Há pragas que são comuns às estações mais quentes e aquelas que costumam gerar infestações no frio. Abaixo falamos um pouco sobre as pragas de inverno mais comuns, onde se escondem e como evitá-las. Portanto, continue sua leitura para saber como se prevenir!
Baratas
Não há estação do ano na qual elas não estejam presentes, por isso listamos as baratas como pragas de inverno.
Como elas se adaptam muito fácil q qualquer ambiente e temperatura, não há dificuldade para sua reprodução nas épocas mais frias.
Entretanto, elas procuram sempre por locais mais quentes para se abrigar. Dessa forma, podem aparecer mais dentro de casa no inverno em rachaduras nas paredes, atrás de móveis, armários e eletrodomésticos.
Além disso, é possível encontrá-las sempre perto de esgotos e caixas de gordura.
Cupins
Como no inverno os cupins buscam locais quentes para se esconder, é também é mais comum encontrá-los dentro de casa. Por exemplo, em móveis e objetos de madeira ou mesmo nas estruturas da casa, como vigas, pilares e telhados.
Eles podem passar despercebidos por muito tempo, causando danos pequenos ou graves, por isso o ideal é prevenir sua presença contratando uma dedetizadora para impedir que eles se proliferem,
Escorpiões
Escorpiões são pragas urbanas extremamente perigosa, já que sua picada pode levar à morte.
Durante o inverno, eles buscam por esconderijos quentes e úmidos, invadindo casas e jardins. Eles se escondem, especialmente, em locais com entulhos, frestas ou rachaduras em paredes, pisos e outros.
Mas também é possível encontrá-los perto de fontes de alimentos como a cozinha ou despensa, e até mesmo dentro de roupas e calçados.
Moscas
Não todas, mas algumas espécies de moscas são mais prevalentes no inverno porque gostam mais das temperaturas frias.
É mais comum encontrá-las perto da cozinha ou de lixo, procurando por comida orgânica ou em decomposição, que possa as alimentar. Mas elas também ficam em banheiros, porque gostam da umidade
Percevejos
Os percevejos são pragas de inverno que buscam, nessa época do ano, as condições ideais para viver e se reproduzirem.
Eles têm costume de buscar pelo calor humano e se atraem pelo dióxido de carbono que as pessoas exalam enquanto dormem.
Por isso, é comum encontrá-los em colchões e estofados em geral, no meio de roupas de cama, roupas, bolsas e malas também.
Pulgas
Algumas espécies de pulgas reduzem sua reprodução no inverno, mas elas continuam presentes.
Como buscam por locais quentes e próximos de hospedeiros (cães, gatos e humanos, por exemplo), é possível encontrá-las em colchões, roupas de cama, tapetes, caminha dos pets e outros locais.
Além disso, elas podem ficar nos cobertores, tão usados no inverno, expondo mais ainda as pessoas com sua presença.
Ratos
Assim como as baratas, os ratos são pragas de inverno capazes de se adaptar muito bem a qualquer estação do ano.
No inverno, eles buscam locais quentes para se aquecer e é possível encontrá-los especialmente em porões, sótão, em meio a entulhos ou bagunças.
Como prevenir infestações
Para impedir a procriação dessas pragas em qualquer local é preciso mantê-lo limpo e organizado, especialmente as áreas úmidas ou onde elas possam encontrar alimentos. Além disso, o ideal é tampar frestas e buracos onde elas possam esconder e pelos quais elas possam passar e entrar no local.
As telas de vedação são outra opção que ajudam a impedir que elas adentrem o espaço.
Por fim, nada como contatar uma empresa especializada para dedetizar o ambiente, antes mesmo que essas pragas surjam. Os serviços bem feitos durarão até o verão, protegendo a todos que convivem no local.