A limpeza de fossa é essencial para garantir o funcionamento adequado do esgoto, para preservar a saúde de quem convive na casa, ao seu redor e até o meio ambiente.
Mas há muitas informações erradas sobre ela, que precisam ser desmentidas. Continue acompanhando este artigo para saber algumas delas e algumas verdades a respeito da limpeza também!
É possível limpar a fossa por conta própria
Mito! Apesar de parecer um procedimento simples, a limpeza por conta própria pode levar a problemas. Por exemplo, danos a estrutura da fossa, a má execução do procedimento e até riscos à saúde. Portanto, procedimento amador pode levar a outros problemas que exigirão gastos adicionais.
A limpeza da fossa deve ser feita regularmente
Verdade! É preciso limpar as fossas, pelo menos, a cada três anos. A limpeza de fossa séptica é fundamental para evitar o acúmulo excessivo de resíduos e garantir o seu bom funcionamento.
A fossa deve ser limpa apenas quando entope
Mito! Quando a fossa entope é porque sua manutenção não está sendo feita de forma adequada. A cada três anos, ela deve ser limpa. Mas esse tempo pode ser ainda menor, a depender do seu uso. Esperar entupir leva a gastos tanto com a limpeza, como com o desentupimento.
É necessário que profissionais façam o procedimento
Verdade! Ainda que pareça simples, a limpeza exige conhecimentos técnicos e habilidades, bem como o uso de equipamentos adequados. Apenas profissionais sabem como realizar o procedimento de forma segura e sem riscos para sua saúde e as dos moradores do local.
É possível limpar a fossa com produtos químicos
Mito! O uso de produtos químicos pode ajudar um pouco na manutenção e adiar a limpeza, mas não substituem o procedimento. Eventualmente, será necessário realizar a limpeza da fossa com profissionais.
O uso de equipamentos adequados é fundamental
Verdade! Os profissionais que fazem a limpeza da fossa utilizam equipamentos de sucção a vácuo, que garantem a eficácia do procedimento. Qualquer outro tipo de limpeza não consegue obter os mesmos resultados, além de correr o risco de danos à estrutura da fossa.
Os profissionais de limpeza de fossa utilizam equipamentos específicos, como caminhões de sucção a vácuo, para realizar o trabalho de forma eficiente.
Limpar a fossa causa danos à sua estrutura
Mito! A limpeza, quando feita por profissionais, é livre de riscos porque eles sabem quais técnicas utilizar e trabalham com equipamentos adequados para isso. Por outro lado, a limpeza amadora (feita por não profissionais) pode mesmo causar danos à estrutura, gerando a necessidade de gastos adicionais para o seu conserto.
Limpeza amadora oferece riscos à saúde
Verdade! A fossa séptica libera uma série de gases perigosos à saúde humana, por isso é recomendável que apenas um profissional abra e faça a limpeza. O contato com os resíduos e seus microrganismos também podem levar a problemas de saúde. Além disso, há o risco de explosões, a depender da forma como a abertura e a limpeza são feitas.
O uso de produtos biológicos elimina a necessidade de limpeza
Mito! Os produtos biológicos auxiliam na manutenção do equilíbrio do sistema da fossa, mas não removem os resíduos sólidos. Por isso, com o passar do tempo, será fundamental a realização da limpeza de fossa por profissionais.
O descarte errado pode levar a sanções legais
Verdade! O descarte dos resíduos das fossas sépticas é regulamentado por leis ambientais e sanitárias, que podem variar de acordo com o município. Mas, quando feito de forma incorreta, ele leva a sanções, que variam desde multas até a prisão daquele que descumpre as leis.