Visita Grátis - Ligou chegou - (11) 4114-6060

Animais peçonhentos do Brasil: devo me preocupar?

Animais peçonhentos do Brasil: devo me preocupar?

Com quais animais peçonhentos do Brasil devo me preocupar?

O Brasil é um local com vasta flora e fauna. E é normal que dentro dessa extensa população de animais selvagens, existam aqueles que podem nos oferecer algum tipo de risco. O problema acontece quando os centros urbanos começam a se expandir cada vez mais. Muitas vezes ocupando os locais onde esses animais selvagens vivem. Assim, eles buscam abrigo, comida e um local seguro para reprodução dentro de nossas casas.

Para evitar acidentes e problemas, a Ajax hoje te dá uma lista dos mais comuns animais peçonhentos do Brasil. Além disso, te mostramos como lidar com eles e evitá-los ao máximo. Vamos lá?

Quais os animais peçonhentos no Brasil que devo me preocupar?

Escorpiões

Os escorpiões no Brasil são muito comuns. Existem desde espécies que não possuem veneno até aqueles que são bastante preocupantes. Como o público comum não consegue distinguir um do outro, é necessário ter cuidado com todos eles. Então, segue uma lista de dicas para evitar que escorpiões adentrem seu ambiente:

  • Cuidado com as áreas externas, não deixe que entulhos ou outros materiais fiquem expostos do lado de fora;
  • Coloque telas em janelas, portas e ralos do banheiro para evitar que esses animais peçonhentos entrem;
  • Faça dedetização contra escorpiões quando possível;
  • Verifique armazéns, forros e outros espaços não utilizados da casa, principalmente se forem de madeira.

Como lidar com escorpiões?

Você foi picado por um escorpião? O primeiro passo é tirar uma foto do animal que te picou. Depois disso, se encaminhe urgentemente para um hospital próximo. Assim, você será diagnosticado corretamente.

Agora, se você precisar lidar com uma infestação de escorpiões, o ideal é chamar um profissional dedetizador. Se você já identificou a infestação, não mexa nela. Então, ligue para uma dedetizadora de confiança e agende uma visita.

Aranhas

O segundo animal comum e que pode ser peçonhento aqui no Brasil são as aranhas. Assim como no caso do escorpião, existem espécies que fazem e que não fazem mal ao ser humano. E mais uma vez, são raras as pessoas que conseguem distinguir um do outro. Além disso, existem algumas espécies que são mais comuns e causam mais acidentes aqui no Brasil. Elas são a armadeira, a caranguejeira, a marrom e a tarântula.

Os cuidados que você deve ter são:

  • Sacudir calçados e roupas que tenham sido expostas ao ar livre;
  •  Utilizar botas ou calçados que cubram tornozelos antes de andar por matas e no jardim;
  • Dedetizar insetos que servem de alimentos para as aranhas;
  • Manter o local limpo e higienizado, com tudo organizado;

Como lidar com aranhas?

Você encontrou uma infestação de aranhas? Chame imediatamente um dedetizador para cuidar delas para você. Um especialista vai entender se aqueles são animais peçonhentos ou não. 

Além disso, ele saberá qual a melhor opção para dedetização das aranhas. Não tente mexer ou matar os aracnídeos por conta própria. Você pode acabar causando acidentes ou até mesmo dispersando o foco da infestação. Então, mantenha-se calmo e ligue para a dedetizadora mais próxima.

Lagartas

Quando falamos em animais peçonhentos, acabamos não pensando em lagartas. Mas elas costumam causar bastante incômodo no verão, quando atacam palmeiras e procriam com facilidade. Existem muitas lagartas no Brasil que possuem veneno. Ou seja, quando entramos em contato com elas, ou quando elas caem em desavisados pela rua, acabam provocando queimaduras sérias.

Segue uma lista das principais dicas para evitar esse problemão:

  • Observe palmeiras e bananeiras, principalmente se for passar embaixo de algum. No geral as lagartas venenosas se alimentam desse tipo de folha;
  • Ao adentrar em jardins ou colher frutas no quintal, tome cuidado e utilize sempre luvas e calçados apropriados;

Como lidar com lagartas?

As lagartas são pragas relativamente fáceis de serem exterminadas. Principalmente quando se concentram em apenas um local. Portanto, ao notar uma infestação nas plantas do seu jardim ou em árvores próximas, entre em contato com uma dedetizadora especializada. Além de manter a infestação sob controle, ela não vai atingir as plantas ao redor. As lagartas podem dizimar plantações, já que se alimentam rapidamente e gostam de folhas de diversas espécies. Ou seja, se você quer proteger sua família e seu jardim, conte com especialistas que saibam o que estão fazendo.

Serpentes

Por fim, precisamos falar também das serpentes e cobras peçonhentas. Muitas vezes esse tipo de animal não aparece em centros urbanos, apesar de que, com o avanço das cidades, pode ocorrer deles invadirem ambientes assim. Portanto, fique de olho se a sua casa estiver perto de matagais, terrenos abandonados ou mata fechada.

Como lidar com serpentes?

Avistar uma serpente dentro de casa ou no nosso quintal pode ser assustador. E assim como outras espécies das quais falamos, muitas pessoas não sabem distinguir o que é venenoso do que não é. O ideal é deixar o animal ali e chamar imediatamente a zoonoses da sua região para recolhê-lo. Posteriormente, o animal será solto em local adequado.

Se você precisa se livrar de pragas urbanas, chama a Ajax!

 Animais peçonhentos podem nos fazer mal quando não sabemos lidar com eles. Mesmo que cobras e serpentes não cheguem a ser muito comuns em centros urbanos, escorpiões, aranhas e outras pragas urbanas são encontradas mais facilmente. É por isso que precisamos proteger nosso lar desse tipo de problema.

E se estamos falando em dedetização e segurança, estamos falando da Ajax.

A Ajax está presente nas principais regiões de São Paulo. Isso quer dizer que vamos atender de forma rápida ao seu chamado, mesmo se for uma emergência. Isso quer dizer que em poucos minutos nossos profissionais treinados já estarão se encaminhando até o local para entender a necessidade de dedetização.  Então, visite o site Ajax e saiba quais serviços podem ser requisitados.

Fale imediatamente com nossos atendentes pelo nosso telefone (11) 4114-6060; WhatsApp, redes sociais ou via formulário de contato