As fossas existem há muitos e muitos anos, mas com o passar do tempo houve o seu aperfeiçoamento. Assim, se tornaram mais higiênicas e menos nocivas ao meio ambiente. Mas os anos também trouxeram inovações que transformaram a limpeza de fossa, tornando-a mais segura e eficiente.
E é sobre essas inovações, que fizeram da limpeza de fossa o que ela é hoje, que falaremos neste artigo. Acompanhe para conhecê-las!
Caminhões de sucção a vácuo
Caminhões de sucção a vácuo, mais conhecidos por caminhões limpa fossa, são veículos que contêm uma bomba de sucção potente, que aspiram os resíduos da fossa.
Ao acionar uma empresa que faz o serviço de limpeza de fossa, ela envia um de seus caminhões até o local.
Os profissionais conectam a bomba à fossa e, devido ao vácuo criado no tanque de armazenamento do caminhão, os dejetos são sugados para ele.
Além disso, nesses caminhões existem sistemas que filtram os dejetos e separam o que é líquido do que é sólido. Dessa forma, o descarte é feito de forma correta se torna mais sustentável.
Câmeras de inspeção de esgoto
As câmeras são outras das inovações que transformaram a limpeza de fossa. Isso porque, por meio delas, que contêm iluminação acoplada, é possível visualizar a tubulação interna das fossas.
Assim, é possível identificar se a fossa está apta a passar por um processo de limpeza mais rígido, ou se há danos nela que a farão ceder, ou que piorarão diante desse processo.
Se houver problemas como danos estruturais, rachaduras, obstruções ou outros, então os profissionais podem corrigi-los antes de iniciar a limpeza.
Hidrojateamento
O hidrojateamento é uma técnica utilizada para desentupimentos e também para realização de limpeza. E ambas essas funcionalidades se aplicam às fossas sépticas.
O hidrojateamento consiste em um jato de água, de alta pressão, que uma mangueira direciona para o local sujo ou entupido.
Quando utilizado em fossas, ele remove detritos, gorduras e outros resíduos de suas paredes internas.
Se houver obstrução, é possível ajustar sua pressão para removê-la, de acordo com a necessidade.
Sistemas avançados de tratamento de resíduos
Um dos avanços que aconteceram, relacionados à limpeza de fossa e à sustentabilidade, foi o surgimento de sistemas de tratamento avançado de resíduos.
Esses são os sistemas que processam os dejetos que as empresas especialistas coletam das fossas.
É possível encontrar neles filtros, tratamento biológico dos resíduos ou sua conversão em biogás. Dessa forma, eles separam o sólido do líquido e fazem decomposição controlada dos materiais orgânicos.
Aqueles que fazem tratamento biológico dos resíduos utilizam bactérias ou outros microrganismos para isso.
Por fim, quando sua conversão é feita em biogás, ela participa de uma alternativa energética amiga do meio ambiente, porque é uma fonte de energia renovável.
Equipamentos de segurança
Por fim, a última das inovações que transformaram a limpeza de fossa, que citaremos neste artigo, são os equipamentos de segurança.
Ainda que eles não façam parte do processo de limpeza em si, são essenciais para que ele aconteça.
Isso porque, durante a limpeza de fossa, quem a realiza se expõe a substâncias nocivas e gases tóxicos, que podem causar problemas de saúde.
Os problemas decorrem tanto do contato com microrganismos contaminados, como da intoxicação por inalação dos gases que a fossa libera.
Por isso, o ideal é contar sempre com empresas especialistas para realizar a limpeza.
Elas proporcionarão segurança no procedimento, oferecendo aos profissionais macacões luvas, máscaras respiratórias e outros itens necessários à preservação de sua saúde.
Assim, nem eles se expõem a riscos, nem os moradores do local.