Com a chegada do Verão aumenta o número de Escorpiões em Franca. Na última semana do ano, um menino de 3 anos morreu em decorrência da picada.
Enfim, o verão chegou! E com ele, muito sol, calor e praia. Contudo, infelizmente existem situações desagradáveis associadas a essa época do ano.
Um exemplo clássico, diz respeito ao grande número de pessoas que sofrem com picada de escorpião.
Isso acontece, porque no verão (de dezembro a março), o clima é mais úmido e quente, situação ideal para a proliferação do animal, que por sua vez, busca abrigo em entulhos, telhados e esgotos.
O Ministério da Saúde recomenda que a população adote hábitos simples, porém, altamente eficazes, que além de prevenir picadas de escorpião, também podem salvar vidas.
Dentre as orientações estão a vedação de ralos, tanques e pias, bem como, a vedação de fretas em paredes, portas e janelas.
Além disso, vale a pena checar roupas, calçados e roupas de camas, antes de usá-las. Pois é comum que os escorpiões fiquem escondidos em tecidos, resultando em acidentes domésticos.
Alta de Escorpiões em Franca
Embora exista uma imensa incidência de casos em todo o país, o Estado de São Paulo faz um alerta para a alta de Escorpiões em Franca, município situado no interior paulista. Isso porque, só em 2019, a cidade registrou 391 casos.
A última vítima fatal, foi o menino João Gabriel Borges de apenas 3 anos de idade. O garoto foi picado por um escorpião na região do tórax, enquanto brincava no quintal de casa, que fica no Jardim Brasilândia.
O garoto foi socorrido no dia 14 de dezembro e levado para o Pronto-Socorro infantil. Em seguida, foi transferido para a Santa Casa da cidade, onde permaneceu internado até o dia 23, contudo, infelizmente veio a óbito.
Mais de 6 mortes registradas em São Paulo
De acordo com o Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, só em 2019, ao menos 6 mortes haviam sido registradas até outubro, em decorrer da picada de escorpião.
Os casos aconteceram nas cidades de:
- Franco da Rocha;
- Presidente Venceslau;
- Marília;
- São José do Rio Preto;
- Taubaté.
No entanto, o número de casos de picada de escorpião em todo o Estado de São Paulo foi de 4.638, considerando o mesmo período do boletim.
A Prefeitura de São Paulo faz um alerta para a importância da Dedetização Residencial, visto que os acidentes com escorpiões em 2019 mataram mais que as picadas de cobras e outros animais peçonhentos, como abelhas e aranhas.
O que diz a Vigilância Sanitária?
Salvo que em períodos chuvosos e de muito calor, aumentam os números de reclamações referentes ao surgimento de escorpiões nas cidades paulistas, a Vigilância Sanitária garante que é preciso redobrar os cuidados para evitar que o animal se prolifere.
Vale ressaltar que esses insetos saem em busca de alimentos. Em sua dieta, estão outros insetos, como grilos, gafanhotos e até baratas. Daí, a necessidade de manter os ambientes sempre limpos e livres de pragas urbanas.
Os Escorpiões de Franca, comumente, são aqueles de cor amarelada. Provenientes da rede de esgoto. Novamente, fica o alerta para manter suas tubulações, quintais etc. sempre higienizados. Bem como, é imprescindível procurar o serviço de limpa fossa, a fim de evitar problemas com esses animais.
Picada de Escorpião: Quem corre mais risco?
Antes de mais nada, é preciso compreender quais os riscos relacionados a exposição ao animal. Sobretudo, porque existem áreas consideradas mais vulneráveis.
Quais são as populações mais expostas?
Segundo a Agência Brasil, fazem parte do grupo considerado de risco pessoas que trabalham na construção civil, crianças e pessoas que passam muitas horas em quintais e jardins, e trabalhadores de madeireiras.
Além disso, pessoas que trabalham com alimentos frescos, como é o caso de feirantes, bem como, profissionais que manuseiam cargas, também podem sofrer com a picada do escorpião.
Como saber se houve uma picada de escorpião?
Geralmente, a grande maioria dos acidentes com escorpião, acontecem de maneira muito rápida. E assim que a pessoa é picada, a área é tomada por uma vermelhidão, um inchaço – devido ao acúmulo de líquido, dor intensa e sudorese local.
No caso de crianças picadas por escorpião, os sintomas podem incluir diarreias e vômitos, sobretudo, se for causada pelo escorpião amarelo.
Dentre as recomendações, assim que alguém for picado pelo animal, deverá ser encaminhado imediatamente para um hospital de referência. E, se possível, leve o animal ou uma foto, para que haja uma identificação precisa da espécie.
Como evitar Picada de Escorpião?
Por fim, todos querem saber o que deve ser feito para evitar a picada de escorpião, não é mesmo? Sendo assim, anote aí os cuidados que deverão ser tomados por você e sua família:
- Garanta que ralos e pias estejam sempre vedados, por meio de telas protetoras. Além disso, tampe frestas, buracos e rachaduras de paredes e muros.
- Sempre que possível contrate uma Dedetizadora Especializada em pragas urbanas. Com o intuito de manter seus quintais e terrenos limpos e livres de animais peçonhentos, é fundamental contar com a ajuda de profissionais capacitados.
- Jamais acumule lixo e entulhos em casa.
- Limpe bem a casinha dos animais de estimação.
- Verifique locais abertos, como parques e grandes jardins, antes de deixar crianças brincarem livremente.
- Utilize luvas e sapatos fechados ao efetuar uma limpeza profunda em ambientes abertos.
- Mantenha suas crianças sempre instruídas quanto aos perigos de manusear esses animais.
Através dessas orientações, você consegue minimizar os riscos de sofrer com a picada de escorpião.
Lembre-se de ter sempre em mãos a lista com o nome dos hospitais de referência, tal como, anote o contato de uma empresa de dedetização, para realizar a manutenção do local infestado.
Como é feita a dedetização da Ajax?
Precisando da ajuda da AJAX Dedetizadora?
Saiba que a empresa possui uma equipe altamente qualificada, e preparada para utilizar técnicas de controle químico que reduzem e dizimam a população de pragas urbanas.
Juntamente com prefeituras e outros órgãos públicos, A Dedetizadora AJAX faz uso de uma alta tecnologia e produtos certificados, para proporcionar conforto e tranquilidade a toda população.
Toda abordagem é feita pelo CIP (Controle Integrado de Pragas) – por meio de critérios toxicológicos e ecológicos para combater a proliferação desses animais em áreas afetadas.
Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais e continue acompanhando nossas dicas aqui no blog!