Os reservatórios de água são extremamente importantes para manter o fornecimento de água adequado. Portanto, problemas com a caixa d’água podem afetar diretamente o seu abastecimento hidráulico.
Além disso, problemas com a caixa d’água podem causar contaminação da água, o que afeta, diretamente, a qualidade da água que você e sua família consomem. Isso pode resultar em doenças. Assim, é importante evitar que esses problemas aconteçam para garantir a saúde e segurança sua e dos seus entes queridos.
Confira mais sobre problemas com a caixa d’água no artigo abaixo!
Instalação da caixa d’água
O primeiro passo para se evitar problemas com a caixa d’água é saber escolher o reservatório certo e saber instalá-lo de acordo com as especificações. Para isso, é importante recorrer a uma empresa do ramo e de confiança, que saberá te dizer qual é a melhor caixa d’água para sua necessidade. Além disso, você terá garantia que o reservatório comprado atende todos os requisitos de segurança exigidos pela lei.
Adquirir uma caixa que não consegue atender sua necessidade pode causar uma sobrecarga no sistema hidráulico. Isso resultará em rachaduras, o que, consequentemente, causa vazamentos e facilita a contaminação da água. Porém, não adianta somente a caixa d’água ser adequada e com a instalação correta. Todo seu projeto hidráulico deve ser bem feito. Isso porque, como ele está todo conectado, o problema em um cano irá refletir na sua caixa.
Renovação da caixa e de seus elementos
Outro passo importante para não se ter problemas com a caixa d’água é fazer a análise da estrutura dela e de elementos, como a boia, e trocá-los sempre que necessário. O motivo para isso é que, assim como qualquer estrutura, a caixa d’água é danificada com o tempo e pode apresentar desgaste naturalmente. Isso também vale para as demais estruturas.
Além disso, algumas caixas d’águas são tão antigas que em sua composição há materiais que, hoje, têm proibição por liberarem substâncias cancerígenas. É o caso do amianto que era cuja utilização era comum na fabricação desses reservatórios, mas, atualmente, não se pode mais usá-lo assim. Por isso, é importante verificar se sua caixa d’água, ou algum outro elemento, precisam de troca, seja por danos temporais ou por desatualização em relação à legislação.
Manutenção
Agora, um último passo, mas não menos importante, que é capaz de evitar diversos problemas na sua caixa d’água, é a manutenção. Nesta está incluída a limpeza, que podemos considerar o fator mais importante neste item. A limpeza garante não haverá contaminação da sua água com bactérias e fungos que se acumulam ao longo do tempo. Assim, garante que sua água estará segura e adequada para o consumo.
Além disso, durante a limpeza, é possível perceber se existem outros problemas que ainda estão pequenos para causarem reflexos no seu sistema hidráulico, como começos de rachaduras e vazamentos e mau funcionamento da boia. Isso significa que você conseguirá descobrir e remediar o problema no início, evitando consequências piores.
Contudo, é importante realizar esse serviço de limpeza em uma empresa confiável e qualificada, que possua certificados da ANVISA e entregue a garantia do serviço. Só assim você terá a certeza que sua caixa d’água, realmente, foi limpa e que qualquer possível problema não passou em branco.
Por fim, agora que você já entendeu como evitar problemas com a caixa d’água, sabe a necessidade da manutenção para manter seu reservatório de água funcionando. Além disso, sabe, também, a importância de realizar essa manutenção com uma empresa especializada. Afinal, ela possui profissionais treinados e qualificados, não só para realizar a manutenção, como, também, para perceber possíveis problemas e atuar antes que a situação piore.