Aprenda como Descartar o Óleo de Cozinha Corretamente e evite problemas de obstrução em sua tubulação. Além disso, saiba o que fazer em caso de entupimentos.
Embora todo mundo saiba que o óleo de cozinha precisa ser descartado em um ambiente apropriado, muitos de nós ainda esquece e acaba despejando o produto em pias de cozinha, banheiro e até mesmo, no vaso sanitário.
No entanto, esse descuido pode resultar em um sério problema para as tubulações e encanamentos da residência, indústria ou comércio. Que por sua vez, podem resultar em danos estruturais, como vazamentos em paredes e pisos.
Nesse sentido, é preciso se atentar para os cuidados com o descarte de resíduos, incluindo o descarte de lixos orgânicos e recicláveis.
Você também vai gostar de saber: “Desentupidora de Esgoto 24 horas em São Paulo |AJAX”
Qual a Importância de Descartar o Óleo de Cozinha Corretamente?
Em síntese, é de suma importância, pois o descarte irregular pode contaminar solos e mananciais.
Todavia, também existe o fato de que o óleo de cozinha possui um imenso potencial de entupir ralos e caixas de gordura. Como resultado, os moradores da casa podem acabar sofrendo com transbordamentos, mau cheiro e rachaduras.
É importante salientar que os óleos no geral, são extremamente prejudiciais para a vida em rios e oceanos, sendo que 50 mg de óleo já é mais do que o suficiente para contaminas 25 mil litros de água.
Mas, o óleo vegetal também pode entupir canos?
Sim! Qualquer tipo de óleo já possui um alto potencial para entupir tubulações e ralos.
Isso porque, todos são gordurosos e embora sejam líquidos, todos, sem exceção, podem se acumular no revestimento dos canos e assim, causar danos às tubulações da casa.
Além disso, o óleo vegetal também tem potencial para poluir rios e mares, portanto, não importa qual a espécie de gordura – você jamais deverá despejar óleos pelas pias.
Como Descartar Óleo de Cozinha Corretamente?
Mas então, qual a maneira certa de descartar óleo de cozinha?
Em primeiro lugar, devemos nos lembrar que utilizar óleo em comida não é uma boa opção. Afinal, os óleos são verdadeiros vilões no que se refere a nossa saúde.
Mas, em todo caso, a maneira mais correta de se fazer o descarte é armazenando o óleo em recipientes e entregando-os em locais específicos, que fazem a coleta e o descarte adequado.
Existem ONGS e pontos públicos que recolhem o óleo, a fim de dar um destino correto para eles. E em alguns condomínios residenciais existem programas de coleta e manejo desses óleos. Procure saber se o seu prédio oferece esse tipo de serviço.
Você também pode reaproveitar o óleo de cozinha, com a finalidade de dar uma nova função para ele.
Como fazer Sabão com o Óleo de Cozinha
- Separe um recipiente que caiba aproximadamente 10 a 15 litros;
- Esquente até ferver 1,5 litro de água;
- Separe 6 litros de óleo de cozinha usado;
- Escolha uma essência aromática de sua preferência;
- Será preciso ter uma peneira plástica ou de metal;
- Compre um 1 kg de soda cáustica em escamas; (teor de 99%).
- Tenha em mãos um pedaço de madeira para misturar os ingredientes;
- Separe algumas caixas de papelão de sua preferência;
- Tenha em mãos plásticos para forrar as caixas de papelão.
Como fazer seu sabão
Antes de tudo, forre as caixas de papelão com os plásticos. Em seguida, use a peneira para coar o óleo de cozinha. O balde deverá servir como local de despejo desse resíduo.
Adicione um pouco da essência (a quantidade fica a seu critério). Coloque 1 litro de soda cáustica (cuidado ao manusear). Misture tudo com o cabo de madeira.
Aos poucos acrescente a água fervente e vá misturando. Assim que o líquido engrossar, despeje nas caixas de papelão. E por fim, deixe o sabão endurecer e esfriar por dois dias. Depois que estiver bem firme, corte em barras.
Recomenda-se deixar o sabão descansar por cerca de 1 mês, para que assim, ocorra todas as ações químicas necessárias para garantir sua eficácia na limpeza.
Problemas ao Descartar o Óleo de Cozinha de maneira Errada
A saber que o óleo não é solúvel em água, deve-se imaginar que ele irá se acumular nas tubulações e, a longo prazo causará grandes prejuízos, certo?
Portanto, além de ser prejudicial ao solo, rios e mares, ele também será um grande prejuízo para o seu bolso.
Na medida que o óleo começa a se acumular nos canos de sua casa, ele passa a ser um agente de obstrução. Isto é, ele começa a criar um ambiente favorável a obstrução de ralos, pias e canos no geral.
Talvez o problema que gere maior incomodo a respeito do descarte incorreto de óleo de cozinha, seja o fato de que os dejetos que não consegue passar livremente pelos canos, irão transbordar dentro de casa.
Nesse sentido, fezes, urinas e outras sujidades podem começar a invadir o banheiro, corredores e outros cômodos da casa.
Prejuízos Públicos que são Causados pelo Descarte Incorreto de Óleo de Cozinha
O resultado de muitas pessoas despejando o óleo de cozinha em tubulações causará entupimentos gigantescos e em grandes cidades, como São Paulo, por exemplo, ocorrerá os famosos e temidos alagamentos.
Por consequência dos alagamentos, doenças transmitidas por ratos, como a leptospirose podem acabar assolando a população, trazendo mortes e prejuízos aos cofres públicos, no que se refere ao tratamento de pessoas infectadas.
Perceba que tudo se transforma em uma imensa bola de neve.
O que fazer em Caso de Entupimento por Óleo de Cozinha?
Mas e se o problema já existir? O que fazer para desentupir cano com óleo de cozinha?
Nesse caso a melhor solução é contratar uma desentupidora especializada. Dessa forma, os profissionais saberão identificar o foco do problema, a fim de evitar quebras de parede, pisos e azulejos.
Se você for morador do Estado de São Paulo, fale com a Desentupidora AJAX. Atuamos há mais de 15 anos no segmento, possuímos frota própria e nosso atendimento é 24 horas por dia.