Você já ouvi falar do Perigo dos Inseticidas Domésticos? Ainda que os comerciais de TV minimizem seus efeitos, especialistas alertam que é preciso muito cuidado em usá-los.
Existem situações em que aquela velha expressão “tudo o que é demais sobra” se aplica de um jeito bem apropriado. E, certamente, podemos dizer que o uso indiscriminado de inseticidas domésticos, é um bom exemplo disso.
Para quem não sabe, inseticidas domésticos são àqueles venenos para insetos que compramos em supermercados e casas de ração.
Em síntese, eles são bem baratos. Além disso, prometem acabar com baratas, moscas, mosquitos, cupins, formigas etc.
Entretanto, muitos desses inseticidas causam algum tipo de problema a saúde dos usuários. Como por exemplo, dores de cabeça, náuseas e diversas reações alérgicas.
Porém, de acordo com os especialistas, o perigo dos inseticidas domésticos vai além do que se pode “ver”.
Segundo os pesquisadores, usar esses produtos químicos, corriqueiramente, pode causar sérios problemas à saúde. Ademais, podem levar até ao óbito.
Você também vai gostar de saber: “Como Acabar com Formigas no Carro“
Primeiros Sinais de Alerta
Os cientistas afirmam que o maior problema dos inseticidas “modernos”, está em suas soluções inovadoras. Isto é, a grande maioria desses produtos está com aromas suaves e agradáveis.
Como resultado, as pessoas acreditam que precisam aplicar muito produto para conseguir eliminar as pragas urbanas. E pensam que por não sentirem aquele odor forte o animal poderá resistir ao inseticida.
Mas, é aí que mora o grande perigo!
Quanto mais produto você aplica no local, mais dele ficará impregnado no ambiente. O que por sua vez, pode ocasionar em consequências graves, sobretudo, em crianças e idosos.
O que Dizem as Pesquisas
Pesquisadores do Instituto de Pesquisa em Saúde e Meio Ambiente de Rennes, na França, publicaram um estudo que ilustra muito bem o perigo dos inseticidas domésticos.
De acordo com a pesquisa, existem alguns compostos químicos, qualificados como sendo do grupo dos piretroides. Nesse caso, eles estão diretamente relacionados ao déficit cognitivo de crianças.
Isso significa que existem riscos de atraso no desenvolvimento escolar das crianças, por exemplo.
Além disso, esse tipo de produto químico pode resultar em dificuldades na memória e na compreensão verbal. O que por sua vez, pode atrapalhar a vida em sociedade desses indivíduos.
Casos de Intoxicação por Piretóides
Falando ainda dos riscos relacionados aos piretóides, o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas da Fundação Oswaldo Cruz (Sinitox/Fiocruz); revelou que entre 2008 e 2012, houve um registro de 12.617 casos de intoxicação por piretróides, principalmente, em crianças com menos de 4 anos de idade.
Dentre os principais sintomas identificados estão:
- Dermatites;
- Asma;
- Rinite;
- Parestesias (sensação de formigamento, coceira e dormência);
- Dores de cabeça;
- Diarreia;
- Tremores;
- Desmaios;
- Irritabilidade;
- Vômito;
- Fadiga;
- Salivação.
Embora essa lista de sintomas já seja bastante aterrorizante; os pesquisadores confirmam que muitos outros distúrbios graves podem ser associados a exposição crônica de inseticidas domésticos.
Talvez o maior problema disso tudo seja o faro de que os piretroides atravessam a placenta, colocando em risco também os fetos.
E isso só foi descoberto porque em 2013, pesquisadores do Departamento de Neurologia do Hospital Central em Jiaozuo, na China; constataram efeitos negativos na exposição de gestantes sobre os inseticidas e, isso influenciava no desenvolvimento neurológico e mental dos bebês.
Sobre o Grau de Eficácia dos Inseticidas Domésticos
Outro ponto importante para se destacar é o fato de que as pragas urbanas estão mais resistentes aos inseticidas domésticos.
Ademais, esse tipo de produto químico elimina apenas os insetos que estão “disponíveis”, não atuando na origem da infestação.
Ocorre que com o passar dos anos, os insetos ficam imunes aos produtos e por isso, entra ano e sai ano, uma nova versão de inseticida é criada.
Como você já deve imaginar, dificilmente conseguirá exterminar uma colônia de insetos usando apenas um pesticida comum.
Como Acontece a Intoxicação por Inseticida
Também chamada de “Envenenamento por inseticida”, a intoxicação pode acontecer de diferentes vias.
De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), diferentes fatores determinam o grau de perigo:
- Tempo de Exposição – Se você passar muito tempo exposto a esse tipo de produto maior é sua chance de sofrer algum tipo de dano à saúde;
- Concentração do Agente Químico – Quanto mais forte for a substância, mais danosa ela é a saúde;
- Grau de Toxicidade – É preciso considerar que alguns produtos são mais tóxicos que outros e isso também pode resultar no envenenamento;
- Comorbidades – Cada pessoa pode sofrer de sensibilidade dos componentes da fórmula do inseticida. E, isso pode ser menor ou maior em nível de intoxicação.
Sintomas Mais Comuns de Intoxicação:
- Olhos lacrimejados;
- Tosse seca;
- Problemas cardíacos;
- Dificuldade para respirar.
Como é Feito o Diagnóstico
Em primeiro lugar, o diagnóstico é feito com base no histórico de exposição aos inseticidas. E também, através de exames de sangue.
Sendo assim, o médico avalia os sintomas e procura fatos e fatores que podem relacionar o problema à exposição do inseticida doméstico.
Como é Feito o Tratamento
Em síntese, a pele do indivíduo é examinada e devidamente lavada. Aplica-se a atropina na veia do paciente e, em seguida ocorre o monitoramento. A fim de avaliar se há insuficiência respiratória.
Sem contar que, caso haja problemas na função cardíaca, a administração por meio de atropina aliviará a maioria dos sintomas.
Como Prevenir Intoxicação por Inseticida Doméstico
Em suma, a única maneira de prevenir intoxicação é contratando uma Dedetizadora Especializadas como a AJAX.
O Controle Integrado de Pragas da AJAX existe para evitar que você e sua família se acidente.
Nossa equipe é composta por um time altamente qualificado que utiliza produtos químicos registrados na ANVISA.
No entanto, se você faz questão de ter uma lata de inseticida dentro de casa, atente-se para as seguintes recomendações:
- Mantenha seu inseticida fora do alcance de crianças e idosos;
- Compre apenas aerossóis com travas de segurança;
- Respeite as recomendações do rótulo;
- Utilize apenas produtos registrados na ANVISA.
Seja como for, fale com a Dedetizadora AJAX!
Agende uma visita técnica gratuita! Zelamos por sua Segurança, Conforto e Total Satisfação.