doença de chagas

A capital paulista tem monitorado parques e outras áreas abertas. Com o intuito de combater a infestação de barbeiros e assim, evitar a transmissão da Doença de Chagas para regiões metropolitanas.

As autoridades já começaram a se movimentar, e revelam preocupação no que diz respeito a proliferação de mosquitos transmissores da Doença de Chagas.

Essa doença é caracterizada por uma inflamação que resulta de um parasita encontrado em fezes de insetos, e se apresenta em dois estágios: fase aguda e fase crônica.

Dentre os principais sintomas estão: constipação, dor no abdômen, problemas digestivos e irritação sobre a pele.

Infestação de Barbeiros na Grande São Paulo

Afinal, por lá há uma alta concentração de regiões precárias de moradias, onde os insetos se alojam em frestas de casas ‘pau-a-pique’.

No entanto, atualmente os barbeiros estão se espalhando por cidades da capital, o que preocupa os órgãos de saúde pública.

Cidades como Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Carapicuíba, Embu das Artes, Juquitiba e Santana de Parnaíba, já registraram a presença do inseto.

Sendo que dos 135 encontrados, ao menos 30,8% estavam infectados com a doença de chagas.

A equipe responsável pela identificação dos insetos, também encontrou os animais em bairros da zona oeste de São Paulo. No entanto, não houve nenhuma confirmação de transmissão para humanos.

Dados dos últimos anos no Brasil

Em 2006, o país recebeu da OMS (Organização Mundial da Saúde) a certificação internacional pela erradicação do barbeiro Triatoma infestans – considerada principal espécie transmissora da doença.

Entretanto, estima-se que entre 1,2 milhão e 4,6 milhões de pessoas no Brasil tenha a Doença de Chagas em forma crônica.

Daí a importância de manter a Dedetização de Casas e Condomínios sempre em dia, para justamente, evitar tais riscos relacionados à vida humana.

doença de chagas

O que realmente preocupa o governo de São Paulo?

Como resultado de anos de evolução, atualmente a espécie de barbeiro que mais preocupa os pesquisadores do estado de São Paulo, é o Panstrongylus megistus, que pode viver em matas fechadas, bem como, em espaços domésticos.

O inseto pode ser facilmente reconhecido por ter manchas nas cores vermelho e marrom, e medir cerca de 4 cm de comprimento.

E em caso de infecção, podem transmitir a doença através da picada em humanos.

Segundo o médico epidemiologista Guilherme Werneck, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, a possibilidade de o inseto sair da vida silvestre e se expandir para áreas urbanas, deve ser no mínimo, preocupante.

Os primeiros registros nas regiões metropolitanas

Entre o ano passado e esse ano, as equipes da Sucen registraram a presença do Barbeiro em matas situadas próximas aos bairros da zona oeste de São Paulo.

Os bairros citados foram: Butantã, Jardim Esmeralda, Jardim Amaralina e Cohab Raposo Tavares.

Após análises, os pesquisadores afirmaram que os insetos podem estar se movimentando em busca de comida. Dessa forma, aproveitam as conexões disponíveis em matas e parques próximas as rodovias Raposo Tavares e Régis Bitencourt.

Nesse sentido, por mais que a doença de chagas não tenha sido confirmada em nenhuma dessas áreas, sabe-se que os insetos se reproduzem de maneira intensa no verão.

O que a Sucen pretende fazer para evitar casos da Doença de Chagas em SP?

A Sucen conta com um plano de ação que inclui a comunicação com moradores de cidades consideradas vulneráveis. São elas: Cotia, São Bernardo do Campo, Santo André, Osasco e Ribeirão Pires.

doença de chagas

Cuidados a serem tomados para evitar a contaminação da Doença de Chagas

Os pesquisadores que analisaram os insetos no laboratório da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) constataram que os insetos capturados se alimentam do sangue humano e de animais, como gatos, cães, gambás, pombos e até roedores.

Ao passo que é preciso dizimar qualquer chance de o Barbeiro transmitir a doença para humanos, o biólogo Rubens Antonio da Silva – pesquisador científico faz o alerta:

“Precisamos ficar atentos para evitar a transmissão para pessoas”.

E para promover o controle e a eliminação de insetos transmissores, é preciso manter a limpeza e a inspeção dos locais considerados suscetíveis ao surgimento desses animais.

A Dedetização Residencial deve eliminar insetos e outros animais em condomínios e casas.

Como funciona o Serviço de Dedetização contra Barbeiros para evitar Doença de Chagas?

Existem diferentes técnicas que podem agir no combate a proliferação de Barbeiros, o uso de tijolos que não possuem tantos furos – possíveis esconderijos do inseto.

A sujeira intensa, o acúmulo de lixo e resíduos de alimentos, são propícios para o surgimento desses pequenos animais. Por isso, fica o alerta quanto a limpeza regular, sobretudo de ambientes abertos.

Ademais, empresas que trabalham agindo no combate , como é o caso da AJAX Dedetizadora e Desentupidora, são certificadas e utilizam inseticidas regulamentos pela ANVISA.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog repleto de dicas e cuidados de saúde.

By

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× WHATSAPP