Será que tudo que você já ouviu falar sobre dedetização é verdade? Tiramos as principais dúvidas neste artigo, no qual relacionamos mitos e verdades sobre a dedetização. Acompanhe para saber se você conhece mesmo do procedimento!
Dedetização é um processo seguro e sem riscos
Verdade! A dedetização envolve o uso de produtos químicos que podem ser tóxicos. Mas ela é feita por empresas especializadas, através de seus funcionários devidamente treinados. E é por isso que não oferece riscos!
Entretanto, precisamos deixar aqui uma ressalva: a dedetização amadora, ainda que utilizando os mesmos produtos, pode sim ser perigosa! Portanto, deixe os cuidados com o procedimento nas mãos de profissionais!
Dedetização é uma solução definitiva para infestações de pragas
Também é verdade! Mas não depende apenas da dedetização evitar infestações, como também das ações tomadas após o procedimento. Isso porque, se o básico não for feito, as pragas poderão se reaproximar do local, quando os produtos começarem a perder seus efeitos.
Dessa forma, além de contar com serviço especializado, esteja preparado para manter uma boa higiene no local, sempre passando pano, tirando pó e evitando deixar alimentos expostos.
Além disso, medidas como fechar os buraquinhos e pequenas frestas pelos quais as pragas podem entrar é fundamental. Por isso, confira vedação de portas, janelas e do forro do telhado!
Dedetização só é necessária em casos extremos de infestação
Agora estamos falando de um mito! A verdade é que a dedetização pode ser o único procedimento capaz de realmente acabar com uma infestação que já se instalou no local.
Entretanto, é preciso pensar nela como uma ação preventiva, para evitar que as pragas urbanas se aproximem e formem infestações. Por isso, é interessante fazer dela um processo regular.
O indicado, para garantir um ambiente seguro para você e sua família, é realizar a dedetização a cada seis meses, pelo menos. Sempre mantendo os cuidados após o procedimento.
Dedetização só é necessária para pragas visíveis
Mais um mito! Quando falamos em dedetização, a maior parte das pessoas pode pensar naquelas pragas óbvias, como baratas, formigas, ratos, pombos. Entretanto, existem pragas que são minúsculas, invisíveis aos olhos, mas que causam grandes estragos à saúde!
É o caso, por exemplo, dos ácaros, percevejos e formigas de fogo: sua presença é difícil de detectar, mas eles causam alergias respiratórias e infecções de pele.
Uma das grandes verdades sobre dedetização é que ela é excelente no combate a todas essas pragas!
A dedetização é mais eficaz quando realizada regularmente
Isso é uma verdade, um fato: a dedetização cumpre melhor o seu efeito quando feita, pelo menos, a cada seis meses. Isso se deve ao fato de que o procedimento vence, à medida que a ação dos produtos é neutralizada no local. Por isso, é muito importante repeti-lo sempre, para reforçar a proteção e garantir a eficiência dos produtos.
Dedetização é um processo caro e inacessível
Este é um grande mito! O preço da dedetização sofre com muitas variáveis, como o tamanho do local, o tipo de praga e a intensidade da infestação. Atualmente, o procedimento conta com preços muito razoáveis e condições de pagamento flexíveis.
Se pensarmos bem, os danos que as pragas podem causar, que vão desde o comprometimento da saúde, até danos às estruturas da casa, podem sair muito mais caros.
Agora que você já conheceu alguns mitos e verdades sobre a dedetização, já entendeu a importância de realizar o procedimento de forma regular e com empresas especializadas.
Portanto, conte com uma empresa de sua confiança para dedetizar sua casa e para renovar o procedimento, sempre que necessário!