A Primavera chegou e com ela, é comum que ocorra inúmeras pancadas de chuva. E diante disso, cresce o número de casos de dengue por todo o país.
Afinal, é comum encontrar água parada em locais abertos, que por sua vez, se tornam ambientes propícios para a proliferação do Aedes aegypti.
No entanto, todos sabemos do risco que é conviver com o mosquito da dengue, que por sua vez, além de transmitir a dengue, é capaz de transmitir:
- Febre amarela;
- Zika Vírus;
- Chikungunya.
Salve para ler depois: “Melhores Remédios Caseiros para Acabar com Piolhos”
O que é Dengue?
Em síntese, a dengue é a principal doença causada pelo Aedes aegypti, que por sua vez, é uma espécie de arbovírus.
Os arbovírus são vírus transmitidos pela picada de um mosquito ou outro tipo de inseto. No caso da dengue, existem 4 tipos de vírus: sorotipos 1,2,3 e 4.
Todavia, a infecção por apenas um sorotipo, já é o suficiente para gerar imunidade permanente para ele, em específico.
A grande maioria de nós, já sabe que para se proliferar, o mosquito da dengue precisa de água parada. Portanto, os meses mais chuvosos do ano (que costumam ser de setembro a janeiro) são àqueles que registram o maior número de casos de dengue no país.
Outro aspecto relevante sobre a dengue é que, ela pode acontecer com qualquer pessoa.
Entretanto, pessoas mais velhas ou com patologias crônicas, como hipertensão, por exemplo, podem sofrer com complicações da doença – em alguns casos, a dengue pode ser letal.
Dengue: Principais Sintomas
Os principais sintomas da dengue são:
- Febre acima de 38.5ºC;
- Dores musculares muito fortes e agudas;
- Dor ao movimentar os olhos (dor no fundo do olho);
- Mal estar, fadiga e cansaço inexplicado;
- Falta de apetite e náuseas;
- Dores de cabeça;
- Manchas vermelhas por todo o corpo.
Mas, existe um grande problema na detecção da dengue. Em muitos casos, a infecção por dengue pode ser assintomática, isto é, sem nenhum tipo de sintoma.
Nesse caso, a fase inicial da febre proveniente da dengue, pode ser difícil de identificar, onde muitos profissionais acabam confundindo os sintomas com outras doenças.
A saber que a forma grave da dengue inclui dor intensa na região da barriga, vômitos corriqueiros e sangramento de mucosa, é preciso procurar imediatamente um posto de saúde, em caso de estar sentindo esses sintomas. Isso porque, ela pode levar a morte.
O SUS (Sistema Único de Saúde) disponibiliza atendimento gratuito e oferece o diagnóstico e tratamento necessário para cuidar do paciente que apresenta qualquer um desses sintomas. Portanto, a qualquer sinal da doença, procure o pronto atendimento mais próximo de você.
Outros Sintomas de Dengue que Servem de Alerta:
- Acumulação de líquidos (ascites, derrame pleural, derrame pericárdico);
- Hemorragia;
- Aumento progressivo do hematócrito;
- Queda abrupta das plaquetas.
Existe Cura para a Dengue?
Sim, felizmente a dengue tem cura. No entanto, é preciso ficar atento, pois existe uma grande chance de complicações, sobretudo, em casos de choque hemorrágico (quando se perde cerca de um litro de sangue).
Nesse caso, o coração começa a perder a capacidade de bombear o sangue necessário para o corpo. E aí, muitas vezes a pessoa acaba morrendo em decorrer da doença.
Como é feito o diagnóstico da dengue?
Através de exames laboratoriais, como sorologia, isolamento viral e teste de biologia molecular, é possível constatar se os sintomas apresentados, são de fato, os sintomas da dengue.
A sorologia é feita por PCR, isolamento viral e teste rápido. Todos os exames estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Em caso de confirmação da doença, a notificação deve ser feita ao Ministério da Saúde em até 24 horas (fonte: Ministério da Saúde).
Como é feito o tratamento da dengue?
Embora muita gente ache que existe um tratamento específico para a dengue, saiba que na verdade, não existe!
No entanto, existem algumas ações que irão aliviar os sintomas até que a doença seja eliminada do organismo do paciente. São eles:
- Repouso absoluto;
- Beber muita água (cerca de 3 litros ao dia);
- Evitar qualquer tipo de medicamento;
- Utilizar soro (via oral ou intravenosa).
Dicas para quem irá viajar para locais com alto índice da doença
Ainda que o pico de transmissão da dengue ocorra com maior frequência durante o verão, é preciso saber que existem diferentes fatores que favorecem a proliferação do mosquito.
Nesse sentido, sempre que houver períodos chuvosos, porém em locais quentes e úmidos, o mosquito estará presente, pronto para ocasionar novas transmissões.
Sendo assim, para quem viaja para estados e cidades, cujas condições climáticas favoreçam o surgimento do mosquito, recomenda-se o uso de repelentes e roupas que garantam maior proteção contra picadas, como blusas de mangas compridas e calças.
Ao sair de casa, a orientação é garantir que haja uma vedação apropriada de janelas e portas. Dessa forma, evita-se que os mosquitos adentrem os ambientes e comecem a se procriar.
Outro ponto importante para se lembrar é que, é preciso fechar bem a caixa d’água, tampar vasos e recipientes que possam acumular água, não deixar lixo a céu aberto etc.
Dicas de Prevenção contra a Dengue
A saber que a melhor maneira de prevenir a dengue é evitando sua proliferação, recomenda-se eliminar qualquer tipo de água parada.
Proteger crianças, usando telas de proteção contra mosquitos e repelentes, também é uma forma eficaz de prevenir a doença.
Adultos e idosos precisam evitar a exposição da pele durante o dia. Para isso, utilizar roupas que dificultam a ação do mosquito é uma forma bastante eficaz.
Em todo caso, a dedetização residencial continua sendo a melhor forma de prevenir a dengue e outras doenças transmitidas por pragas urbanas.
A Dedetizadora AJAX oferece um atendimento rápido e personalizado. Portanto, fale conosco e agende uma visita gratuita!