Visita Grátis - Ligou chegou - (11) 4114-6060

O que é uma fossa séptica pré-moldada?

O que é uma fossa séptica pré-moldada?

A fossa séptica pré-moldada é um tipo de fossa séptica que cuja fabricação se dá em local diferente de onde acontecerá sua instalação. As fossas são importantíssimas para manter a higiene e saneamento em locais que não possuem redes de esgoto e essa pode ser uma opção melhor por apresentar benefícios como rapidez na montagem e maior segurança. Continue acompanhando este artigo para entender mais sobre as fossas sépticas pré-moldadas, suas características e vantagens.

Fossa séptica pré-moldada, entenda o que é

Quando existe o termo “pré-moldado” significa que é moldado antes da instalação. Dessa forma, uma fossa séptica pré-moldada indica que a fabricação da fossa acontece em um local e, em seguida, levada até o local onde se dará sua instalação. Esse processo oferece maior segurança porque, quando um produto é pré-moldado, ele deve passar por uma série de critérios para certificar sua qualidade. E eles sempre passam por avaliação e fiscalização, o que significa maior rigidez na sua confecção. Existem fabricantes com os quais se adquire as fossas sépticas pré-moldadas e eles já são especializados na confecção de peças de concreto.

Continue acompanhando este artigo para saber mais sobre as fossas sépticas pré-moldadas e conhecer os seus tipos e benefícios!

Tipos de fossas sépticas pré-moldadas

Entendendo o que são as fossas sépticas pré-moldadas, deve-se saber que existem dois tipos dela, os quais você conhecerá melhor, abaixo.

Inteiriças

Como o próprio nome diz, essas são fossas se formam através de uma peça inteira. O seu material nem sempre leva concreto, podendo ela ser, por exemplo, de PVC. Elas são feitas sob medida para que encaixem perfeitamente ao serem carregadas para o local de sua instalação.

Em anéis

Esse tipo de fossa séptica é sempre feito de cimento que formam alguns anéis. A fossa e dá a partir da montagem deles no local da instalação e seu encaixe é feito em cima de uma base lajeada. Após a sua montagem in loco, é preciso colocar uma camada de concreto por cima para vedar, bem como ajeitar a tubulação. Apenas depois desse processo, ela estará pronta para uso. Nesse caso, especialmente, a instalação deve ser feita por profissional porque eles recebem o devido treinamento para não correr riscos de falhas no sistema da fossa.

Qual a diferença entre as fossas

Tanto a fossa séptica pré-moldada como a comum visam exatamente a mesma coisa, ou seja, receber efluentes residenciais. Nelas, ocorre o seu tratamento para que haja a deposição de dejetos em um local e para que devolver o líquido inofensivo ao meio ambiente sem prejudicar lhe. Portanto, a diferença entre as fossas está apenas na sua instalação, uma vez que a pré-moldada oferece maior garantia de execução de qualidade e segue padrões rígidos para sua utilização.

Não é qualquer pessoa, no entanto, que pode instalá-la ou solicitar sua confecção. Isso porque há que se fazer cálculos com base nos gastos da residência onde se dará sua instalação, para que ela seja feita da forma correta. Portanto, o ideal é sempre que um profissional realize o projeto da fossa antes de solicitar sua confecção.

Cuidados necessários com as fossas

Independente de a ser a sua fossa séptica pré-moldada ou comum, é preciso ter alguns cuidados com ela para preservar sua funcionalidade. Um deles é a manutenção periódica, que deve ser realizada sempre por empresa competente e profissionais especializados. Isso porque o procedimento oferece grande risco de contaminação. O ideal é realizar a limpeza da fossa pelo menos uma vez ao ano. Entretanto, pode-se aumentar essa quantidade para uma vez a cada seis meses a depender do uso da fossa.