O cupim alado é, como o próprio nome diz, um cupim com asas e que apresenta quase o mesmo ciclo de vida que seus amigos sem asas. Entretanto a grande diferença são as fases em que se encontram. Isso porque, o cupim alado está na fase reprodutiva e desenvolve asas para sair da colônia.
Esses insetos apresentam comportamento previsível e tratar de uma infestação de cupim alado é algo que empresas especializadas fazem sem problemas. Ademais, pode-se tomar algumas medidas como forma de prevenção, evitando o estabelecimento do problema.
Continue lendo esse artigo para saber um pouco mais sobre cupim alado, o que são e como acabar com eles.
Parte do ciclo
O cupim alado, conhecido popularmente por vários nomes, como aleluias por exemplo, surge em épocas específicas. Sua revoada, ou seja, o período em que saem voando por aí, é parte do ciclo de reprodução desses animais. Assim, o problema tem época e, portanto, pode-se evitá-lo. Considerando isso, o cupim alado surge quando a colônia está madura e com uma elevada concentrações de indivíduos.
Dessa forma, esses insetos desenvolvem asas e saem à procura de um par para fundar uma nova colônia. Assim, eventualmente podem acabar escolhendo sua casa como lar de um novo reinado, pois os cupins se organizam em torno de um rei e uma rainha. Com o tempo, caso não haja solução para o problema, surgirá uma colônia madura e o ciclo recomeçará.
Reconhecendo os sinais
O primeiro sinal da presença do cupim alado são as asas caídas pelo chão. Esses insetos são pouco discretos quando ainda possuem as asas e, portanto, reconhecer a sua presença é uma etapa simples. Uma vez que percebeu esse sinal, fique atento, pois algo pode estar acontecendo silenciosamente na sua casa.
Medidas para evitar o problema
Como o cupim alado possui um ciclo e uma revoada periódica é possível estabelecer medidas de prevenção sazonais, ou não. Normalmente, períodos chuvosos e quentes são prenúncios das revoadas e é comum notarmos a presença desses insetos em torno de lâmpadas nas ruas. Assim, pode-se adotar medidas preventivas antes do início dessa época, por exemplo.
Instalação de telas e outras barreiras físicas são formas eficientes de evitar a entrada do cupim alado, mas é importante lembrar que eventualmente ele perderá as asas.
Dessa forma, pode se esgueirar em frestas e invadir o domicílio mesmo assim. Para solucionar o problema, pode-se utilizar outros métodos baseados em cupinicidas e afins, como prevenção da formação de uma colônia.
Medidas para tratar o problema
Mas o que fazer quando o cupim alado já invadiu a casa e estabeleceu uma colônia? A melhor maneira nesses casos é contratar uma dedetizadora especializada. Isso porque, existem entraves ao combate a esses animais pelos métodos disponíveis no supermercado e os caseiros, que podem representar um risco. Por isso, a melhor opção é optar por ajuda de especialistas.
Dedetizadoras oferecem serviços eficientes, flexíveis e com uma vasta gama de abordagens para cada caso. Dessa forma, efetuam o combate ao inseto sem maiores problemas, dispondo também do conhecimento técnico necessário.
Assim, podem realizar tratamentos químicos com cupinicidas, instalação de armadilhas ou mesmo métodos preventivos para controlar a infestação atual e evitar as futuras. Ademais, essas abordagens são seguras para os moradores da casa.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o cupim alado e como evitar e acabar com ele, é importante que procure ajuda caso reconheça a infestação.
Dessa forma, contatando um profissional especializado, você estará garantindo a solução do problema de maneira eficiente e satisfatória. Ademais, a segurança é um dos princípios dos métodos usados, o que garante conforto e proteção no lar.