Visita Grátis - Ligou chegou - (11) 4114-6060

Ratos e Crianças: Medidas de Segurança e Prevenção | Ajax Dedetizadora

Ratos e Crianças: Medidas de Segurança e Prevenção | Ajax Dedetizadora

Ratos e crianças são uma combinação perigosa. Isso porque os pequenos são muito mais suscetíveis a doenças que o contato com os roedores causa. Por isso, é preciso que os pais adotem medidas de segurança e prevenção, de forma a eliminar ou reduzir os riscos.

Continue acompanhando este artigo para saber algumas medidas que você pode aplicar em casa, com seus filhos!

Conheça os danos à saúde das crianças causados por ratos

Os ratos apresentam riscos para a saúde humana, que pode ser maximizado em crianças.

Isso porque essas pragas urbanas transmitem uma série de doenças sérias que podem infectá-las, provocando desde sintomas mais leves (como febre, náuseas e vômitos), até complicações mais graves.

As doenças que um rato transmite, que podem provocar esses sintomas são a leptospirose, a salmonela e a hantavirose, dentre uma série de outras.

Além dessas doenças, os ratos são animais portadores de pulgas, carrapatos e ácaros, que também provocam problemas de saúde nas crianças, como alergias e até mesmo a doença de Lyme.

E não para por aí!

A presença dos roedores pode afetar a saúde emocional das crianças, que sentem medo e ansiedade perto deles. Quando uma criança se sente desconfortável onde está, isso afeta diretamente sua qualidade de vida.

Portanto, são inúmeros os motivos pelos quais é necessário a adoção de medidas de segurança e prevenção para manter ratos e crianças bem longe um do outro!

Medidas preventivas para proteger crianças de ratos

Entendendo todos os problemas que os roedores podem gerar à saúde das crianças como um todo, é preciso tomar atitudes para manter o ambiente livre dessas pragas urbanas. Conheça algumas delas:

Impeça a entrada de roedores onde a criança está

É possível fazer isso criando barreiras de proteção, para que os roedores não adentrem o espaço. Por exemplo, colocando redes nas janelas e tampando frestas das portas.

Faça a limpeza da casa

Uma casa limpa tem menos chances de atrair ratos que uma casa suja. Os roedores procuram por sujeira porque precisam se alimentar dela e também porque precisam esconder-se durante o dia.

Por isso, faça uma limpeza na casa regularmente, varrendo, passando pano, tirando poeira e fechando o lixo – o lixo é onde os ratos encontram seu alimento, então é fundamental protegê-lo e fechá-lo bem.

Cuide para armazenar a comida no lugar correto

Os ratos são atraídos, também, por comidas deixadas em cima da mesa, ou mesmo em armários, sem a proteção adequada. Deixá-los em suas próprias embalagens também não é uma boa ideia, porque os ratos conseguem roê-las e alcançar os alimentos.

Observe os sinais da presença de ratos

Nem sempre os ratos estarão visíveis no local. Na verdade, na maior parte das vezes, eles andarão pela casa durante a noite e você apenas notará que eles estiveram ali no dia seguinte.

Dessa forma, é fundamental se atentar aos sinais de que os roedores estão andando pelo local durante a noite.

Por exemplo, verificar se há rastros de gordura no chão ou nos armários, observar se há fezes de ratos escondidas pelos cantos, ou se há marcas de roeduras nas embalagens dos alimentos.

Se houver, será necessário adotar uma medida mais eficaz, para se livrar dos ratos e proteger as crianças da casa. Falaremos sobre ela, abaixo.

Intervenção profissional

Por fim, uma das medidas de segurança e prevenção mais eficazes é a contratação de uma equipe profissional para realizar o procedimento de desratização (dedetização com foco em eliminar ratos).

Em muitos casos, apenas o serviço especializado será capaz de prevenir ou eliminar infestações já existentes, para proteger as crianças e adultos que convivem no local.