Cupim subterrâneo X Cupim de madeira: diferenças
Cupim subterrâneo X Cupim de madeira: diferenças

Os cupins são conhecidos por serem destruidores de móveis e outras estruturas feitas de madeiras. Por isso, podem ser considerados pragas urbanas. Assim, saber algumas curiosidades sobre o cupim pode ser interessante para aprender a evitar infestações por esse inseto.

A maioria das pessoas só sabem que cupins destroem madeiras. Contudo, eles podem causar diversos outros danos que você não sabe sobre. Dessa forma, as curiosidades sobre o cupim podem te ajudar, também, a entender por que não só madeiras são afetadas por eles. Isso fará com que você saiba se proteger melhor desse inseto.

Confira mais sobre 5 curiosidades sobre o cupim no artigo abaixo!

Cupins não comem só madeira

A primeira das 5 curiosidades sobre o cupim é que eles não comem só madeira. Na realidade, eles se alimentam de celulose e ela pode ser encontrada em diversos materiais, como tecidos e papéis. Por isso, os cupins são responsáveis por tanta destruição. Eles conseguem comer, além dos móveis de madeira, roupas, documentos importantes, papéis de paredes e mais.

Os bichos de luz são cupins

Uma curiosidade, que muita gente não sabe, é que aqueles bichos de luz, os famosos aleluias, são, na realidade, cupins. Algumas pessoas acham até que são formigas com asas.

Mas, eles são sim cupins e que, muito provavelmente, vão formar uma nova colônia perto de onde estão voando. Por isso, é importante retirar esses insetos todas às vezes que verem eles voando nas luzes da sua casa. Isso vai dificultar a formação de uma colônia dentro da sua residência.

O pozinho de móveis infestados não é serragem

A terceira das 5 curiosidades sobre o cupim é que aquele pozinho que encontramos nos móveis que estão com cupins não são de serragem, contrariando o que muita gente pensa. Na realidade, ele é as fezes dos cupins.

Entretanto, ele pode ser um bom indicativo de que você possui uma infestação de cupins. Dessa forma, toda vez que encontrar esse pozinho caindo de algum lugar da sua casa, pode ser interessante chamar um profissional especializado para avaliar a situação da sua casa e, se necessário, realizar a dedetização.

Assim como as abelhas, os cupins possuem uma rainha

Outra curiosidade é que os cupins, assim como as abelhas, possuem uma rainha, que é responsável pela população da colônia. Ela pode produzir até 30.000 ovos por dia. Isso significa que ela possui uma capacidade alta de repor a população da sua colônia.

Assim, não adianta você eliminar os demais cupins, chamados de operários, pois a rainha consegue substituí-los rapidamente. Para acabar com uma infestação de cupins, você precisa eliminar a rainha. Por isso, a ajuda de uma empresa qualificada é muito importante, visto que ela consegue localizar a rainha mais facilmente.

Os cupins possuem predadores

 A última das 5 curiosidades sobre o cupim é que eles possuem predadores naturais, como tamanduás e pássaros. O problema é que esses se encontram em ambientes silvestres, pois, na realidade, é lá que os cupins também deveriam ficar.

Quando estão na floresta, os cupins são extremamente importantes para decomposição das árvores e das folhas, ajudando na recuperação da matéria orgânica. Entretanto, na cidade, sem predadores e sem a floresta, os cupins, infelizmente, são pragas que causam prejuízos financeiros altíssimos.

Por fim, agora que você já aprendeu 5 curiosidades sobre o cupim, já sabe como se proteger melhor dessa praga urbana que causa enormes danos nas estruturas e na economia também. Contudo, se você já suspeita, ou tem certeza, que sua casa ou estabelecimento está com uma infestação de cupins, saiba que a melhor solução é chamar uma empresa especializada.

Ela possui profissionais qualificados capazes de verificar se é realmente uma infestação por cupins, a extensão da infestação, caso exista, e qual a melhor forma de solucionar o problema. Além disso, eles conseguem te auxiliar de forma a diminuir as chances de o problema voltar a ocorrer.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× WHATSAPP