Sabemos que muitos produtores rurais procuram por informações sobre como acabar com gafanhotos na horta e em plantações. Afinal, é comum temer os estragos causados por insetos que avançam em direção a suas lavouras. Hoje, conheceremos algumas dicas de inseticidas naturais para evitar infestações.
Nas últimas semanas, um assunto, até então, mundialmente conhecido através da Bíblia, veio à tona nos noticiários de TV.
A famosa “nuvem de gafanhotos” é descrita como uma das 10 pragas do Egito. No entanto, no cenário atual as nuvens de gafanhotos que invadiram as manchetes dos jornais, assustaram moradores de países da África, Ásia e de regiões da América do Sul.
Nesse sentido, alguns produtores rurais do sul do Brasil, também começaram a se movimentar, a fim de se prevenir contra uma possível infestação em suas lavouras.
Você também vai gostar de saber: “Escorpiões em Santo André: Confira a Lista com os Bairros de maior incidência”
Quais são as Principais Características dos Gafanhotos?
A saber que os gafanhotos que compõe essa nuvem gigantesca, são da espécie Schistocerca cancellata, é preciso dizer que eles não são venenosos. Isto é, não oferecem riscos à saúde humana.
Entretanto, eles são muito ameaçadores para as plantações, em geral. Isso porque, os gafanhotos se alimentam de matéria vegetal.
Nesse sentido, esses insetos são capazes de comer, por dia, uma porção de comida que pesa o dobro do seu próprio peso. Por isso, que essas nuvens de gafanhotos são tão temidas. Afinal, elas conseguem destruir uma plantação inteira em poucas horas.
Como o Brasil se Prepara para uma Possível Infestação?
Ainda que a nuvem de gafanhotos tenha sido apenas uma ameaça, e de fato, não atingiu plantações brasileiras. O governo nacional declarou estado de emergência fitossanitária em dois estados, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
Em suma, essa medida tem duração de 1 ano e permite que os agricultores contratem mais gente para evitar o transtorno e ainda, autoriza a importação de novos agrotóxicos para conter as pragas.
Todavia, vale lembrar que o Brasil é o país que mais utiliza agrotóxicos em suas plantações. Sendo motivo de discussão em todo o mundo, por assumir o risco de doenças causadas por esse tipo de produto químico usados em sua população.
Em outras palavras, o uso indiscriminado de agrotóxicos, a longo prazo, pode causar câncer e outras doenças severas, que por consequência, levam as pessoas a morte.
Seja como for, a nuvem de gafanhoto não atingiu o país, mas em 29 de junho, como medida preventiva, o Ministério da Agricultura publicou uma portaria estabelecendo diretrizes de controle a serem aplicadas, caso os gafanhotos chegasse aos dois estados mencionados anteriormente.
O que dizem os Especialistas?
A gerente regulatória de defensivos químicos da Croplife, Andreza Martinez, em entrevista ao jornal Valor Econômico, disse que como a espécie de gafanhotos Schistocerca cancellata, geralmente não é encontrada em altas populações no Brasil, não existe no mercado brasileiro um produto que tenha sido feito exclusivamente, para combater essa praga.
No entanto, existem outras soluções que podem ser utilizadas em caráter emergencial.
De acordo com Andreza, é preciso analisar cautelosamente qual dosagem seria a mais correta para utilizar em caso de infestação.
“A luta integrada combina meios físicos, biológicos e químicos. Existem novos produtos, desde hormônios específicos pulverizados em faixas de vegetação até pesticidas de contato distribuídos por drones, aviação agrícola e etc. Isso varia ao longo do tempo e das fases encontradas”, explica Evaristo de Miranda, pesquisador da Embrapa Territorial e doutor em Ecologia.
Por que os gafanhotos formam suas “nuvens”?
Segundo os especialistas, existe mais de um fator para que o fenômeno aconteça. O professor Marcos Lhano do Centro de Ciências da Natureza, da Universidade Federal de São Carlos, diz que o primeiro motivo, é o fator biológico.
Portanto, onde existem lavouras cujas condições sejam favoráveis para esses animais, há uma possibilidade de que a nuvem se forme.
Mas, por outro lado, o professor afirma que no Brasil existem mais de 750 espécies de gafanhotos, sendo que apenas 25 delas podem causar prejuízos econômicos e dessas 25, cerca de 5 podem formar a tal nuvem.
Em resumo, além do fato de que ao viver em grupos, os insetos encontram uma facilidade em sua reprodução, também existe o fator alimentação e moradia.
Onde, quando os gafanhotos esbarram em um local favorável, sobretudo, no quesito “clima” – eles se instalam.
Gafanhotos gostam de clima seco.
Repelentes Naturais contra Gafanhotos e outros Insetos
Antes de mais nada, é preciso dizer que esses “inseticidas naturais” servem apenas como repelentes contra insetos. Isto é, eles agem afim de prevenir infestações. Mas, isso pode depender da espécie e do clima de cada região.
Exemplos de repelentes naturais contra gafanhotos e outros insetos:
- Alho – É possível usar um dente de alho amassado, com uma colher de sabão neutro e uma colher de óleo mineral para repelir insetos. O cheiro forte tende a afastar os animais das plantações.
- Hortelã – O chá de hortelã sem açúcar, pode ser borrifado sobre as plantas e hortas, dessa forma, ele espantará os insetos.
- Azeite de andiroba – O chá dessa semente é forte e muito capaz de afastas insetos invasores. Basta triturar algumas sementes e dissolver em água. Deixe curar por uns dias e borrife na hora.
- Própolis – Você pode usar o própolis in natura para nutrir sua horta e ainda, preveni-la contra insetos.
- Óleo de eucalipto – Ele é capaz de espantar até baratas que vivem perto de sua horta e de suas plantas. Seu odor faz com que os insetos fiquem sempre distantes. Pingue gotinhas em locais estratégicos.
- Arruda – Use os galhos da arruda para combater insetos. Posicione-os entre as plantas.
- Cebola – Para garantir que sua horta cresça forte e bonita, plante cebola ao lado de beterrabas e outras raízes. A cebola tende a afastar insetos, como os pulgões, por exemplo.
- Cascas de ovos – Triture a casca de ovo e forme anéis em torno das plantinhas. Isso irá evitar que insetos se aproximem para causar possíveis destruições.
E se você precisa de um controle de pragas eficiente em sua plantação, em sua horta, casa ou em outros ambientes, fale com a Dedetizadora AJAX.
Atendemos 24 horas por dia em todo o Estado de São Paulo!