A dedetização para comércio é aquela que se realiza em estabelecimentos comerciais, para livrá-los de pragas urbanas. Ela é importante porque torna o local mais seguro, uma vez que afasta a possibilidade de contaminação por conta de insetos, roedores ou outros.
Além disso, a legislação a exige, sempre que o espaço é comercial, de produção ou armazenamento, ou quando nele se faz transporte ou comércio de alimentos. Aqueles locais que exercem atividades na área da saúde também têm obrigação de realizar o procedimento.
Continue acompanhando este artigo para saber a frequência a qual se deve realizar a dedetização para comércio e como ela funciona!
Com qual frequência realizar a dedetização
A dedetização para comércio é um processo muito importante, cujos efeitos perduram a longo prazo. Por isso, após realizar o procedimento, apenas é necessário realizá-lo de novo alguns dias depois.
A frequência exata pode variar, mas recomenda-se que o procedimento seja feito, pelo menos, uma vez no mês em estabelecimentos comerciais. Essa frequência não é aleatória e consta das normas da ANVISA para comércios, objetivando eliminar e impedir que pragas urbanas se proliferem no local.
Entretanto, a depender da necessidade do local, pode-se realizar o procedimento em um espaço de tempo mais apertado. De qualquer forma, é interessante que os estabelecimentos comerciais estabeleçam contrato com uma dedetizadora de confiança. Assim, profissionais realizarão o monitoramento do local e farão a dedetização para comércio sempre que necessário.
O descumprimento da periodicidade da dedetização pode gerar prejuízos
Há diversas medidas que a vigilância sanitária pode tomar em estabelecimentos que descumprem as suas normas. E elas variam desde interdição total ou parcial do local, até a aplicação de multas. Além disso, a depender da velocidade com a qual a infestação se propaga pelo local, pode haver perda de produtos e materiais.
De qualquer forma, o prejuízo financeiro pode ser alto e é muito comum que comércios foram auditoria. Por isso, recomenda-se manter a dedetização para comércio sempre em dia.
Prejuízos à saúde também acontecem
A preocupação com as pragas urbanas não deve ser negligenciada. Elas são perigosas e transmitem várias doenças. A dedetização para comércio visa mantê-las longe e, assim, prevenir os riscos que elas podem trazer à saúde.
São exemplos de pragas urbanas ratos, baratas e diversos insetos, que são perigosos porque podem entrar por frestas nos ambientes, sem que ninguém perceba.
E eles carregam muitos microrganismos, como bactérias, fungos e vírus, por onde passam, porque eles grudam em suas patas à medida que andam por lugares sujos. Alguns dos locais pelos quais eles passam, antes de adentrarem os estabelecimentos, são esgotos e lixos.
Por isso, para evitar prejuízos à saúde de colaboradores e daqueles que frequentam os locais, é importante manter a dedetização em dia, assim como outros procedimentos de higienização e limpeza.
Como preservar os efeitos da dedetização
Para manter os efeitos da dedetização comercial por mais tempo, não se pode lavar os locais nos quais os produtos foram aplicados por, pelo menos, 15 dias.
Isso é importante para que os produtos continuem agindo a longo prazo. Além disso, é importante manter procedimentos adequados de higiene e limpeza, varrendo, tirando o pó e outros que sejam adequados ao estabelecimento.
Por que realizar a dedetização para comércio com especialistas
O procedimento de dedetização para comércio deve ser feito mediante aplicação de técnicas e produtos especiais. Quem o realiza deve saber o que usar, quando e quanto.
Por isso, apenas profissionais qualificados podem realizá-lo de forma segura e eficaz. Assim, é importante contar com uma empresa de confiança, com tempo de mercado e boas avaliações de clientes.