Visita Grátis - Ligou chegou - (11) 4114-6060

5 vilões do encanamento

5 vilões do encanamento

O bom funcionamento dos canos de uma residência é essencial para que se possa realizar as atividades domésticas sem problemas. Dessa forma, saber quais são os vilões do encanamento é muito importante para que você consiga se prevenir contra entupimentos.

Por incrível que pareça, os principais vilões do encanamento são, na maioria, fáceis de se evitar. Assim, com alguns cuidados básicos, você consegue manter seu encanamento livre das maiores causas de entupimento, o que garante que você não terá problemas.

Confira mais sobre os 5 vilões do encanamento no artigo abaixo!

Jogar gorduras e óleos no encanamento

Um dos vilões do encanamento mais lembrados, quando se trata do encanamento da cozinha, é o conjunto óleo e gordura. Essas substâncias, por não se misturarem com a água, não são escoam pelo encanamento de forma correta.

Além disso, elas podem solidificar nos canos e facilitarem para que outras substâncias, também, fiquem presas. Assim, elas criam pontos de obstrução. Por isso, deve-se retirar tanto os óleos, quanto as gorduras das louças, antes delas serem lavadas, e devem ser descartados em locais apropriados.

Deixar cabelos e pelos caírem nos ralos

Já nos banheiros, os vilões são outros. É muito comum que pelos e cabelos caiam dentro dos ralos do chuveiro e da pia, quando estamos tomando banho, fazendo a barba ou penteando o cabelo.

Com o tempo, eles criam um emaranhado que consegue obstruir o seu cano, impedindo que a água passe e criando um sério problema. Assim, o ideal, é que nos ralos do chuveiro, instale-se uma tela de proteção e que os cabelos sejam retirados periodicamente. Já para a pia, o ideal é não pentear o cabelo em cima da pia e colocar um pano para proteger o ralo, na hora de fazer a barba.

Jogar cotonetes, papel higiênico e outro no vaso sanitário

Um hábito comum, mas que se deve evitar a todo custo, é jogar papel higiênico ou outras coisas, como cotonetes, dentro do vaso. Como os encanamentos não são feitos para suportar esse descarte, o papel e demais coisas jogadas acabam agarrando nos afunilamentos dos canos.

Dessa forma, com o tempo, seu vaso estará obstruído e você terá muito trabalho para reverter essa, inconveniente, situação. Por isso, tenha uma lixeira ao lado do vaso para realizar esses descartes. Trocar a sacola dela pode ser uma tarefa chata, mas o vaso entupido será pior.

Usar soda caustica para desentupir

Por mais contraditório que parece, a soda cáustica é uma substância que muitos utilizam para desentupir, pode, na realidade, entupir seus canos. Ela funciona sim, no primeiro momento. Contudo, se usada de forma frequente, você terá um problema.

Isso porque os resíduos dela, que sofram nos canos, solidificam junto com partículas de gordura, causando uma obstrução. Logo, se você perceber problemas com entupimento, chame ajuda profissional. Você terá mais garantias de um serviço bem-feito.

Não realizar manutenção preventiva

Em último lugar, mas não menos importante, está a falta de manutenção. O encanamento precisa, assim como o seu carro, de manutenções para garantir que ele funcione de forma correta.

Além disso, nessas manutenções é possível diagnosticar e resolver problemas pequenos, que podem se tornar grandes. Portanto, o ideal é chamar um profissional para realizar manutenção, pelo menos, a cada seis meses.

Por fim, agora que você já entendeu mais sobre os 5 vilões do encanamento, sabe como manter seu encanamento seguro. Contudo, mesmo seguindo os passos para manter esses violões longe do seu encanamento, ele ainda pode sofrer com entupimentos.

Se isso ocorrer, chame uma empresa especializada. Ela possui profissionais qualificados, capazes de diagnosticar a causa da obstrução e resolver de maneira mais eficaz e segura para você.