A caixa d’água faz parte da rotina de todo mundo, mesmo que ninguém pare para pensar sobre ela. Isso porque ela armazena toda a água que as pessoas consumirão em um dia, não importa onde ela esteja. Por isso, é imprescindível adotar alguns cuidados essenciais com a caixa d’água. Até mesmo por preservação da saúde. Entenda quais são eles, no artigo abaixo.
Por que é importante cuidar da caixa d’água
Há cuidados essenciais com a caixa d’água que é preciso tomar para a preservação da saúde. Isso acontece porque a falta deles pode gerar doenças que se transmitem a partir da água suja, ou seja, da contaminação da água. A caixa d’água pode ser ponto de proliferação de vírus, fungos, bactérias e outros parasitas que transmitem doenças.
Em sua maioria, elas são do trato digestivo. Algumas delas são a amebíase, a hepatite A leptospirose e a giardíase. Portanto, cuidar da caixa d’água é fundamental para evitá-las e resguardar a saúde de todos que utilizam da água, especialmente para bebê-la.
Como identificar a água suja
É muito importante observar a água que sai pelas torneiras e esse é um dos cuidados essenciais com a caixa d’água que não se pode deixar de ter. Se a água estiver saindo, por exemplo, com uma cor diferente ou se você sentir nela um gosto diferente, esse é um sinal de que alguma coisa está errada.
No entanto, é preciso estar atento: mesmo que a água não dê sinais, ela pode estar contaminada. Isso porque alguns insetos e bichos como baratas, morcegos e ratos podem entrar por alguma fresta e acabar morrendo dentro da água.
Dessa forma, mesmo que demore a aparentar alguma coisa errada, já tem. E os primeiros sinais disso podem acontecer a partir do aparecimento de alguma doença intestinal. Para evitar isso, é preciso e atentar à manutenção da caixa d’água e à limpeza, que deve ser feita, pelo menos, a cada seis meses.
Saiba quais cuidados ter com a caixa d’água
Primeiro, é fundamental garantir que a caixa d’água esteja devidamente fechada e observar se ela está livre de frestas. É preciso vedar a caixa e protegê-la contra insetos para que, inclusive, mosquitos como o da Dengue não procriem nela.
Se não estiver, conserte o problema, mas antes faça uma limpeza para lavar a caixa e garantir a desinfecção da água. Outro dos cuidados essenciais com a caixa d’água é justamente a realização da limpeza periódica.
Ela garantirá que não haverá bichos dentro da caixa e também que não acumulará lodo, por exemplo. Residências devem realizá-la sempre, sem ultrapassar o período de 6 meses. Já os estabelecimentos comerciais e industriais são obrigados por lei a realizar a limpeza dentro deste prazo.
Como se realiza a limpeza da caixa d’água
Primeiro, é preciso separar tudo que você utilizará para realizar a limpeza da caixa d’água, desde os produtos a escada. Deixar tudo perto facilitará muito porque não haverá opção de descer para pegar nada. Depois disso, esvazie a caixa d’água e feche a saída de água e inicie a limpeza.
É preciso enxugar a caixa por completo, removendo a água com baldes, depois utilizando panos. Em seguida, despeje a água sanitária e encha o reservatório novamente. Depois, esvazie-a, para que a água passe pelo encanamento. Neste ponto, é preciso eliminar a água por completo antes de encher a caixa d’água de novo. Por fim, deve-se reiniciar o abastecimento da caixa!
O procedimento, apesar de ser simples, exige conhecimento a respeito da quantidade de produtos utilizada, cuidado para não haver quedas e outros problemas. Por isso, o melhor é que sua realização se dê por uma empresa profissional.