A fossa é uma estação de esgoto simplificada. Utilizada como se fosse uma estação primária, ela é muito comum em locais onde não existe saneamento básico. Dessa forma, por armazenar os resíduos da casa, é muito importante realizar a limpeza da fossa.

A limpeza da fossa garante o bom funcionamento dela, dificultando que possíveis entupimentos surjam. Além disso, diminui a chance de refluxos dos dejetos, o que, além de sujar sua casa, poderia trazer doenças.

Confira mais sobre a limpeza da no artigo abaixo!

Como é feita a limpeza

Para realizar a limpeza da fossa, você precisa de alguns equipamentos, como uma bomba de sucção. Além disso, você também precisa de um recipiente para coletar e separar os dejetos e um meio de transportar esses resíduos para o local de descarte.

Entretanto, você não pode descartar esse resíduo em qualquer lugar. Precisa ser um local que receba lixos sanitários. Dessa forma, você deve fazer uma pesquisa prévia desse lugar.

Uma vez que você reuniu tudo necessário, você deve estabelecer o dia de limpeza e a fossa não deve ser usada nesse dia. Agora, você precisa abrir a fossa, esperar algum tempo (para a fossa respirar) e usar a bomba de sucção para retirar os resíduos.

Em seguida, você os coloca no recipiente de coleta, separa e os leva para o local correto de descarte.

Todavia, se você optar por contratar uma empresa, ela será responsável por todos equipamentos e processos. Desde a retirada dos resíduos, usando a bomba de sucção, até o descarte. Sua parte na limpeza da fossa será, somente, garantir que ela não seja usada no dia da limpeza.

Quando devo realizar a limpeza

Quando você sentir mais cheiro saindo dos ralos da sua casa, ou quando as descargas não estiverem funcionando corretamente, são situações que indicam que a fossa precisa ser limpa. Além disso, sinais de entupimento ou retorno do esgoto para dentro da sua casa também sinalizam que está na hora da limpeza.

Contudo, você não precisa esperar nenhum desses sinais para realizar a limpeza da fossa. O ideal é que essa limpeza seja realizada de forma preventiva. Isso vai prevenir todas essas situações citadas, garantido o bom funcionamento da sua fossa.

Além disso, a limpeza preventiva funciona como uma manutenção que detecta problemas bem no início. Assim, você poderá corrigi-los, antes que eles se tornem problemas sérios na estrutura da sua fossa.

O tempo necessário entre cada limpeza, para manter a fossa em bom funcionamento, depende de alguns fatores. O tamanho da fossa, o tamanho da casa que ela atende e a quantidade de pessoas que moram na casa, são alguns desses fatores.

Dessa forma, o mais indicado é procurar um profissional qualificado para indicar esse tempo. Ele saberá calcular a interferência de cada valor para o seu caso, especificamente. Assim, o tempo de limpeza será o mais adequado possível.

Cuidados ao realizar a limpeza

Por último, vamos falar dos cuidados que você precisa ter ao realizar a limpeza da fossa.

Os resíduos da fossa são capazes de transmitir doenças, como parasitoses e infecções intestinais. Assim, você precisa estar vestido com uma roupa que impeça o contato entre você e o resíduo.

Entretanto, somente isso não basta. Você precisa ter cuidado na hora de transportar esse resíduo e precisa saber o local adequado de descarte.

Por fim, agora que você já entendeu como funciona a limpeza da fossa, é importante lembrar que você deve, sempre, contratar uma empresa especializada. Essa limpeza traz riscos de contaminação para você. Além disso, você pode danificar a estrutura da fossa ou não realizar a limpeza corretamente.

Uma empresa qualificada consegue realizar a limpeza da fossa de forma eficiente e com segurança, para ele e para você. Ele consegue, também, verificar se existe algum problema estrutural que precisa de solução. Assim, o mais seguro é contratar uma empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× WHATSAPP