Pragas urbanas são perigosas e a melhor forma de não tê-las na sua casa é fazendo o controle de pragas preventivo. Entenda o que são elas, quais perigos elas representam e quais são as formas de controle, através das informações que fornecemos neste artigo.
O que são pragas urbanas?
Pragas urbanas são insetos e animais que podem infestar áreas onde as pessoas vivem e provocar danos à sua saúde.
Isso acontece porque, por meio do contato direto ou indireto com elas (através de picadas, ou mesmo do contato com um local por onde elas andaram), elas transmitem doenças.
Alguns exemplos de pragas urbanas são ratos, baratas, moscas, formigas, pombos, pernilongos e escorpiões.
As doenças que eles transmitem e os danos que causam apresentam menor ou maior gravidade. Em alguns casos, pode levar à morte.
Quais doenças elas transmitem?
A seguir, falaremos sobre algumas das inúmeras doenças que as pragas transmitem. Acompanhe:
Dengue
A dengue é uma infecção transmitida pela picada do Aedes Aegipy, mais conhecido por mosquito da dengue. Em alguns casos, ela não apresenta sintomas.
Entretanto, quando a infecção acontece pela segunda vez, na mesma pessoa, ela pode desenvolver a doença em seu estado mais grave.
Se isso acontece, sintomas como erupções cutâneas podem surgir, acompanhados de febre alta e até de hemorragias.
Febre tifoide
A Febre Tifoide é uma infecção causada por uma bactéria, que as pragas urbanas carregam de locais contaminados e transmitem às pessoas em suas casas.
As moscas, por exemplo, se contaminam por andarem em locais sujos. E, em seguida, contaminam os seres humanos pousando em suas comidas.
Gastroenterite
A gastroenterite é outra das doenças que se pode evitar com o controle de pragas preventivo.
As baratas podem causar gastroenterite, porque andam por locais sujos e carregam inúmeros microrganismos nocivos à saúde com elas.
Ainda que a maior parte dos casos dessa doença não seja grave, ela não deixa de apresentar sintomas desconfortáveis. Por exemplo, diarreia e vômitos frequentes, dores de barriga e mal-estar.
Leptospirose
Conhecida por ser a doença que os ratos causam, a contaminação das pessoas acontece pelo contato direto ou indireto com esses animais.
Dessa forma, se os roedores andam pela casa sem que sejam percebidos, eles podem deixar resquícios de fezes ou urina, que podem levar à contaminação das pessoas que vivem ali.
Poderíamos apresentar ainda uma extensa lista de doenças que as pragas urbanas transmitem. Mas evitá-las é simples: basta evitar as pragas. Falaremos sobre como fazer isso, a seguir.
O que é controle preventivo?
O controle de pragas preventivo se trata da adoção de medidas para preventivas, ou seja, para evitar infestações. Dessa forma, é preciso fazê-lo antes que as infestações surjam e não esperar que elas aconteçam.
Por meio dele, evita-se a presença das pragas urbanas e os riscos de contaminação com as doenças que falamos acima (e muitas outras).
Dentre as ações que se pode ter para impedir que as pragas infestem o local, estão, por exemplo:
- Realizar limpeza constantemente no ambiente
- Utilizar telas e redes de proteção em janelas e vãos
- Utilizar protetores nos ralos, para que elas não venham do encanamento
- Fechar bem os alimentos e armazená-los corretamente
- Evitar manter entulho dentro ou perto de casa
Qual a melhor maneira de prevenir infestações?
Ainda que todas as ações acima ajudem a prevenir infestações, o melhor meio de fazer o controle de pragas preventivo é a dedetização, feita por uma empresa especializada.
O procedimento se utiliza de produtos e técnicas eficientes e seguras para matar as pragas presentes no local e evitar que novas se aproximem. Portanto, ele é o mais indicado para preservar a saúde de moradores e pessoas que convivem no local.