os cupins são pragas urbanas muito pequenas. Portanto, muitas vezes, eles são imperceptíveis, até que já tenham formado infestações no local, quando os danos já foram causados.
Alguns dos danos que a presença de cupins causa são:
Dano a objetos decorativos
Tudo quando é coisa feita de madeira, como móveis, molduras, quadros e outros objetos decorativos, podem ser alvos da infestação de cupins, resultando em danos irreparáveis.
Destruição de estruturas de madeira
A destruição de madeira é o dano mais óbvio que os cupins causam, porque eles se alimentam de celulose. Mas se engana aquele que pensa que apenas os móveis sofrem com os danos: toda a madeira presente em estruturas de construções, como vigas, pilares, telhados, forros e outros estão sujeitos à destruição causada por essas pragas.
Comprometimento da segurança
Estes danos estão relacionados aos anteriores, uma vez que, quando os cupins atacam estruturas de madeira em uma construção, eles podem comprometer a segurança da edificação. Dessa forma, os cupins no local colocam em risco todas as pessoas e animais que convivem nele.
Perda de documentos importantes
Como já dissemos, os cupins se alimentam de celulose, que além de estar presenta na madeira, está presente nos papeis. Por isso, aqueles papeis antigos e importantes, como certidões de nascimento e casamento, ou comprovantes de pagamento em geral, podem ser consumidos por essas pragas.
Propagação de doenças
Mais um dos motivos pelos quais é preciso investir na descupinização preventiva são as doenças que os cupins levam aos locais. Essas doenças surgem porque essas pragas podem carregar microrganismos prejudiciais à saúde.
Agora que você já compreendeu a importância de prevenir, saiba como o procedimento de descupinização funciona!
Como a descupinização funciona
A descupinização se trata de um processo de dedetização, mas para a contenção de infestações de cupins, ou para prevenir que elas aconteçam. O processo funciona da seguinte forma:
Inspeção
Primeiro, um profissional, de uma empresa especializada, é enviado até o local para realizar uma inspeção detalhada do ambiente e identificar possíveis focos de infestação. É nessa hora que ele determinará quais as áreas mais propícias à presença de cupins e as características do ambiente.
Escolha do método
Depois da inspeção, o profissional escolherá o melhor método de descupinização preventiva para o local, considerando o uso de produtos químicos, armadilhas, barreiras físicas, entre outros.
Aplicação do método
Em seguida, vem a aplicação. O profissional, utilizando de equipamentos de proteção e segurança, aplicará os produtos nos locais que passaram por avaliação.
Mas ele dará preferência para a aplicação em áreas propícias à infestação de cupins, como estruturas de madeira, batentes de portas e janelas, rodapés e forros.
Monitoramento
Depois da aplicação dos produtos, é preciso monitorar os resultados, para garantir a eficácia do procedimento. Se o local já tinha infestação, por exemplo, pode ser ideal repetir o processo para garantir a eliminação completa da praga.
Medidas preventivas
Por fim, com a descupinização preventiva feita, é preciso adotar outras medias para evitar novas infestações de cupins. Por exemplo, manter o local limpo e arejado, realizar inspeções regulares e mantenha a descupinização preventiva em dia: o procedimento deve ser realizado, no máximo, a cada seis meses, para manter o efeito.