É muito comum, para algumas pessoas, jogar óleo na pia, ainda que não seja recomendável. Mas, ao prosseguir com a leitura deste artigo, você verá motivos suficientes para não fazer isso na sua casa mais!
Causa entupimento
Ao jogar óleo no ralo da pia, você está direcionando à rede de esgoto uma substância que não deveria ir para lá. Muitas pessoas pensam que, como existe a caixa de gordura, para separar sólidos/óleo/gordura e água, não tem problema despejar o óleo no local. Mas não é bem assim!
A caixa de gordura não foi feita para receber uma grande quantidade de óleo. Por isso, ela entope, quando isso acontece, especialmente porque o óleo e a água possuem densidades diferentes e não se misturam.
Se há muito óleo no encanamento, a água não consegue seguir o seu curso. E o óleo forma placas de gordura, petrificando dento dos canos. Assim, se forma um entupimento.
E, quando ele se forma, é preciso contratar empresas especializadas para solucionar o problema, ou seja, isso gera gastos desnecessários.
Quando se tenta solucionar um entupimento sozinho, outros problemas podem surgir. Por exemplo:
Danos ao encanamento
Uma pessoa que desentope sozinha pode gerar pressão em locais errados do encanamento, provocando rupturas e levando a problemas hidráulicos. Esses danos também podem ser provocados pelo uso de químicos, que corroem a estrutura dos canos.
Gerar outro entupimento
A depender da forma como se tenta desentupir, há o risco de gerar outro entupimento. Muitas pessoas tentam solucionar o problema utilizando produtos químicos, como a soda cáustica. Mas eles podem conseguir o efeito reverso: ela pode petrificar no encanamento, piorando o entupimento.
Intoxicação
Por fim, há riscos de intoxicação por contato ou por inalação do produto utilizado no desentupimento.
Pode causar danos ao encanamento
O encanamento sofre com as variações internas e externas de temperatura, que atingem sua estrutura. Se a sua temperatura está fria, ao jogar óleo no ralo da pia quando ele está quente, isso causa falhas físicas.
Isso não acontece de imediato, mas, com o passar do tempo, os danos se tornam maiores, até aparecer alguma rachadura, que leva a um vazamento. Nesse ponto, o problema passa a ser hidráulico e é preciso corrigi-lo contratando profissionais.
Polui as águas
Quando o encanamento da cozinha entope, então jogar óleo no ralo da pia, ou qualquer outra coisa, fará eles irem direto para a rede de esgoto. É muito importante considerar que, apesar de passar por tratamento nas Estações de Tratamento de Esgoto, não é todos os locais que as possuem.
Isso significa que o óleo vai parar nos mananciais, contaminando as águas. Cada litro de óleo contamina 20 litros de água.
Saiba como descartar óleo corretamente
Têm pessoas que evitam jogar o óleo no ralo da pia, mas realizam o seu descarte no lixo comum. Na verdade, isso também não é o ideal: ao chegar nos lixões, ele infiltra na terra, provocando a contaminação do solo.
Então, o que fazer? Reciclar!
O óleo de cozinha é reciclável e, a partir dele, é possível produzir sabão, tintas a óleo, massa de vidraceiro, biodiesel e muitos outros produtos.
Por isso, à medida em que for usando óleo na sua casa, vá despejando em uma garrafa pet, para descartá-lo corretamente. Procure por um centro de coleta seletiva, ou por postos de entrega voluntária de óleo e deixe o seu com eles.
A quantidade que você deve juntar para realizar o descarte varia de acordo com o local, portanto, o ideal é entrar em contato com eles antes, para saber quanto deve juntar.