As baratas são insetos onívoros considerados pragas urbanas pelas doenças que levam até a casa das pessoas. E elas se proliferam através de ovos. Você já viu um ovo de barata e como identificar?
Devido às doenças que transmitem e à facilidade com a qual elas chegam nas casas, é necessário aprender mais sobre o ovo de barata e como identificar, para conseguir destruí-los antes do surgimento de mais baratas, o que pode provocar até mesmo uma infestação.
Continue acompanhando este artigo para saber mais sobre as baratas e como acabar com elas.
Como as baratas se proliferam
As baratas se proliferam através dos seus ovos, também conhecidos pelo nome de ooteca, e se multiplicam rapidamente. Uma fêmea de barata chega a botar 400 ovos durante a sua vida. Isso significa mais 400 baratas no mundo, ou pertinho da sua casa!
Esses ovos não se destroem com o tempo ou condições desfavoráveis porque são feitos para durar e para sobreviver. Não é à toa que as baratas são conhecidas por serem seres tão resistentes.
Por isso, com os ovos dessas pragas sãos e salvos, em poucos dias, de 24 a 38, várias baratas estarão andando pelo local. Dessa forma, começa-se uma infestação.
Por que as baratas apresentam perigo?
As baratas em si não representam perigo, uma vez que não possuem nenhuma doença. Entretanto, elas são portadoras. Ou seja, elas pegam e transmitem vírus e bactérias.
E isso acontece porque suas patas têm uma alta aderência, por isso, à medida que elas vão caminhando, vão levando consigo patógenos. Dessa forma, quando elas pisam em algo, elas os transferem.
Por isso é tão perigoso quando as baratas estão por perto. E especialmente perigoso quando elas se aproximam dos alimentos, que vão direto para o organismo das pessoas, gerando doenças
Algumas das doenças provocadas por baratas são a E. Coli, a febre tifoide e desinterias, mas essas são só algumas de várias outras.
Ovo de barata: como identificar?
Se você quer saber mais sobre o ovo de barata e como identificar, saiba que é através de sua aparência. Um ovo (ou ooteca) mede cerca de 7mm e é marrom, possuindo a forma de uma cápsula.
A ooteca recebe este nome por ser um conjunto de ovos que ficam juntos, mas são muito pequenos para se ver. Por isso, a forma de identificar os ovos de barata é através delas, que são maiores e mais visíveis.
Quando encontrar com ovos de barata, agora que já sabe identificar, destrua-os imediatamente, antes que essas pragas tomem conta da sua casa!
O que fazer em caso de infestação de baratas
O recomendado é sempre manter a casa limpa e livre de pragas, através da prevenção. Existem, inclusive, uma série de venenos caseiros que servem para espantá-las da sua residência.
Entretanto, quando as pragas aparecem e tomam conta do local, é mais difícil eliminá-las. Dessa forma, o problema se torna mais grave e é preciso realizar uma dedetização no local, para que ele fique limpo novamente.
Se você precisar chegar a este ponto, contrate uma empresa dedetizadora de confiança, com profissionais qualificados para o trabalho.
Além disso, siga as instruções da empresa corretamente, para que a dedetização surta os efeitos desejados, acabe com os insetos e também para que ela dure mais tempo no local.
Depois disso, mantenha sempre a dedetização em dia, antes de ter problemas com pragas como as baratas. Não vale a pena colocar em risco a sua saúde e a saúde da sua família por algo que você pode facilmente resolver.
Agora que você já sabe mais sobre os ovos de barata, como identificar e como se livrar dessas pragas, cuide direito do seu lar!