A caixa de gordura em si não representa um perigo, mas a sujeira que se acumula nela sim. Acompanhe este artigo para entender os motivos e saiba quando é necessário limpá-la, para evitá-los!
O que é a caixa de gordura?
A caixa de gordura é um dispositivo feito para separar a gordura e resíduos sólidos da água que desce pelo ralo da pia da cozinha. Ela é muito importante para evitar que a gordura passe para a rede de esgoto e cause entupimentos.
Como a caixa de gordura funciona?
A caixa de gordura fica instalada próxima da pia da cozinha e, dentro dela, a água flui mais devagar, de forma que a gordura flutua, o que é sólido afunda e o líquido escorre livremente pela rede de esgoto.
Ou seja, os resíduos sólidos e gordura ficam presos no dispositivo e se acumulam ali. Com o passar do tempo, é preciso removê-los, para manter o seu funcionamento.
Do contrário, a gordura começa a escapar para a rede de esgoto, o que leva a entupimentos.
Por que limpar o dispositivo?
É preciso limpar o dispositivo para evitar entupimentos, uma vez que, com a redução de sua capacidade de reter materiais, eles escoam para a rede de esgoto.
Além disso, é importante manter a caixa limpa porque a sujeira acumulada pode interferir na sua eficiência e levar a danos a longo prazo.
Outro motivo pelo qual a limpeza é fundamental é a prevenção de odores, já que a caixa de gordura cheia leva ao acúmulo de sujeira e mau cheiro voltando pelo cano.
Como limpar o dispositivo?
A limpeza da caixa de gordura é relativamente simples. Basta, utilizando luvas de proteção, remover a gordura e outros resíduos acumulados. É preciso colocá-los em um balde, recipiente ou saco de lixo adequado para o descarte.
Em seguida, basta enxaguar com água limpa, para que o dispositivo fique completamente limpo. Por fim, é preciso fechar bem a tampa, para garantir sua vedação completa.
Entretanto, é altamente recomendável contratar profissionais para realizar o serviço de limpeza.
Isso porque os resíduos que se encontram na caixa são potencialmente perigosos à saúde e os profissionais utilizam técnicas e equipamentos corretos para limpá-la.
Além disso, há leis que regulamentam o descarte dos resíduos da caixa de gordura, para que ele não afete o meio ambiente. E os profissionais conhecem e cumprem essas leis.
Quando limpar o dispositivo?
A limpeza deve ser regular, a cada 3 ou 6 meses, a depender do uso da caixa de gordura. Mas, se ela encher antes de completar esse tempo, é preciso contatar os profissionais mais rápido, para que não haja problemas.
Como evitar entupimento?
Há algumas formas de prevenir o entupimento da caixa de gordura, todas associadas aos cuidados que se tem com o dispositivo. Veja quais são elas!
Não jogue restos de comida na pia
A caixa não foi feita para suportar restos de comida, ainda que de vez em quando eles caiam nela. O acúmulo de resíduos sólidos leva ao entupimento mais rápido.
Não jogue óleo, nem gordura pelo ralo
O dispositivo filtra óleo e gordura e impede que eles caiam na rede de esgoto. Mas, se muito cheio, a caixa de gordura acaba transbordando e óleo e gordura vão parar nos canos, podendo levar a um entupimento.
Evite produtos químicos para limpeza
O uso de produtos para limpeza ou desentupimento pode levar a problemas no dispositivo, ou gerar um entupimento ocasionado pela petrificação dos produtos, quando em contato com a gordura (como é o caso da soda cáustica).
Faça limpeza preventiva
É muito importante não esperar a caixa encher para contatar uma desentupidora especializada. A manutenção correta é o que afasta os problemas causados por entupimentos.