Em épocas chuvosas, como o verão, a dengue aparece com mais força. Isso porque a época é propícia para a proliferação do mosquito-da-dengue, uma vez que ela é quente, úmida e, ainda, há maior formação de poças e água parada. Mas a dedetização pode proteger a sua família! Saiba como, lendo o artigo abaixo.
Como é o processo da dedetização?
A dedetização pode proteger a sua família porque ela é um método que consegue matar não apenas os mosquitos, como suas larvas. Isso acontece porque os profissionais chegam ao local e avaliam as suas necessidades, para determinar com precisão qual o método a ser utilizado, bem como o produto.
Primeiro, eles visitam o lugar e fazem avaliação de infestação, ou determinam se a dedetização é preventiva e para o controle de pragas. Sabendo a situação do local, eles conseguem determinar onde devem aplicar larvicidas, para matar larvas ou impedir a reprodução do mosquito.
Além disso, eles aplicam produtos (inseticidas) que conseguem matar os mosquitos adultos. Eles também definem a melhor técnica para aplicação do produto, como aplicação de larvicida em pó, ou a realização de termonebulização.
Todos esses procedimentos são necessários porque eles conseguem matar os mosquitos, suas larvas e impedir a sua reprodução.
Como a dedetização age?
O trabalho dos dedetizadores especializados faz com que a dedetização dure bastante tempo. Muitas vezes, a residência permanece segura até meses depois da realização do procedimento.
Além disso, ela não oferece riscos aos moradores da casa, crianças e pets, uma vez que os profissionais instruem a todos sobre como agir antes, ou depois do procedimento.
Se for o caso, eles avisam aos moradores que devem ficar longe de casa por determinado período, até que os produtos sequem. Esse período costuma ser de 12 horas. Depois disso, está liberado o uso normal do ambiente e o produto continua agindo, sem risco de intoxicar ninguém.
Posso usar inseticidas para matar mosquitos?
Os inseticidas podem ser utilizados para fins de matar os mosquitos-da-dengue, mas somente a dedetização pode proteger sua família. Uma vez que a utilização de inseticidas apenas consegue matar os mosquitos já adultos.
Isso significa que, se larvas estiverem reproduzindo em algum lugar, em forma de larvas, essas não serão mortas. Elsa se tornarão novos mosquitos, capazes de continuar espalhando a dengue. Como consequência, será necessário a utilização de inseticidas novamente.
Além de não resolver o problema, os inseticidas podem criar mais, uma vez que eles podem afetar a saúde humana e também a de pets. Isso acontece porque as pessoas podem se intoxicar por inalação ou pelo contato.
Em casos de crianças pequenas, podem ingerir o veneno de alguma forma, ao colocá-lo na boca. Este é o mesmo caso dos pets. Portanto, os inseticidas não são seguros, especialmente com o uso prolongado.
Prevenção
Mesmo sabendo que a dedetização pode proteger sua família e realizando o procedimento corretamente, ainda é preciso tomar atitudes preventivas contra a dengue. O mosquito se reproduz deixando os seus ovos em águas paradas e, especialmente, limpas.
Portanto, não deixe baldes cheios de água na lavanderia ou quintal e evite deixar exposto qualquer objeto que possa encher de água, especialmente por causa da chuva. Por exemplo, pneus, vasinhos de planta e outros.
Quando não tiver jeito de mover o objeto que pode se encher de água, como é o caso de vasos de planta, coloque areia ao seu redor. Isso impedirá que os mosquitos coloquem seus ovos ali.
E mesmo realizando a dedetização e adotando todas as medidas preventivas, fique atento ao surgimento de qualquer sintoma e procure um médico, se suspeitar de dengue!