Os entupimentos pós-obra em imóveis recém-construídos acontecem quando os encanamentos se enchem de rejeitos de obras. Esses rejeitos nem sempre levam a um entupimento imediato, mas que pode piorar ao longo do tempo.
Por isso, muitas vezes as pessoas notam que o encanamento entupiu semanas ou meses após a entrega da obra, ainda que seja decorrente dela. E se isso aconteceu com você, fique de olho neste artigo, para saber o que fazer!
É possível evitar os entupimentos pós-obras?
Sim, é possível impedir que os entupimentos decorrentes de rejeitos de obras aconteçam, através da realização de uma limpeza pós-obra. Essa limpeza, na verdade, é obrigatória para que o imóvel passe por inspeção e liberação.
Entretanto, nem sempre são especialistas que a fazem, gerando problemas como o acúmulo de rejeitos nas curvaturas dos encanamentos (partes mais difíceis de alcançar).
Como é impossível notar esses problemas a olho nu, eles acabam sendo descobertos depois, quando os moradores sofrem com o entupimento.
Portanto, é fundamental que a construtora conte com uma empresa especializada para realizar a limpeza da obra com hidrojateamento, que também consegue eliminar obstruções.
O que gera os entupimentos pós-obras?
Como já dissemos, a causa dos entupimentos pós-obras são os rejeitos que sobram da sua realização. Uma obra recebe e movimenta muitos materiais e, mesmo que os profissionais realizem a limpeza do canteiro de obra, alguma coisa pode passar despercebida.
Especialmente considerando as sujeiras que adentram os encanamentos, as quais eles não conseguem ver, fechando a obra sem removê-las. E são elas que se acumulam, endurecem nos canos e levam a problemas como os entupimentos.
Alguns dos materiais que causam os problemas são:
- Areia
- Cimento
- Entulho
- Gesso
- Plásticos
- Rejunte
- Solo escavado
- Tinta
- Verniz
Mas esses são apenas alguns exemplos. Qualquer material movimentado durante a obra consegue bloquear a passagem de água nos encanamentos e exige a remoção por profissionais.
Como detectar os entupimentos nos encanamentos?
A detecção de entupimentos pós-obras pode ser feita das mesmas formas que a detecção de caça-vazamentos. Uma delas é através do uso de câmeras de vídeo que, inseridas nas tubulações, mostram imagens de onde está o entupimento.
Outra, é por meio de equipamentos especializados de ultrassom, que possibilitam identificar onde o entupimento está por causa da diferença do barulho no encanamento.
Como desentupir os encanamentos?
O desentupimento de encanamentos cuja obstrução tem como causa rejeitos de obras não é simples. Se pequenas obstruções, causadas por cabelos ou gorduras já são difíceis, imagina essas com materiais tão pesados e resistentes!
Por isso, o ideal é contatar uma empresa desentupidora especializada para realizar o procedimento. Ela enviará seus profissionais devidamente qualificados e treinados, para executar os procedimentos acima e identificar o local do entupimento.
Em seguida, eles utilizarão equipamentos e técnicas específicos para remover a obstrução. Por exemplo, o hidrojateamento.
O hidrojateamento é uma técnica não apenas para limpeza do local, como para desobstruir tubulações que procedimentos comuns e mais simples não conseguem.
A pressão da água é tão alta que consegue quebrar o cimento dentro do cano, abrindo espaço para a passagem de água. Por isso, nesses casos, ele é a opção ideal.
É possível fazer a desobstrução sem ajuda especializada?
Você pode tentar desobstruir entupimentos pós-obra sozinho, mas é provável que não consiga.
Como dissemos, entupimentos desse nível não são fáceis de resolver, por isso o uso de substâncias, que ainda fortes, como a soda cáustica, não é o suficiente para abrir passagem para a água.
O hidrojateamento é um método rápido e eficaz de solucionar o problema e apenas empresas especializadas podem fazê-lo. Portanto, recomendamos sua contratação.