Mais conhecidos por serem pragas urbanas perigosas, os ratos são inteligentes e possuem muitas habilidades surpreendentes. Entretanto, são justamente elas que tornam difícil a sua captura. Continue acompanhando este artigo para saber quais são essas habilidades!
Se adaptam facilmente ao ambiente
É possível encontrar ratos nos mais diversos ambientes. Apesar de gostarem mais de climas quentes, por exemplo, eles vivem bem no frio. Isso porque são capazes de procurar e encontrar abrigo, comida e água em locais diversos.
Possuem hábitos noturnos
Enquanto as pessoas dormem, os ratos saem a procura de alimento, passam a madrugada fora e, depois, voltam para seus ninhos. Isso é uma grande vantagem para eles, uma vez que torna sua captura mais difícil.
Geralmente, é possível perceber a presença de ratos apenas por causa dos rastros que eles deixam. Por exemplo, fezes no local, comidas roídas ou arranhões que eles fazem com suas patas.
Mas quase nunca é possível encontrá-los durante o dia. Dessa forma, se isso acontece, é preciso redobrar os cuidados, uma vez que pode haver infestação desses animais em algum lugar próximo.
Contam com alta capacidade de roer
Os ratos roem, isso você já sabe. Mas precisamos falar que a potência dessas roeduras é alta: eles conseguem destruir não apenas objetos como móveis, mas também fios elétricos, encanamentos e outras estruturas de uma casa. Portanto, conseguem causar danos significativos.
São ágeis e habilidosos
Outras das habilidades que fazem os ratos inteligentes são sua agilidade e destreza. Esses animais são capazes de se mover muito rápido, por isso as tentativas de capturas que não são feitas por profissionais acabam não surtindo efeito.
Contam com ótimo senso de orientação
Além de se moverem rapidamente, eles sabem muito bem para onde estão indo. Isso porque o senso de orientação dos ratos é muito apurado e eles conseguem memorizar caminhos e rotas para encontrar comida, água e abrigo com facilidade.
Conseguem detectar perigos
Muitas pessoas tentam capturá-los montando armadilhas nos locais. Elas podem até funcionar vez ou outra. Mas, em geral, não pararão os ratos.
Isso porque eles conseguem identificar movimentações prejudiciais no ambiente, por isso agem com cautela diante de ratoeiras.
Além disso, é importante frisar que as armadilhas não são uma solução a longo prazo e sequer farão efeito diante de infestações.
Têm hábitos alimentares variados
Seus hábitos alimentares variados também mostram como eles são inteligentes e como eles se adaptam bem em qualquer lugar.
Como eles conseguem se alimentar de diversos alimentos, conseguem achar comida mais fácil e, assim, viverem mais.
Possuem ótima memória
Mencionamos que os ratos decoram caminhos e isso se deve ao fato de terem uma excelente memória.
Mas a memória deles vai além de apenas caminhos: quando alguns deles morrem por causa de venenos ou armadilhas, o restante se lembra daquilo e evitam passar pelo mesmo.
Além disso, a memória espacial dos ratos os permite que se lembrem de rotas e esconderijos, o que dificulta muito encontrá-los e capturá-los.
Como vencer os ratos
Para driblar os ratos inteligentes é preciso contar com técnicas de controle de infestações que realmente funcionem.
Por isso, o ideal é não focar nas soluções caseiras: com o passar do tempo, a falta de solução para o problema contribuirá para a multiplicação dos ratos, gerando grandes infestações.
Aqueles que realmente conseguem traçar estratégias de captura de ratos eficientes são os profissionais, devidamente treinados, de dedetizadoras especializadas.
Eles visitam o local, determinam os focos de infestação, escolhem os produtos e as técnicas corretos para agir. De forma rápida e eficiente, conseguem eliminar infestações e impedir, por muito tempo, que os ratos voltem ao local.