A falta de higiene do lar pode causar muitos problemas de saúde, uma vez que há diversas pragas urbanas que se aproveitam da sujeira. Hábitos de higiene pessoal e coletiva são fundamentais para preservação da saúde e a sua não execução podem gerar doenças, as quais você conhecerá abaixo.
Como a falta de higiene pode causar doenças
Não é a falta de higiene em si, mas as consequências dela, que podem provocar doenças. Um local sujo, seja com muita poeira, ou com restos de comida no chão, atraem bichos e insetos que gostam desse tipo de ambiente. Por isso, é fundamental cuidar da limpeza da casa.
Algumas dessas pragas urbanas são os ratos, baratas, moscas e ácaros. Todos eles podem gerar mal à saúde em algum nível. Isso porque ratos, baratas e moscas carregam em suas patas microrganismos, que eles pegam nos locais por onde passam.
Vale ressaltar que esses bichos e insetos andam por todo tipo de local, ruas sujas, poças de água e até esgotos. Portanto, eles são animais muito sujos e que contaminam os locais com muita facilidade.
Já os ácaros costumam causar problemas de alergia respiratória, o que pode se tornar mais sério para pessoas que já sofrem com elas.
Entretanto, não é apenas a falta de limpeza no dia a dia que pode gerar problemas, uma vez que há outros fatores que se pode considerar não higiênicos. E eles também trazem problemas de saúde.
Exemplos deles são a falta de limpeza da caixa d’água e a falta de limpeza na fossa. Ambas, quando estão sujas, podem atrair pragas urbanas com o mau cheiro e umidade, gerando ambiente propício para a procriação.
Algumas doenças que a falta de higiene causa
Agora, você já entendeu como a falta de higiene do lar pode causar problemas de saúde, por causa das pragas urbanas. Portanto, veja algumas das doenças que elas transmitem, apenas com sua presença:
- Ascaridíase
- Cisticercose
- Leptospirose
- Esquistossomose
- Disenterias
- Malária
- Febre tifoide
- Infecções na pele e nos olhos
- Rinite e sinusite
Essas enfermidades lotam hospitais
Das mais simples àquelas com soluções mais complexas, essas doenças lotam hospitais do Brasil inteiro. E isso acontece, mesmo sabendo que elas podem ser facilmente evitadas, mediante a adoção de medidas preventivas.
Elas se espalham porque as pessoas têm contato com os rastros de microrganismos deixados pelas pragas em locais como a cozinha, nas comidas que ficam fora da geladeira ou despensas, dentre outros.
Por isso, cuidar da higiene do lar é fundamental, bem como adotar todos os procedimentos que mantenham as pragas urbanas longe.
Medidas para evitar ou acabar com infestações
As pragas urbanas, quando encontram ambiente propício para sua reprodução, o fazem de forma rápida. Por isso, em um breve espaço de tempo, elas infestam um local e não há saída para acabar com elas, a não ser contatar uma dedetizadora especialista.
Os especialistas visitam o local onde há infestação para identificar qual é a proporção e definirem quais as medidas a serem tomadas. Isso porque existem diversos métodos de dedetização e cada um deles funciona melhor em uma área e para o combate de certas pragas.
Dessa forma, é importante contar com profissionais especializados, que recebem o treinamento adequado e que são de empresas confiáveis e consolidadas no mercado.
Mas, engana-se quem pensa que a dedetização serve apenas para a eliminação de infestações: ela é um meio muito eficaz no controle de pragas urbanas. Das maiores, como os ratos, às menores, como os ácaros, a dedetização é um método muito eficiente.
Sua realização deve ser feita a cada 6 meses, para garantir a manutenção dos resultados.