As maiores dúvidas sobre a dengue
As maiores dúvidas sobre a dengue

A dengue é uma doença famosa, assim como o seu transmissor, que também é muito conhecido, o Aedes aegypti, que as pessoas costumam chamar apenas de “mosquito-da-dengue”. Entretanto, ainda que seja muito conhecida, há uma série de dúvidas sobre a dengue, as quais é importante esclarecer.

Conheça algumas delas e as respostas para essas perguntas, no artigo abaixo!

Por quais formas a dengue é transmitida?

A dengue não é uma doença contagiosa, portanto, uma pessoa doente não a transmite para a outra. Além disso, não existe a hipótese de contaminação por outros meios, como por ingestão. A única forma de transmissão é a picada do mosquito-da-dengue, por isso ele é tão perigoso.

Apenas a fêmea pica?

Essa é outra dúvida sobre a dengue comum e sim, apenas a fêmea do Aedes aegypti pica. Isso acontece porque o macho não precisa do sangue, mas a fêmea necessita dele para o amadurecimento dos ovos que ela vai por.

Inseticidas são eficazes contra o mosquito-da-dengue?

O uso de inseticidas não é eficaz para combater a dengue, porque eles matam apenas o mosquito adulto que entra em contato com o produto. Portanto, eles não matam todos os mosquitos que estão por perto. Além disso, a sua duração é pouca e, logo quando o seu efeito passa, novos mosquitos conseguem se aproximar do local.

Toda picada de Aedes aegypti transmite a dengue?

Essa é mais uma dúvida sobre a dengue que é muito comum. Na verdade, a maioria das pessoas acredita que, apenas por ser picada pelo mosquito-da-dengue, ela se infectará com a doença. Entretanto, isso não é verdade: não são todos os mosquitos que estão infectados com o vírus, portanto, não são todos que transmitem a doença.

Mosquitos da dengue não picam durante o dia?

Na verdade, esses mosquitos preferem picar durante o dia, e picam comumente da cintura para baixo, porque levantam voos baixos. Os motivos pelos quais as pessoas acreditam que ele pica apenas a noite são dois. O primeiro deles é que o mosquito é silencioso, por isso não se percebe sua presença. O segundo é que sua picada não é sentida, na maioria das vezes.

O verão é mesmo a época de mais risco de dengue?

Essa dúvida sobre a dengue é muito pertinente, especialmente se considerarmos o fato de que estamos no verão. O mosquito-da-dengue é adepto ao calor, se reproduzindo com mais facilidade e rapidez em temperaturas mais altas.

Portanto, eles encontram ambiente propício no verão. Além disso, as fêmeas depositam os seus ovos em poças de água, e o verão é a época em que mais chove, ou seja, a época na qual mais poças de água se formam.

Como prevenir a dengue?

O primeiro passo para a prevenção da dengue é cuidar para que não haja água parada e limpa por perto. Por isso, é importante colocar areia em vasinhos de planta e evitar deixar baldes cheios de água, sem utilização, por muitos dias. Além disso, pode-se colocar um pouco de água sanitária em locais como caixa d’água ou locais onde há retenção de água. Ela ajudará a matar as larvas.

A dedetização é eficaz contra a dengue?

Por fim, a última dúvida sobre a dengue que é muito comum, é se a dedetização funciona como método para prevenir a doença. E sim, ela funciona.

O método pode ser utilizado tanto para acabar com os mosquitos na fase larval, como na fase adulta. Cada uma precisa de um procedimento específico, portanto, é preciso contar com profissionais especialistas na área. Eles farão a avaliação do local e determinarão qual a melhor forma de atuação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× WHATSAPP