Caramujos são moluscos que aparecem em jardins e plantas e a depender da sua quantidade, eles causam enorme estrago neles. Por isso, quem tem plantas e quer preservá-las deve ficar de olho nessas pragas e saber como exterminar caramujos. Continue acompanhando este artigo para aprender alguns truques para mantê-los longe!
Caramujos transmitem doenças
Que eles são pragas que podem acabar com as plantas, essa é uma informação popular. Mas os caramujos são considerados pragas urbanas não apenas por destruir jardins e sim pela transmissão de doenças que eles fazem!
E são doenças perigosas, por exemplo a esquistossomose, a angiostrongilíase abdominal ou a meningite eosinofílica. Portanto, exterminar caramujos é uma questão de saúde pública e você não deve deixá-los nas suas plantas ou na sua casa.
Eles são herbívoros, mas devoram tudo que veem pela frente, além de se reproduzirem muito rápido. Por isso, uma infestação pode acontecer antes que você tenha tempo de agir, se esperar para exterminar caramujos.
Dicas para acabar com os caramujos
Se você já está convivendo com caramujos no seu jardim ou nas suas plantas, é hora de agir para acabar com eles. Antes de pensar em chamar uma empresa para controle de pragas, há alternativas que você pode tentar sozinho. Veja algumas técnicas utilizadas para exterminar caramujos que não exigem ajuda profissional.
Iscas tóxicas
No mercado existem iscas para caramujos que os atraem, mas são tóxicas e acabam por eliminá-los. Essas iscas, geralmente, são a base de metaldeído ou fosfato férrico, ambas tóxicas e ambas causam um certo impacto ambiental, ainda que esta última causa um impacto menor.
Ao comprar esse produto, é fundamental seguir as instruções do fabricante para não ter problemas. Por causa do seu veneno, recomenda-se utilizar as iscas quando a infestação for realmente grande e não houver possibilidade de tentar outra coisa antes.
Continue acompanhando este artigo para saber o que fazer quando a infestação dos caramujos não for tão grande assim!
Repelentes para caramujos
Uma maneira fácil de exterminar caramujos do seu jardim é utilizar repelente para que eles não cheguem perto do local. Criando uma barreira de cobre, por exemplo, eles não chegarão perto porque essa substância provoca neles choques elétricos, o que faz com que eles se afastem ou até mesmo morram. Existe também outro produto que repele essas pragas urbanas, que é a terra diatomácea, uma substância que corta os caramujos quando eles entram em contato com elas.
Dicas caseiras
Fora essas substâncias já mencionadas, é possível tentar espantar os caramujos utilizando substâncias como café, vinagre ou alho, por exemplo. Ainda que sejam simples e naturais, essas substâncias costumam ser excelentes para exterminar caramujos e para mantê-los fora do seu jardim ou casa. Como não há contraindicação do uso delas, pode-se tentar sem medo e não tem perigo o contato com elas. Além disso, são opções que não fazem mal ao meio ambiente e não são tóxicas.
Utilize predadores de caramujos para exterminá-los
Por fim, uma última sugestão para exterminar caramujos é colocar no seu jardim e plantas por onde essas pragas andam, predadores e caramujos. O caramujo, como todos os seres, tem predadores naturais, os quais não estragam as plantas e podem ajudar a acabar com eles e prevenir a sua proliferação. Alguns deles são, por exemplo, sapos e lagartixas. Já outros podem ser uma opção para quem tem espaço em casa e podem ter animais, a galinha ou patos são opções para acabar com essas pragas.
Se nenhuma dessas tentativas funcionar, não há outro jeito se não a contratação de uma empresa especializada em controle de pragas. Através de profissionais qualificados e treinados, ela saberá o que utilizar e técnicas para exterminar caramujos!