A fossa séptica é muito importante em residências que não têm acesso à rede de esgoto. Sendo Ela é mais comum em locais do interior e zonas rurais que, por não terem tratamento de esgoto, precisam de um meio para tratar os seus dejetos.
Desta forma a fossa atua separando os dejetos da água que contem neles, para que eles sejam descartados e ela, reaproveitada (em uso para limpeza doméstica, por exemplo, nunca para consumo).
Mas, para que ela funcione corretamente, é preciso que a sua manutenção esteja em dia. Pois, se não estiver, o prejuízo do seu funcionamento não será o único problema.
Portanto, continue acompanhando este artigo para saber mais sobre os problemas que a falta de manutenção da fossa séptica causa!
Atração de pragas urbanas
O primeiro risco da falta de manutenção da fossa séptica é a atração de pragas urbanas. Por esse motivo essas pragas provocam infestações e carregam doenças que contaminam os seres humanos.
São exemplos delas ratos, baratas, moscas e outros agentes patogênicos. Todas elas têm em comum a atração pelo esgoto, pelos dejetos orgânicos. Por isso quando a fossa está cheia e elas conseguem sentir o seu cheiro, se juntam no local.
O problema é que elas não ficam apenas no local da fossa, mas por todos os arredores. Isso significa que elas entrarão na sua casa e, além do problema com a fossa, você terá outro, com infestações.
Doenças
A consequência das infestações provocadas pelas pragas urbanas vai além da convivência com esses seres desagradáveis. Isso porque, ao andar por sua casa, ou passar por seus alimentos (ainda que em pacotes fechados), elas deixarão seus rastros.
Neles, contém inúmeros microrganismos transmissores de doenças, que ficam agarrados em suas patas e os quais elas deixam por onde passam.
Não é preciso ter contato direto com as pragas, para ficar doente: basta ter acesso ao local por onde elas passaram. Assim, você e sua família ficam expostos a doenças como gastroenterite, peste bubônica, leptospirose, amebíase e muitas outras.
Mau cheiro
Além das consequências desagradáveis acima, a falta de manutenção da fossa séptica gera mau cheiro por todo local. Não apenas no seu quintal, onde ela fica, mas adentrando à sua casa.
E é muito desagradável ter que conviver com ele, especialmente quando se está comendo. Além disso, todos que entrarem na casa sentirão o cheiro, tornando desconfortável receber visitas.
Danos ao meio ambiente
Há um motivo pelo qual a fossa é necessária em locais onde não há tratamento de esgoto: deve-se tratar os dejetos e descartá-los em local correto. Além disso, existem leis ambientais para isso.
O vazamento da fossa pode comprometer toda a natureza ao redor dela, além de contaminar água. Sendo assim, você pode ser responsabilizado por isso, ao negligenciar a manutenção necessária e obrigatória.
Por que você deve contatar uma empresa especializada
Você não deve tentar limpar a fossa séptica sozinho, nunca! Os motivos são vários:
Deve-se descartar os detritos em local com autorização
Como já mencionado, existem leis ambientais que determinam que o descarte dos dejetos se dê em local autorizado. Com tudo, anão realização do procedimento correto implica em multas.
Pode haver danos nas estruturas
Especialistas sabem o que fazem e como fazem, e não danificam a fossa séptica. O mesmo não se pode dizer de amadores que tentam limpá-la. E, se houver danos, ela terá que ser trocada, gerando um gasto desnecessário e alto.
Há risco de contaminação
Por fim, os riscos de contrair doenças ao ter contado com os dejetos é alto. Por isso, profissionais usam equipamentos de proteção, aos quais você, provavelmente, não tem acesso.