Bicarbonato para sarna de cachorro funciona
Bicarbonato para sarna de cachorro funciona

A resposta direta é um sonoro não! O bicarbonato, normalmente usado para tratar acidez estomacal, não tem ação para a sarna de cachorro. E o bicarbonato para sarna de cachorro como tratamento pode prolongar o desconforto do animal e aumentar a exposição dos donos à doença.

Além disso, a causa da sarna é um inseto praticamente invisível aos olho. Por isso é de extrema importância o manejo adequado do quadro, que deve ser feito por profissionais. Continue lendo esse artigo para saber mais sobre o bicarbonato para sarna de cachorro!

Polvilhar bicarbonato na região de coceira pode tratar a sarna?

Infelizmente, a resposta é um não. A crença de que o bicarbonato pode tratar a sarna de cachorro pode ter fundamentos místicos baseados em observações populares, ou seja, sem conhecimento.

Entretanto, não existe nada que fundamente a utilização de bicarbonato para tratar o quadro. A sarna de cachorro é causada por pequenos, e bem famosos, aracnídeos: os ácaros. Estes insetos possuem um ciclo de vida intimamente associado com os animais, passando a colonizar a pele deles para alimentação, reprodução e postura dos ovos.

Estes, quando abertos, liberam formas já parasitárias para o animal. As larvas e ninfas permanecem juntas aos adultos no pelo do cachorro, ampliando a população desses ácaros como agentes ativos da sarna.

Esses pequenos insetos, praticamente invisíveis aos olhos, podem estar presentes em diversos locais frequentados pelo cachorro. Podendo ser encontrados, por exemplo, nos locais nos quais o animal dorme ou por onde ele anda, por exemplo.

O controle da população desses ácaros é fundamental para evitar a contaminação de outros animais saudáveis, ou mesmo de seus donos.

A infestação manifesta os sinais e sintomas clássicos, como a vermelhidão, coceira e perda de pelos. Além disso, ela provoca um desconforto físico ao animal, pode oferecer riscos também ao bem-estar do dono.

Entenda porque você não deve usar bicarbonato para tratar o problema

Uma forma errada de lidar com a sarna é o ato de se polvilhar bicarbonato nos ambientes ou sobre o animal, as vezes esfregando o local. Isso porque o bicarbonato para sarna de cachorro não funciona, uma vez que não possui ação sobre os insetos que colonizam o animal.

Portanto, essa tentativa frustrada pode levar à prorrogação do incômodo causado pela colonização. Além disso, ela aumenta as chances de contaminação dos donos. O contato direto na aplicação desse pó aumenta a exposição às sarnas.

Portanto, os riscos de se contaminar. E, uma vez que não resolve o problema, permite que o agente causador da sarna continue a espalhar pelo ambiente de circulação do cachorro.

O que é importante fazer para lidar com a sarna de cachorro?

Primeiramente, para se evitar os riscos associados à presença desses insetos nos ambientes, é fundamental a contratação de profissionais especializados. Isso porque uso de inseticidas próprios e de ação residual no ambiente auxiliam no combate ao problema sem, contudo, oferecer riscos aos moradores e seus animais.

Além disso, o combate feito dessa maneira elimina as fontes possíveis fornecidas pelo ambiente. Ademais, tratar o animal é igualmente importante, uma vez que ele é o lugar onde as sarnas ficam. Ambas medidas fundamentais no combate à infestação. Porém, não se recomenda o bicarbonato para nenhuma dessas ações!

A ação mais adequada seria buscar por uma empresa especializada. Isso porque essas empresas possuem profissionais treinados e capacitados para encontrar as medidas e alternativas corretas para o combate às sarnas. Elas utilizam, por exemplo, produtos certificados e aprovados pelas agências regulatórias para combater pragas, como os ácaros causadores da sarna de cachorro.

Então, se seu cachorro apresenta coceira, perda de pelos e vermelhidão na área é importante buscar um auxílio capacitado. Ou seja, não utilize de produtos ou combinações caseiras, como o bicarbonato para sarna de cachorro, que não funciona!

Essas medidas, além de não apresentarem resultados, podem ainda causar outros incômodos mais difíceis de tratar e frustrações com a não resolução do problema.

Na dúvida, busque auxílio profissional de empresas especializadas em combate a pragas, por exemplo os ácaros que causam a sarna de cachorro. Com o apoio desses profissionais treinados, você terá sucesso em eliminar o problema e garantir que ele não volte a incomodar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× WHATSAPP