Visita Grátis - Ligou chegou - (11) 4114-6060

Percevejo x Barbeiro: quais as diferenças?

Percevejo x Barbeiro: quais as diferenças?

Você sabe as diferenças entre o percevejo e o barbeiro?

Apesar de percevejos e barbeiros serem insetos diferentes, existe muita dúvida sobre como diferenciá-los um do outro. E é importante sabermos sempre com qual inseto estamos lidando. Do contrário, podemos colocar em risco a nós mesmos e as pessoas com quem convivemos.

A Ajax hoje te ensina as principais diferenças entre percevejo e barbeiro.

Por que as pessoas confundem percevejo e barbeiro?

Tanto os percevejos quanto os barbeiros estão inseridos na mesma ordem. Ou seja, em uma mesma categoria de classificação de seres vivos. O que dá a eles algumas características em comum, apesar de não serem o mesmo inseto. 

Para quem é leigo nesse ponto, não é difícil confundir esses dois. Aí, começam as preocupações: será que é um percevejo ou um barbeiro? Será que corro risco de pegar alguma doença ou vírus? Nesse ponto, é sempre importante manter a calma e observar cuidadosamente o inseto para determinar qual dos de fato ele é.

Por que é importante saber as diferenças entre percevejo e barbeiro?

Os barbeiros podem transmitir uma série de doenças sérias. A doença de chagas é uma delas. Portanto, ao notar um inseto desse tipo na sua casa, é preciso agir com cuidado. Ele pode chegar a picar e contaminar pessoas. Ou mesmo contaminar o ambiente, em alimentos expostos ou itens do dia a dia. 

Por isso é tão importante diferenciar o barbeiro do percevejo. Além disso, é importante prestar atenção ao redor para saber se crianças não estão brincando com o inseto. Elas podem correr risco se, de fato, existir um barbeiro. Fique sempre de olho no seu ambiente.

Percevejos transmitem doenças?

Dentro da ordem dos barbeiros e percevejos, existem sim indivíduos de ambas as espécies que se alimentam de sangue. Os barbeiros que se alimentam de sangue (hematófagos) podem transmitir a doença de chagas para o humano. 

Já os percevejos que se alimentam de sangue, como o percevejo de cama, por exemplo, não oferecem risco algum ao ser humano. Apenas algumas picadas e coceira no local onde o percevejo se alimentou. Porém, ainda fica o alerta, já que é bastante incômoda a ação desse inseto. Ele pode acabar atrapalhando suas noites de sono e provocar bastante desconforto aos moradores da casa.

Quais as diferenças entre percevejo ou barbeiro?

Não é tão fácil assim distinguir barbeiro de percevejo. O que podemos destacar é o fato da cabeça do barbeiro não ultrapassar o primeiro par de pernas. Além disso, ele é mais achatado do que o percevejo. Por sua vez, o percevejo possui cabeça fina e prolongada, que ultrapassa o primeiro par de pernas. 

Se ainda estiver com dúvida, recomendamos colocar o inseto dentro de um pote e analisá-lo junto a uma foto da internet. Se, mesmo assim, as dúvidas persistirem, chame um especialista para analisar o inseto para você. Geralmente, empresas dedetizadoras disponibilizam esse tipo de profissional.

Quais os sintomas de picada de percevejo e de barbeiro?

Como já dissemos, o percevejo não provoca doenças. A sua picada pode deixar o local da pele atingido avermelhado, um pouco quente e, algumas vezes, pode provocar coceira. Nada mais além disso.

Agora, a picada do barbeiro pode provocar doenças. Não exatamente por causa da picada, mas por que, ao se alimentar, o barbeiro acaba defecando ao lado da ferida. Com isso, o T.Cruzi, responsável pela doença de chagas, acaba adentrando o corpo humano. A picada do barbeiro provoca muita coceira, pode provocar vermelhidão e, após o contágio com o tripanossomo T. Cruzi, os sintomas incluem febre, inchaço dos gânglios e dor no corpo.

O que é doença do barbeiro?

A doença do barbeiro é como é popularmente conhecida a doença de Chagas. Ela é causada pelo parasita T. Cruzi contido nas fezes desse inseto. Ao coçar a picada, o parasita entra na ferida provocada pelo barbeiro. A partir daí, pode se alojar no coração e habitar o corpo humano até ser descoberto e tratado. 

Caso não seja descoberto, esse parasita pode causar insuficiência cardíaca. É por isso que descobrir e tratar a doença de Chagas é extremamente importante. Se você encontrou um barbeiro na sua casa, acha que foi picado e teve algum dos sintomas citados acima, procure imediatamente um médico.

O que fazer se encontrei um barbeiro ou um percevejo?

Antes de tudo, se você não soube identificar se é um barbeiro ou percevejo, coloque o inseto em um vidro, para análise profissional. Se você foi picado e possui sintomas da doença de chagas, procure imediatamente um médico e leve consigo o inseto tampado em um pote, para análise. 

Depois disso, recomendamos fortemente que você encontre uma dedetizadora responsável. Assim, você poderá fazer uma dedetização de barbeiros ou de percevejos. Além disso, é possível também identificar se existe ou não uma infestação das espécies. Fique de olho no seu ambiente sempre!

Barbeiro ou Percevejo: a Ajax protege sua casa!

Barbeiros e Percevejos acabam sendo extremamente incômodos e preocupantes em menor ou maior escala. Portanto, ao notar qualquer uma dessas espécies, significa que está na hora de investir em uma boa dedetização. E se você procura dedetizadoras de qualidade em São Paulo, você precisa conhecer a Ajax!

Nós atendemos em São Paulo nas principais regiões do estado. Ao entrar em contato com nosso atendimento, já enviaremos um profissional imediatamente para identificar infestações e aplicar a solução para seu problema. Visite nosso site para saber quais serviços estão disponíveis.

Nosso atendimento é 24 horas por 7 dias na semana. Ou seja, você pode contar com nossa equipe a qualquer momento. Basta chamar e já estaremos selecionando o melhor profissional para o seu caso.

Fale imediatamente com nossos atendentes pelo nosso telefone (11) 4114-6060; WhatsApp, redes sociais ou via formulário de contato.