Um grande dilema que nos assola em momentos apertados na cozinha após lavar as vasilhas é como desentupir a pia. O entupimento pode acontecer por inúmeras razões e na vida doméstica é algo bem comum. O ideal nessa situação é manter a calma e, para os de estômago fraco, controlar a ânsia.
Ter nas mangas o conhecimento sobre como desentupir pia pode salvar um momento desgostoso. Para isso apresentamos três técnicas diferentes que para você experimentar em casos leves. É sobretudo importante considerar contratar profissionais especializados no assunto.
Continue lendo este artigo para saber mais sobre como desentupir pia!
O que pode causar o entupimento da pia?
Primeiramente, é necessário saber quais as causas mais comuns de entupimento. Por isso, devemos relembrar que se tratando de pias o mais comum são resíduos de alimentos. Nos canos podem se alojar dos mais variados tipos de detritos, normalmente associados com a gordura. Portanto, o primeiro e melhor passo é reconhecer a causa do entupimento para saber como desentupir a pia.
Em seguida, devemos fazer a avaliação das ferramentas que temos disponíveis em casa. Arames, luvas e desentupidores para pia de mão são algumas ferramentas ótimas para os casos leves. O ideal é avaliar com cuidado e considerar chamar profissionais com expertise na área.
O uso de arames deve ser considerado com cautela
Uma das primeiras opções consideradas para desentupir pias é o uso de arames. Entretanto, pense sobre a técnica com cautela. Utilizar arames para desobstruir os canos pode se tornar uma complicação ainda pior. Isso porque dependendo do tipo de arame e de onde está alojado o tampão que entope os canos pode acontecer um acidente.
Jamais introduza arames finos nos encanamentos uma vez que podem quebrar em seu interior e complicar ainda mais a situação. Além disso, arames grossos são uma opção igualmente duvidosa, que funcionaria apenas em entupimentos muito superficiais. Isso porque podem agarrar ou danificar os encanamentos.
Desentupir a pia com as mãos
A remoção manual daquilo que está causando o entupimento é uma opção, porém, apenas para entupimentos superficiais. O ideal é que, se visível, remover o tampão que está obstruindo o caminho, com o auxílio de luvas para revestir os dedos. Entretanto, aconselha-se o ato apenas caso a distância seja suficientemente curta para garantir que os dedos desobstruam seguramente o cano.
Ademais, para desentupir pias não é bom soltar os componentes do encanamento sem o conhecimento técnico para isso. Portanto, é importante considerar contratar uma empresa ou profissional qualificado para evitar prejuízos futuros. Dessa forma, mantendo a ordem e a segurança no ato.
Desentupidores de mão
Uma terceira forma de como desentupir pias é o uso de desentupidores pequenos, normalmente comprados no supermercado. Esses equipamentos são de uso simples e mecânico. E apesar de úteis em algumas situações, podem ser igualmente perigosos para os encanamentos. Isso porque dependendo da gravidade da obstrução, aumentar a pressão nos canos pode levar a danos e até mesmo ao rompimento da tubulação.
Dessa forma, seu uso deve ser cogitado com cuidado, uma vez que pode gerar danos. Se você pensar em usá-lo, tenha em mente os riscos e a possibilidade de não solucionar os problemas. Caso observe que o processo não está gerando bons frutos ou sendo eficiente, é necessário cessar os movimentos e buscar ajuda. Assim, evitando danificar a tubulação.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre como desentupir pias e os riscos das medidas domésticas é importante considerar buscar ajuda. No mercado existem empresas e profissionais especializados e capacitados para utilizar equipamentos precisos que auxiliam na limpeza de tubulações. Realizando o processo de maneira segura e eficiente.