Instintivamente, sabemos que ratos preferem ambiente escuro. Entretanto, não basta saber disso para conseguir evitar essa praga urbana. É preciso conhecer mais dos seus hábitos, para saber se você pode estar convivendo com eles na sua casa.
Além disso, é preciso lembrar que, não é porque você não os está vendo, que eles não estão presentes. Por isso é bom conhecer os sinais que eles dão, de que estão rondando o local onde você vive. Acompanhe este artigo para saber quais são eles!
Ambientes nos quais os ratos se escondem
Normalmente, ratos preferem ambiente escuro, por isso eles ficam escondidos durante o dia. Por isso, também, é mais difícil notar a presença dos roedores, uma vez que, quando a maioria das pessoas está dormindo, é quando eles saem do seu esconderijo. Isso porque preferem a noite ao dia, e são mais ativos quando o sol já se escondeu, possuindo hábitos noturnos.
Além disso, os ratos também gostam de ambientes que sejam úmidos e quentes. E é justamente por isso que eles têm fama de gostar do esgoto, que oferece o escuro, o calor e a umidade para eles.
Por fim, outra característica que eles procuram no ambiente é a comida. Isso porque eles gostam de estar onde tem comida disponível, ou perto de algum lugar onde eles possam acessá-la com facilidade. Por isso, não é incomum encontrá-los perto das cozinhas.
Como é difícil encontrar os roedores andando durante o dia, também é difícil saber se eles estão presentes na sua casa. Entretanto, quando eles estão, eles deixam sinais por onde passam.
Continue acompanhando este artigo para saber quais são eles, e aprenda a identificar se há um rato (ou vários) rondando por aí!
Como saber se há um rato onde você mora
O ideal, para saber se há um rato por perto, seria encontrá-lo durante as suas atividades. Entretanto, como ratos preferem ambiente escuro e tendem a se esconder durante a noite, resta avaliar as pistas que eles deixam, para descobrir se eles estão por perto. Saiba quais são algumas delas:
Barulhos durante a noite
Se você, durante a noite, escuta barulhos estranhos, como arranhões ou coisas se mexendo pela casa, pode ser que tenha um rato nela. Essa suspeita pode ficar ainda maior, caso os barulhos venham da cozinha ou de onde você deposita os alimentos.
Por isso, ao escutar barulhos durante a noite, especialmente se você não tem pets, que possam fazê-los. Portanto, sabendo que os ratos preferem ambiente escuro, comece a procurar pelos seus rastros pela manhã. Por exemplo, esses mencionados abaixo.
Fezes em algum local
Os ratos, por onde andam, deixam rastros de fezes. Por isso, mesmo que você não tenha visto os roedores, encontrar com elas em algum local é um forte indício de que eles passaram por ali. Procure perto de onde ficam as comidas, dentro de armários, despensa e perto dos lixos, se você encontrar algo, saberá que eles estão saindo a noite para andar pela sua casa.
Cheiro ruim
Outro sinal de que os ratos estão rondando o local é o cheiro ruim. Isso porque o rato é um animal que vive com mau cheiro, por causa dos ambientes pelos quais ele passa.
É de se esperar que um bicho que fica escondido no meio do lixo, ou nos esgotos, cheire como esses locais. Por isso, se você sente um cheiro ruim durante o dia, mas não consegue identificar de onde vem, é provável que haja algum rato andando por aí.
Ao se certificar de que há ratos no local, é preciso eliminá-los rapidamente. A melhor forma de fazer isso é contar com empresas especializadas. E não demore, porque eles podem virar uma infestação.