Como as pragas se espalham pelo condomínio?
Como as pragas se espalham pelo condomínio?

Pragas urbanas são aqueles insetos ou animais que causam danos à saúde humana. Eles podem provocá-los mediante mordidas, picadas, ou até mesmo apenas passando pelo lugar, deixando microrganismos. É preciso saber como as pragas se espalham pelo condomínio, para evitar que isso aconteça e coloque a saúde de muitas pessoas em risco.

Portanto, continue acompanhando este artigo e saiba como preservar o local em que você mora!

Quais são as pragas urbanas

Pragas são animais que as pessoas conhecem e que já sabem que elas são perigosas ou sujas. Por exemplo, ratos, baratas e pombos. E também são aquelas que provocam danos com a sua picada, como o mosquito-da-dengue.

 E até mesmo aquelas que passam despercebidas, mas são potencialmente perigosas, em questão de saúde, como as moscas. Essas últimas pousam em diversos locais sujos e carregam, em suas patas, microrganismos que são perigosos para a saúde humana. E elas os deixam por onde pousam, como em comidas que ficam em cima das mesas.

As pragas se espalham pelo condomínio, cada uma, a sua maneira. Conheça algumas formas como isso pode acontecer, ao prosseguir com a leitura deste artigo!

Como os ratos se espalham pelo local

Os ratos tendem a viver perto dos humanos porque eles conseguem alimentos dessa forma. As pessoas jogam fora os seus alimentos, o seu lixo, e eles se posicionam perto do local. Eles podem se esconder por ali, fazer seus ninhos e reproduzirem.

Em condomínios, é mais fácil que isso aconteça, uma vez que moram muitas pessoas juntas, consequentemente produzindo mais lixo. Por isso, é preciso cuidar para que os lixos sempre fiquem dentro das lixeiras e, de preferência, bem fechadas.

Caso já haja ratos no local, eles se aproximarão até mesmo das comidas guardadas em locais como a cozinha ou a despensa. Então, é precisa garantir que elas estejam sempre limpas e que os alimentos se encontrem sempre fechados e bem guardados.

Como os mosquitos-da-dengue se espalham

Mosquitos-da-dengue são outras pragas que se espalham pelo condomínio. E isso acontece porque a fêmea coloca seus ovos em águas paradas, que podem ser poças, ou até mesmo nas caixas de água do local.

Isso pode acontecer porque as caixas d’água podem conter pequenos furos, que não são notados facilmente ao olhar, mas geram espaço suficiente pra que as fêmeas passem por ali e coloquem seus ovos.

Dessa forma, ao se reproduzir ali, forma-se uma infestação, que facilmente continuará se espalhando da mesma forma. Por isso, é preciso se atentar sempre às águas paradas, como aquelas em poças ou em vasinhos de planta.

E também é preciso ficar de olho na limpeza da caixa d’água, para não perder o prazo de fazê-la. Uma caixa d’água limpa é uma garantia de que não haverão ovos ali, nem outra forma de transmissão de doenças que aconteçam por meio de pragas urbanas.

O que fazer para que as pragas urbanas não se espalhem

As pragas se espalham pelo condomínio quando não há os cuidados necessários das pessoas com a higiene do local, ou quando elas não realizam procedimentos de prevenção. Por exemplo, a dedetização, para controle de pragas.

Contatar uma empresa especializada para a realização do procedimento é fundamental em condomínios, de preferência, sem deixar que sua execução se espace por mais de seis meses. Dessa forma, é fundamental realizar a dedetização, pelo menos, a cada seis meses.

Os profissionais que visitarem o local farão a inspeção e avaliarão, para encontrar o melhor procedimento. Isso é importante, entendendo que há vários possíveis, para combater vários tipos de pragas.

Portanto, é muito importante contar com empresas especializadas, conceituadas no mercado, e que ofereçam treinamento adequado ao seu quadro de pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× WHATSAPP