No final do ano, nós entramos nas épocas mais quentes, características das estações primavera e verão. Entretanto, são essas também as épocas nas quais mais chove, exigindo atenção redobrada às calhas. Isso porque são elas que conduzem a água da chuva, escoando e protegendo a casa de uma série de problemas que o seu acúmulo poderia trazer.
Alguns deles são, por exemplo, o surgimento de mofo no local, estragos nas pinturas e infiltrações. Além disso, o uso da calha ajuda a evitar erosões no solo do terreno e também facilita a reutilização da água, se for o caso.
Isso tudo é possível porque as calhas coletam a água e a transportam para o destino correto, fazendo que ela flua e não fique parada. Ela coleta o excesso e despeja em local apropriado, realizando o transporte que é necessário para a manutenção do imóvel.
Portanto, continue acompanhando este artigo para saber como oferecer atenção redobrada às calhas!
Cuidado com furos e folgas nas calhas
É preciso ter atenção redobrada às calhas nos períodos de chuva, porque o seu não funcionamento, como já visto, pode ocasionar uma série de complicações na casa ou edifício.
Por isso, deve-se sempre verificar se a sua estrutura não está com danos, sejam furos, seja um espaçamento entre as calhas, que possa atrapalhar o fluxo da água. Caso haja a presença de perfurações, ainda que sejam mínimas, elas poderão gerar problemas na casa.
Isso porque a água consegue se infiltrar por esses micro vazamentos e é assim que ela degrada o imóvel. Algumas vezes, quando as pessoas demoram demais a solucionar o problema, ele pode atingir a parte elétrica e danificá-la.
Portanto, é preciso garantir a vedação completa das calhas e também que não haja nenhum espaço em suas estruturas. E pode-se fazer isso através de adesivos para calhas ou o uso de veda calhas, que é um produto especial para o preenchimento de fissuras.
Além de conseguir tampar os micro buraquinhos, este produto também impermeabiliza a superfície, por isso, pode ser interessante utilizá-lo.
Estabeleça um cronograma de limpeza
A atenção redobrada às calhas também deve ser com relação à limpeza. Isso porque a obstrução das calhas é tão negativa quanto os buracos que estão nela. Uma calha sobrecarregada pode acumular água, fazendo com que haja infiltrações nas juntas dos telhados.
Além disso, a obstrução traz sérios riscos à estrutura. Isso porque ela foi feita para aguentar um peso e, quando a água não flui, este peso se torna muito maior.
Como consequência, a estrutura pode se curvar e, quando isso acontece, os gastos com a manutenção são altos. Por isso, o ideal é estabelecer um cronograma de limpeza de calhas, que não ultrapasse os seis meses.
A limpeza também garante que insetos e pragas urbanas se acumulem sobre seu telhado, como os pombos por exemplo. Portanto, ela protege o local de doenças, além de contribuir para a integridade e funcionamento das calhas.
O ideal, entretanto, é não realizar a limpeza sozinho, uma vez que pode ser perigoso. Primeiro, porque as calhas ficam nas alturas, exigindo a utilização de equipamentos de proteção que apenas os profissionais têm. E segundo, porque existem técnicas para a realização da limpeza de uma forma mais segura, prática e rápida.
Por isso, é preciso ter sempre o número de uma empresa de confiança em mãos, e contatá-la quando for necessário realizar o procedimento. É preciso, mais ainda, atenção redobrada às calhas nos períodos de chuva. Isso porque é neles que há maior acúmulo de água, portanto que surgem os maiores problemas relacionados.