Em época de uma nova doença respiratória, será que mudar a rotina da casa, sobretudo, com relação ao combate a pandemia, funciona? Vamos descobrir!

Obviamente, todo mundo está sentindo uma enorme pressão relacionada ao surgimento da nova doença respiratória. Isso porque, o vírus tem se mostrado muito mais poderoso e mortal, do que seus antecessores.

Para se ter uma ideia, nem mesmo o SARS-CoV (2003) foi tão agressivo quanto ao atual COVID-19.

E diante dessa pandemia, muitas pessoas têm se perguntado se é preciso mudar os hábitos de limpeza dentro de casa, visto que, o Ministério da Saúde tem feito dezenas de orientações que visam combater o novo vírus.

De acordo com a vice-presidentes, Nathalia Tiemi, da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional – não existe a necessidade de desinfectar a casa toda com álcool gel 70, contudo, existem sim, medidas eficientes e que devem ser realizadas.

Existe uma frequência de limpeza doméstica sendo recomendada?

Em primeiro lugar, limpar a casa diariamente é uma questão de higiene. Portanto, nada melhor do que estar em quarentena em um ambiente livre de sujidades e mau cheiro.

Todavia, para evitar a propagação do vírus, os cuidados devem ser redobrados. Principalmente, se houver suspeitas de que algum dos integrantes da casa esteja infectado.

Banheiros devem receber uma atenção especial, pois, cientistas estudam a possibilidade das fezes hospedarem o vírus.

Por meio dessa possível situação, um dos meios mais eficazes de garantir um combate a pandemia eficiente, é deixando o banheiro sempre limpo e higienizado.

E em caso de entupimento, leia nosso artigo sobre Como Desentupir Vaso Sanitário.

Caso precise sair de casa, o que fazer ao retornar?

Eventualmente, algumas pessoas irão precisar sair de suas casas, seja para ir ao supermercado, ou mesmo, para ir à farmácia. Nesse sentido, recomenda-se seguir as seguintes orientações:

  • Ao chegar em caso, desinfete chaves e maçanetas;
  • Lave bem as mãos antes de trocar de roupa;
  • Seque as mãos com papel toalha;
  • Tire a roupa que estava usando e coloque em um saco plástico;
  • Lave as roupas sujas rapidamente;
  • Limpe as partes altas, e siga higienizando superfícies de mesas, balcões e chão.

Para um Combate a Pandemia eficiente, qual objeto requer mais atenção?

Na verdade, dentro de casa tudo precisa de muita atenção. Como citamos anteriormente, é preciso se atentar a cada detalhe, a fim de evitar que o vírus seja disseminado rapidamente.

Mas, é possível evitar o uso compartilhado de determinados objetos, tais como:

  • Telefone;
  • Celular;
  • Controle Remoto;
  • Talheres;
  • Pratos;
  • Computadores;
  • Eletrodomésticos.

Sabemos que nem todo mundo tem a possibilidade de evitar que o compartilhamento ocorra, ademais, a maioria dos brasileiros não vive sozinha. Contudo, nesses casos, o uso de álcool gel 70 é altamente recomendado!

ajax dedetizadora e desentupidora

Algum Produto de Limpeza mata vírus respiratório?

Afinal, diante de tantas medidas, será que algum produto de limpeza é capaz de matar os vírus respiratórios?

Assim como o álcool gel 70% é capaz de matar o vírus, produtos como desinfetantes e água sanitária, também estão sendo recomendados por infectologistas.

Todavia, vale ressaltar que antes de sair jogando esse tipo de produto pela casa toda, a boa e velha mistura de água e sabão, continua sendo a mais recomendada.

Segundo Rosana Richtmann, infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, de São Paulo, não há muita dificuldade em combater outros, ou mesmo, o novo vírus, pois ele não é resistente ao ambiente.

Combate a Pandemia: O que dizem os especialistas?

Agora vamos descobrir o que os especialistas dizem sobre viver e frequentar ambientes compartilhados.

Depois da recomendação de isolamento, feita pelo Ministério da Saúde, no último dia 12, muitas pessoas entenderam a gravidade do assunto.

Em função disso, médicos e infectologistas resolveram especificar quais medidas e cuidados devem receber maior atenção da população brasileira.

De acordo com a infectologista Roberta Schiavon, integrante da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), a primeira orientação é: destinar um quarto e um banheiro para uso exclusivo do indivíduo infectado, ou com suspeita de infecção.

Essa medida busca prevenir a disseminação do vírus dentro de ambientes fechados, como casas, apartamentos, hotéis etc.

Além disso, é preciso manter o ambiente ventilado, com janelas sempre abertas, favorecendo a entrada de luz solar.

Como fica a situação das roupas de cama?

O indivíduo infectado precisa ficar responsável por trocar a roupa de cama de seu quarto. Isso porque, pode haver secreções no lençol e fronha.

Feito isso, recomenda-se o embalo da roupa em um saco plástico, para só então, alguém direcionar à máquina de lavar.

Manter uma lixeira ou um recipiente no quarto do infectado também é importante. Pois, por meio dele, é possível fazer o descarte correto de papel higiênico contaminado, ou algo do tipo.

O que fazer com os animais domésticos?

Especialistas afirmam que os animais domésticos não precisam ficar em isolamento, visto que, nada comprova a contaminação e propagação do vírus por parte deles.

Mas, por se tratar de um vírus que danifica o sistema respiratório, o ideal é que a pessoa infectada evite contato com animais que soltam pelo.

E se só tiver um banheiro na casa?

Caso sua casa tenha apenas um banheiro, a recomendação dos especialistas é que, após o uso, a pessoa infectada desinfete todas as superfícies, tal como, vaso, bancada, pia, saboneteiras etc.

Como deve ser feita a Limpeza de Quintais e outros Ambientes Externos?

Aqui no blog da AJAX você já deve ter visto diversas recomendações sobre a limpeza de ambientes externos, como quintais, varandas, terrenos etc – isso porque, sabemos dos riscos de contaminação, sobretudo, relacionado às pragas urbanas que assolam a população.

Por isso, para um combate a pandemia eficiente, o ideal é que você continue agindo com medidas de prevenção, ou seja, siga as recomendações de limpeza de quintais, se livrando de entulhos e outros objetos acumulados.

Lembre-se que isso evita problemas com ratos, ou ainda, problemas com escorpiões, formigas, cupins etc.

Nesse momento, qualquer ação pode evitar a proliferação do vírus!

Nós da AJAX Dedetizadora e Desentupidora somos comprometidos com a sociedade e estamos aqui para ajudar em tudo o que for possível.

Portanto, conte conosco para auxiliar naquilo que for preciso e estiver a nosso alcance! Se você for proprietário de restaurantes, comércio no geral, síndico de condomínio e precisa garantir uma quarentena eficaz e segura, fale com a gente!

By

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× WHATSAPP