As pragas urbanas se encontram em todos os lugares, por isso não é incomum encontrar baratas em condomínios. Por isso, também, é preciso adotar medidas para evitá-las ou acabar com infestações existentes.
Veja, a seguir, estratégias de prevenção e controle e fique livre dessas pragas!
É normal ter barata em apartamento?
Você pode achar que as baratas não aparecem com frequência em apartamentos, especialmente se forem altos. Mas isso não é verdade.
Essas pragas se movem por dutos de ventilação, encanamentos e pessoas podem, até mesmo, transportá-las (dentro de sacolas, por exemplo).
Por isso, mesmo que você more em um apartamento, precisa adotar cuidados para manter as baratas longe.
O que atrai baratas em apartamentos?
O que atrai baratas em condomínios são os mesmos fatores que as atraem para outros lugares. Ou seja, a busca por alimento e abrigo.
Dessa forma, se elas encontram locais para se esconder dentro do seu apartamento e/ou restos de alimento sobrando na pia, elas provavelmente se instalarão perto deles.
Além disso, elas procuram por locais onde há lixo acumulado, mesmo que seja em sacolas de lixo, porque sentem o seu cheiro e tentam chegar à comida empacotada.
Outro motivo que leva as baratas a procurarem casas e apartamentos é a comida de animais de estimação que fica exposta por longos períodos.
Se houver baratas em um apartamento do prédio ou condomínio, elas se espalharão pelos outros, podendo causar infestações.
Quais são os cuidados individuais para evitar baratas em condomínios?
O ideal é prevenir a presença de baratas em condomínios, o que é possível de fazer se cada um dos condôminos adotar algumas medidas simples.
Por exemplo, manter a casa limpa (realizando a limpeza diária), para que elas não encontrem alimentos como migalhas espalhadas pelo chão.
Além disso, manter a organização do local é fundamental, uma vez que a bagunça oferece às baratas locais para se esconder.
Também é importante evitar acumular lixo dentro do apartamento e, sempre que possível, descartá-lo em área externa, em local reservado para isso.
Ainda, para não atraí-las com a comida dos bichos de estimação, prefira oferecer a ração sempre em horários marcados.
Se o pet não comer, retire e guarde em local seguro e bem fechado, para que as baratas não se atraiam para o local.
Vale ressaltar que nenhuma dessas medidas é capaz de combater uma infestação já formada. Nessa hipótese, a única maneira de solucionar o problema é contando com uma empresa especializada.
Quais são os cuidados coletivos para evitar barata em condomínio?
Evitar baratas em condomínio depende das medidas individuais, mas também coletivas.
Por isso, é preciso que o condomínio garanta um local para descartar corretamente o lixo, além de providenciar limpezas regulares de áreas comuns.
Outra medida fundamental é fazer manutenção regular para inspecionar as áreas comuns, limpá-las e vedá-las (por exemplo, rachaduras ou tubos de ventilação).
Como funciona a dedetização em condomínios?
A dedetização é um procedimento fundamental para combater baratas em condomínios. Inicialmente, o síndico contata uma empresa especializada no controle de pragas, para que ela envie seus funcionários para uma inspeção.
Em seguida, eles fazem um orçamento, que passa pelo aceite do condomínio.
Para a realização dos procedimentos, comunica-se a todos os moradores do local, para que não estejam presentes na hora e por algumas horas depois.
Por fim, os profissionais realizam a limpeza com equipamentos apropriados, e utilizando equipamentos de proteção individual necessários. Em pouco tempo, o local está protegido pelos produtos, proteção essa que dura até 6 meses.
Após esse prazo, é necessário contatar a dedetizadora para realizar outro procedimento para impedir as baratas em condomínios.