Visita Grátis - Ligou chegou - (11) 4114-6060

Pragas urbanas que transmitem doenças perigosas! / Ajax Dedetizadora

Pragas urbanas que transmitem doenças perigosas! / Ajax Dedetizadora

Pragas são insetos ou animais que convivem com os humanos, colocando sua saúde e sua vida em risco. Há pragas urbanas que transmitem doenças perigosas, mesmo que pareçam inofensivas.

Por isso, listamos, abaixo, uma série de pragas que podem causar problemas graves de saúde, para que você faça o controle adequado e adote medidas preventivas contra elas.

Continue sua leitura para saber quais são!

Aranhas

A verdade é que muitas aranhas são inofensivas aos humanos, mas outras podem causar problemas através da sua picada.

Isso acontece porque ela contém veneno, o qual injetam na pele causando lesões locais ou sistêmicas (que se espalham pelo corpo).

Uma das doenças mais conhecidas que a picada dessa praga transmite é a araneísmo, doença causada por aranhas específicas, como a aranha-marrom.

Outra é a mielite transversa, inflamação da medula espinhal que pode gerar sintomas neurológicos graves.

Baratas

As baratas são outras pragas comuns, mas que transmitem uma série de doenças perigosas.

Isso acontece porque elas andam, frequentemente, por lugares sujos, onde têm contato com diversos microrganismos nocivos à saúde.

Saindo deles, elas contaminam as superfícies dos locais por onde passam, por exemplo, pia ou alimentos que estão desprotegidos.

Dentre as doenças que elas podem causar dessa forma estão gastroenterites e infecções respiratórias, como pneumonia, além de alergias respiratórias.

Carrapatos

Carrapatos são parasitas que fazem do sangue de animais e humanos o seu alimento. Eles transmitem doenças graves como a doença de Lyme e a febre maculosa.

A doença de Lyme é causada por uma bactéria chamada Borrelia burgdorferi e um carrapato específico a transmite.

Seus sintomas aparecem de 3 a 30 dias após a picada e podem se leves ou graves. Se não houver rapidez no tratamento, ela progride até o comprometimento do sistema nervoso, articulações e outros órgãos.

A febre maculosa, por sua vez, é causada pela bactéria Rickettsia rickettsii., transmitida pelo conhecido carrapato-estrela.

Seus sintomas iniciais se assemelham aos da gripe, mas após alguns dias surgem erupções cutâneas em todo o corpo.

Quando o tratamento demora, a doença se complica, levando a insuficiência renal, danos aos pulmões e sistema nervoso central.

Formigas

Formigas são, talvez, as pragas mais comuns no dia a dia de todas as pessoas. Entretanto, elas são pragas urbanas que transmitem doenças perigosas indiretamente, especialmente pela contaminação de alimentos.

Os microrganismos nocivos à saúde nos lugares, que elas deixam nos lugares, são capazes de gerar intoxicação alimentar ou causar outras infecções no corpo.

Quando presentes em hospitais, elas podem transportar patógenos entre os pacientes, contribuindo para a disseminação de infecções hospitalares.

Mosquitos

Mosquitos são tão pequenos, mas muito conhecidos pelas várias doenças infecciosas graves que transmitem.

Alguns exemplos que podemos mencionar são a dengue, a Chikungunya e a Zika, causadas pelo mosquito Aedes aegypti; a malária, cuja transmissão se dá pelo mosquito Anopheles e a febre amarela, cuja transmissão do vírus se dá pelos mosquitos do gênero Aedes ou Haemagogus.

Pombos

Por meio de suas fezes e penas, os pombos transmitem uma série de patógenos que comprometem a saúde humana. Por isso, os incluímos em nossa lista de pragas urbanas que transmitem doenças perigosas.

Alguns exemplos dessas doenças são a Criptococose e a Histoplasmose, ambas infecções fúngicas; a Salmonelose, a E.colli e a Ornitose (Psitacose), todas infecções bacterianas.

Previna-se!

Agora que você já conheceu algumas pragas urbanas, sabe que elas estão presentes no seu dia a dia e de sua família.

Por isso, a única forma segura de proteger a todos é por meio da dedetização, procedimento eficaz, durável e que impede que qualquer uma delas se aproxime da sua casa.

A prevenção e o combate são a melhor saída, para não ter que lidar com os sintomas das doenças que mencionamos aqui.