Precisando de empresa especializada em Controle de Pombos SP? Confira como esse serviço funciona e saiba qual sua real importância.
Popularmente chamados de ‘ratos voadores’, os pombos são aves que transitam livremente pelos ares de São Paulo.
Não somente a capital em si, mas todo o estado de São Paulo, sofre com a intensa presença desses animais, que eventualmente, vivem estampando as manchetes de jornais.
Em janeiro deste ano, nós publicamos uma matéria sobre a morte de duas pessoas, que infelizmente, foram infectadas pela chamada “Doença do Pombo”. Clique e saiba mais!
E numa tentativa de minimizar os impactos causados por esses animais, a Prefeitura junto à outros órgãos de fiscalização, intensificam suas ações a respeito do Controle de Pombos em SP.
Controle de Pombos no Litoral Paulista
A cidade de Santos, também tem sofrido com a presença desses pequenos animais, que por sua vez, se aglomeram em praças, calçadões e vias públicas.
A Prefeitura de Santos informou que conta com a ajuda da população para evitar a proliferação das aves, e por consequência, reduzir os riscos de contaminação de doenças relacionadas aos pombos.
Só no primeiro semestre do ano passado, a Seção de Vigilância e Controle de Zoonoses da cidade, já havia feito 116 fiscalizações, depois de ter recebido denúncias dos próprios munícipes.
Por que existem tantos Pombos em SP?
O problema dos Pombos em SP não é novidade!
Essas aves precisam de abrigo e alimento para sobreviver, e em São Paulo, essas condições são mais que favoráveis!
No entanto, as prefeituras do estado salientam, que embora seja fácil encontrar água por aí – abrigo e alimento são aspectos que podem ser ‘dificultados pelos humanos’. A fim de evitar que os pombos se aproximem e se instalem em áreas repletas de pessoas.
Portanto, o primeiro mandamento para evitar a presença de pombos em determinados locais é, não oferecer comida as aves, sobretudo, migalhas de pães e biscoitos.
Para se ter uma ideia da gravidade do assunto, a Prefeitura de Santos disponibilizou um canal de denúncias, onde a população pode informar quais locais apresentam alto índice de pombos (e outras pragas urbanas, como ratos e ratazanas, por exemplo).
As denúncias devem ser feitas à Ouvidoria Municipal, pelo telefone 162; pelo site www.santos.sp.gov.br/ouvidoria ou pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, no Paço Municipal (Praça Mauá s/nº – térreo).
Controle de Pombos SP: Ações Preventivas
Devido aos alardes feitos pelas Prefeituras, é preciso manter a preocupação em dia, afinal, o contato do ser humano com os pombos, principalmente, com suas fezes, pode ser mortal.
Mas, antes de saber quais são as doenças causadas pelo contato com as fezes dos pombos, conheça algumas ações preventivas:
Alimentação
Fica estreitamente proibido alimentar os pombos, seja qual for a situação.
Ainda que por vezes, queiramos fazer um ‘agrado’ para as aves, saiba que elas possuem um sistema eficaz de sobrevivência. Estando aptas para irem atrás de seus alimentos na natureza.
Além disso, recolha qualquer tipo de alimento orgânico em seus quintais e varandas. Isso inclui restos de comida de animais domésticos.
Proteção Ambiental
Nesse sentido, vale de tudo para evitar a contaminação pelas fezes dos pombos.
O ideal é proteger boca e nariz com máscara, sempre que for efetuar uma limpeza em forros, galpões e outros ambientes que porventura, possam servir de abrigo para esses animais.
Vedar aberturas em paredes e tetos, é outro jeito eficiente de fazer o controle ambiental. E lembre-se de eliminar qualquer objeto que sirva de recipiente para acumular a água da chuva.
Abrigo
Com relação aos abrigos, instale telas ou vede calhas, a fim de prevenir que os pombos entrem e façam ninhos.
Uma solução inteligente e barata para afastar as aves de possíveis abrigos, é colar objetos metálicos em superfícies. CDs antigos e outros objetos brilhantes afastam os animais que ficam assustados com o brilho que reflete o sol.
E por fim, mas não menos importante, o Controle de Pombos SP precisa contar com a ação de uma equipe profissional, que sabe exatamente qual estratégia utilizar para eliminar ou prevenir a entrada desses animais em áreas indesejadas.
Doenças Causadas por Pombos
Agora que você já sabe tudo a respeito da importância do Controle de Pombos, conheça as principais doenças associadas à esses animais:
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) existe mais de 57 doenças relacionadas aos pombos. Contudo, 6 delas são as mais perigosas e fatais:
Criptococose
Doença altamente infecciosa, que é capaz de provocar alterações no sistema central e respiratório do indivíduo contaminado.
Sua transmissão pode ocorrer através da poeira contaminada com fezes de pombos.
Psitacose
Talvez essa seja a mais mortal de todas, pois, a psitacose é um tipo de pneumonia rara, também chamada de febre do papagaio.
Por meio do contato direto com as secreções contaminas, a bactéria é capaz de invadir o sistema respiratório, se instalando no pulmão e ocasionando febre alta, dores, mal-estar e até a morte.
Clamídia
A doença tem um período de incubação de até 15 dias e seus sintomas são bem parecidos com uma febre comum.
Se você tiver clamídia pode sentir febre, dores e fadiga.
Salmonella
Ao entrar em contato com as fezes do pombo o indivíduo pode se contaminar com a bactéria, que por sua vez, causa diarreia, febre, cólicas e pode evoluir para meningite – também podendo levar a morte.
Histoplasmose
Causada pelo fungo Histoplasma capsulatum, essa doença ataca alguns órgãos, incluindo os pulmões.
Ela pode ser adquirida por meio da inalação de poeira contaminada de excrementos dos pombos.
Dermatites e alergias
Por último, algumas pessoas apresentam coceira e outras doenças relacionadas à pele. Isso ocorre devido a poeira contaminada com fezes das aves.
Como contratar uma equipe de Controle de Pombos SP?
Para realizar o controle de pombos em sua cidade, conte com a AJAX Dedetizadora. A empresa é especializada em serviços de combate a pragas urbanas.
Além disso, contamos com todas as certificações necessárias para tal especificidade.
Nossa visita é gratuita e nosso atendimento é 24 horas.