Cupins são tão pequenos que, muitas vezes, passam despercebidos e só notamos sua presença quando a infestação já está grande. E se você tem piano em casa, pode não notar quando eles começarem a corroer o seu instrumento. Por isso, precisa aprender 4 dicas anti-cupins, para prevenir os estragos que, depois, podem não ter remédio!
Assim, separamos essas dicas para você, que quer proteger seu piano e conservá-lo longe dessas pragas urbanas! Continue acompanhando este artigo para saber quais são elas!
Óleos naturais
A primeira das nossas dicas anti-cupins é uma medida caseira que você pode adotar, utilizando óleos naturais. Eles auxiliam na formação de uma camada protetora na madeira, impedindo que os cupins cheguem perto dela.
Alguns dos óleos que indicamos são de:
- Cedro, por conter uma substância chamada D-limoneno, que é tóxica para cupins, ele funciona bem como inseticida para matar essas pragas.
- Hortelã-pimenta, que possui propriedades inseticidas que afetam o sistema hormonal dos cupins, impedindo seu crescimento e reprodução. também possui propriedades inseticidas, mas repelentes. Ou seja, sua utilização mantém os cupins longe da madeira.
- Laranja, que também possui propriedades repelentes, mas diferente do óleo anterior, ele cria um revestimento protetor, que impede o cupim de atacar a madeira, se ele chegar perto.
- Neem é um óleo possui um aroma muito forte, que costuma espantar tanto insetos, como cupins.
É importante frisar que, mesmo utilizando esses óleos no seu piano, ele ainda pode ser atacado por cupins. Isso porque os óleos possuem eficácias diferentes, para quantidades diferentes e que também variam de acordo com o tamanho da infestação.
Portanto, o ideal é utilizá-los como medida preventiva associada a um procedimento mais seguro e eficaz, como a descupinização.
Como utilizar os óleos naturais
Os óleos naturais anti-cupins são de muito fácil utilização, e você pode proteger seu piano dos cupins da seguinte forma:
- Primeiro, mistura o óleo de sua preferência em água, para diluí-lo um pouco.
- Em seguida, utilize um frasco de spray, para colocar o líquido.
- Agite bem.
- Pulverize a solução pelo piano em áreas afetadas ou como medida preventiva. Repita esse processo de forma regular, para garantir que eles ainda estão agindo.
Dê preferência para utilizar os óleos como medida preventiva, porque infestações podem ser mais difíceis de lidar!
Inseticidas
Existem muitos inseticidas para eliminar cupins no mercado e que possuem uma aplicação simples. Mas é preciso lembrar que os produtos são tóxicos e podem levar a danos pelo contato, pela inalação ou mesmo pela ingestão, caso assim faça uma criança ou pet.
Além disso, da mesma forma que os óleos, é preciso fazer o procedimento de forma recorrente, para garantir sua eficácia.
Verniz
Essa dica anti-cupins porque, além de afastar as pragas, deixa bonita e brilhosa a madeira do piano e de outros móveis que você tiver em casa.
Nesse caso, sua utilização é recomendada apenas para prevenção, porque ele evita que a madeira fique úmida e dificulta o surgimento de infestações.
Mas, caso elas já existam, o verniz não age sobre elas, portanto será preciso adotar outras medidas para eliminá-las.
Descupinização
Por fim, a última, mas mais importante das dicas anti-cupins, a descupinização. Ela é um procedimento de dedetização, mas com a finalizada específica de matar infestações e prevenir o surgimento de cupins.
Por meio dela, é possível proteger o seu piano e outros móveis da casa por até seis meses, do aparecimento dessa praga urbana.
Dessa forma, você pode continuar tocando tranquilo, com a segurança de que seu piano está bem conservado e de que apenas precisará repetir o procedimento dentro de meses.