Caixa de gordura em comércios: dicas e cuidados | Ajax Desentupidora
Caixa de gordura em comércios: dicas e cuidados | Ajax Desentupidora

A caixa de gordura em comércios, quando não recebe a manutenção adequada, pode se tornar um grande problema em pouco tempo. Isso porque a falta de limpeza causa entupimentos, atrapalhando o funcionamento da cozinha e banheiros, além de causar mau cheiro no local.

O mau cheiro, por si só, já espanta os clientes, afinal ninguém quer comprar ou, especialmente, comer, em um local mau cheiroso. Mas ele gera um problema piora ainda: atrai pragas urbanas.

Essas pragas (ratos, baratas, moscas) são responsáveis pela transmissão de centenas de doenças e as pessoas podem ficar doentes apenas pelo contato com o mesmo local pelo qual elas passaram.

Portanto, a caixa de gordura cheia, além de espantar muitos clientes, pode levar à contaminação daqueles que ficaram, o que é ainda pior em estabelecimentos como restaurantes.

Se você possui um comércio, continue acompanhando este artigo para saber mais sobre a caixa de gordura, cuidados preventivos e quando é necessário realizar sua manutenção!

Como a caixa de gordura funciona?

A caixa de gordura é um dispositivo que serve para separar os resíduos que vêm da cozinha (resíduos sólidos, gordura e a própria água). Ela retém os resíduos sólidos e gordura, enquanto a água fica livre para seguir o seu curso pelas tubulações do esgoto.

Isso é possível porque, como cada um possui uma densidade diferente, eles se separam, naturalmente, em três camadas na caixa. Dessa forma, ela evita entupimentos causados pelos rejeitos, que poderiam obstruir os canos.

Entretanto, mesmo fazendo essa separação, a caixa de gordura não suporta receber muitos resíduos sólidos ou gorduras. Por isso, é necessário evitar ao máximo que eles caiam nela e limpá-la sempre que ela estiver cheia.

Isso ajudará a prevenir entupimentos, mas falaremos mais sobre medidas preventivas, no tópico abaixo!

Como evitar problemas com a caixa de gordura?

Primeiramente, para evitar problemas com a caixa de gordura em estabelecimentos comerciais, é preciso fazer o descarte de resíduos no local certo. Portanto, evite despejar óleo de cozinha, restos de alimentos e gorduras no ralo da pia.

Além disso, é altamente recomendável instalar redinhas de proteção nos ralos, para evitar que alimentos desçam por ele, mesmo sem querer.

Outra ação preventiva importante é não utilizar produtos químicos fortes no ralo, nem para desentupir, nem para prevenir o entupimento. Isso porque eles podem causar danos sérios ao encanamento e à própria caixa de gordura, prejudicando o seu funcionamento.

Essas práticas, além de auxiliarem na conservação da caixa de gordura em comércios, ajudam para que a limpeza possa demorar mais a ser feita, uma vez que ela não encherá com tanta facilidade.

Por que contratar uma empresa especializada para limpar a caixa?

Quando você contrata uma empresa especializada para limpar a caixa de gordura em comércios, pode ter certeza de um serviço bem-feito e por profissionais qualificados.

Essas empresas contam não apenas com treinamento para seus funcionários, como com equipamentos específicos para a realização do procedimento. Dessa forma, é garantido que a limpeza será adequada, que não causará danos na caixa, nem no encanamento e que será feita de forma rápida.

Além disso, ao contratar uma empresa especializada, ela realiza o descarte dos rejeitos em local adequado, segundo as normas locais e as leis ambientais. Isso é muito importante porque o descumprimento delas pode levar à multa, ou até mesmo à prisão.

E quem é responsável pelo descarte correto é o dono do estabelecimento. Por isso, contratando um amador que não dá o fim correto aos resíduos, quem corre o risco de penalização é o próprio estabelecimento comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× WHATSAPP