Ralo entupido é um problema comum em residências domésticas, tanto na cozinha, quanto no banheiro. Esse entupimento tem diversas causas e cada uma exige uma solução diferente.
Abaixo nós explicamos como realizar um desentupimento de forma infalível! Portanto, continue sua leitura para aprender.
Gordura que bloqueia a passagem de água
As caixas de gordura funcionam para separar a gordura da cozinha do líquido que pode descer pelo encanamento. Ou seja, ela retém a gordura, de forma que a água possa escoar livremente pela rede de esgoto.
Entretanto, esse dispositivo apenas consegue conter determinada quantidade de gordura, de forma que o excesso acaba vazando e descendo pelo encanamento.
É o que acontece quando se despeja óleo pelo ralo, ou gorduras: a caixa de gordura transborda, levando ao entupimento. Dessa forma, em pouco tempo o ralo entupido se torna um grande problema.
Para desentupi-lo, neste caso, o ideal é utilizar detergente ou sabão em pó misturados à água morna. É importante que a água não esteja fervendo, porque pode danificar o encanamento.
Após jogar a mistura no ralo, é preciso esperar alguns minutos antes de utilizá-lo novamente. Além disso, é fundamental realizar a limpeza da caixa de gordura, para impedir que o problema aconteça novamente.
Cabelos no ralo que geram entupimento
Cabelos geram mais problemas em ralos do box ou da pia do banheiro. Isso porque nesse cômodo as pessoas lavam e secam os cabelos, deixando os fios caírem por eles.
Esse problema não acontece do dia para a noite, mas com o acúmulo de fios ao longo do tempo. Quando ele bloqueia a passagem de água, é muito difícil resolvê-lo.
É possível remover os fios do encanamento com auxílio de água quente com vinagre e bicarbonato. Isso porque a mistura faz com que os fios fiquem mais maleáveis, facilitando para que eles desçam pelo encanamento.
Outra forma de realizar a limpeza de ralo entupido com cabelo é através da remoção manual dos fios. Entretanto, isso só é possível quando eles ainda estão superficiais no encanamento.
Comida e itens sólidos que não escoam pelo encanamento
Também é muito comum que os ralos sofram com obstruções por comida ou itens sólidos que caem neles. Geralmente, por causa da comida que as pessoas despejam pelo ralo da cozinha.
Mas objetos pequenos podem obstruir qualquer ralo, como o do box ou da pia do banheiro. Por exemplo, sabonetes, hastes flexíveis, papel higiênico e outros.
Se a obstrução não for profunda, pode ser que despejar água morna ajude a empurrá-la e solucionar o problema.
Entretanto, quando ele for mais grave, soluções como o Diabo Verde podem funcionar melhor. Ou mesmo a utilização da soda cáustica, que corroerá esses itens e abrirá passagem para a água.
Acúmulo de resíduos a longo prazo
É possível que um ralo esteja entupido por causa do despejo de substâncias nele durante muito tempo.
Em casos assim, a obstrução tende a ser profunda, por isso qualquer tentativa de solução será paliativa.
Isso porque, em pouco tempo, os resíduos se acumularão novamente, levando a outro entupimento.
Portanto, para solucionar o problema, será necessário a contratação de empresa especializada, para realizar o desentupimento.
Por meio da avaliação da obstrução, os profissionais determinarão qual a melhor técnica para solucionar o problema:
- Produtos químicos para corroer os resíduos;
- Vácuo ou sucção para sugá-los para fora dos encanamentos;
- Hidrojateamento, para empurrar a obstrução ao longo dos sistemas de esgoto;
- Ou mesmo o desentupidor mecânico, a “máquina de desentupir”.
Qualquer que seja o caso, faz-se o desentupimento de forma rápida e eficaz, solucionando o problema do ralo entupido, liberando-o para utilização.