O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo informou que os ataques de escorpiões cresceram cerca de 23% este ano. Foram 7 o número de mortes por conta das picadas e mais de 40 mil pessoas feridas.
Ainda que muitas pessoas tenham se salvado, uma picada desse bicho é assustadora e provoca dor local intensa, inflamação local, enjoo, sudorese, tremores, dentre outros sintomas muito desagradáveis.
Além disso, quando isso ocorre, é preciso buscar para tratamento imediato, sob risco de morte. Portanto, é mais interessante procurar meios de prevenir a picada, que esperar ela acontecer, para remediar.
Continue acompanhando este artigo para saber como se proteger dessa praga urbana tão perigosa!
Como se prevenir
A prevenção é a melhor forma de evitar ataques de escorpiões. Por isso, é fundamental adotar medidas que parecem simples, mas são de grande ajuda para manter essas pragas longe. São elas:
- Manter a limpeza da casa, evitar lixo acumulado pelos lugares ou próximo ao local e acúmulo de materiais de construção.
- Se um terreno baldio está com mato alto, lixo ou vem sendo depósito de lixo, é interessante limpá-lo também.
- Verificar sempre se há escorpiões dentro de sapatos ou no meio de roupas, antes de calçá-los e vesti-las.
- Manter o ambiente vedado, eliminando frestas que deem acesso à parte de fora da casa e colocando redinhas em ralos e janelas.
Todas essas atitudes evitam que o es escorpiões cheguem até o local e que se escondam nele. Mas elas também impedem que insetos, como moscas e baratas, convivam no local, atraindo os escorpiões.
Isso porque os escorpiões se alimentam desses insetos. Portanto, é normal que eles apareçam nos locais onde eles se acumulam. Por isso também, é interessante manter a dedetização preventiva em dia: matando esses insetos, evita-se a presença e os ataques de escorpiões.
Como agir em caso de infestações
Pode se considerar que há uma infestação no local quando mais de um escorpião é encontrado nele em dias muito próximos. Como eles se escondem, nem sempre será fácil vê-los, mas o risco permanecerá.
Ao encontrar um escorpião, é preciso matá-lo, imediatamente. Entretanto, o ideal é bater nele com um chinelo ou algo que possa matá-lo com a pancada. Isso porque os venenos não são eficientes contra eles.
O escorpião pode ficar tonto com o veneno, mas ele possui mecanismos de defesa, quando está exposto a eles. O que acontece é que eles fecham a sua carcaça para proteção e saem do lugar onde o veneno se encontra.
Dessa forma, eles podem voltar a qualquer momento, quando o veneno não estiver mais presente. Ainda que ele esteja morto, jamais se deve manusear o animal, ainda que ele esteja morto. Por isso, utilize sempre uma proteção para evitar tocar nele.
O que fazer em casos de ataques de escorpião?
Se as proteções adotadas não foram o suficiente, ou se o escorpião te picou em outro lugar, por qualquer motivo é preciso saber o que fazer, para não correr riscos de morte.
O atendimento médico nesses casos é crucial e ele deve ser feito o mais rápido possível. Por isso, procure pela unidade de saúde mais próxima da sua casa, para receber o soro.
Se for possível, lave o local com água e sabão, mas não faça isso se for perder tempo para o atendimento médico. Jamais faça qualquer corte ou use qualquer substância no local da picada.
Por fim, não tente prender a sua circulação com torniquetes e remova itens que podem funcionar como ele, como anéis, pulseiras e outros.