A caixa de gordura tem um papel fundamental no sistema hidráulico de uma casa ou estabelecimento. Isso porque ela impede que a gordura da cozinha caia na rede de esgoto e gere entupimentos. Entretanto, ainda que seja feita e materiais duráveis, é preciso tomar certos cuidados para conservar sua caixa de gordura. Continue acompanhando este artigo para saber como fazer isso!
Como funcionam as caixas de gordura
Para entender como conservar sua caixa de gordura, é preciso, primeiro, saber como ela funciona. Essas caixas filtram os materiais que descem pelos ralos da cozinha, de modo a separar a gordura deles. Isso significa que elas separam o que é sólido dos resíduos líquidos.
A água que é separada é direcionada ao encanamento/sistema de esgoto. Já o material que fica preso na caixa de gordura precisa de limpeza regular. Mas se existe a caixa de gordura, porque não se pode despejar óleo e gordura na pia, ou restos de alimentos?
Porque quando a gordura se acumula, ela forma um resíduo sólido, que impede que mais gordura passe por seu filtro. Assim, ela interrompe o seu funcionamento e a gordura, que deveria ir para a caixa, vai parar nos encanamentos. Isso aumenta muito as chances de entupimento.
Além disso, se a caixa de gordura estiver muito cheia, ela pode acabar voltando pelos ralos. Por isso, é muito importante garantir o perfeito funcionamento da caixa de gordura, conservando-a bem.
Conservação da caixa de gordura
Agora que você já compreendeu como ela funciona, ficou fácil entender o que fazer para conservar a sua caixa de gordura. Veja as dicas abaixo!
O que você NÃO deve fazer
- Jogar óleo, gordura e restos de alimento no ralo
Nós já explicamos esse item acima, mas para reforçar: jogar óleo, gordura e alimentos na caixa de gordura pode causar acúmulo de resíduo sólido, ou sua petrificação. E isso levará a gordura à rede de esgoto, provocando entupimento.
A situação piora quando o óleo despejado pela pia está quente, porque, ao entrar em contato com a água fria, ele petrifica imediatamente. De qualquer forma, além de causar entupimento, jogar esses itens na pia da cozinha dificulta muito a limpeza da caixa de gordura, posteriormente.
- Utilizar soda cáustica para desentupir o ralo
É difícil lidar com o desentupimento de gordura e, assim, muitas pessoas recorrem a essa substância forte, para tentar solucionar o problema. Entretanto, ela é muito prejudicial ao encanamento e pode danificá-lo, fazendo surgir um problema ainda pior.
Além disso, a soda cáustica é muito perigosa e pode causar sérias queimaduras em quem a manipula. E todo o esforço pode não valer a pena no final, já que ela também pode endurecer no encanamento, piorando ainda mais o problema de entupimento.
Definitivamente, não é a melhor escolha para quem quer conservar sua caixa de gordura!
O que você DEVE fazer
- Proteger os ralos
O ideal é que os ralos das pias utilizem redinhas para a proteção, evitando que caiam alimentos nele. Isso ajudará a caixa a ficar mais vazia e a fazer o seu trabalho de separar os resíduos com mais facilidade.
- Limpar a caixa de gordura regularmente
É a última dica, mas a mais fundamental: as caixas de gordura devem ser limpas a cada seis meses, para garantir sua conservação e durabilidade e evitar entupimento e mau cheiro.
O procedimento é simples, mas exige contato com os dejetos e mau cheiro. Também é preciso lavar o cesto onde há o depósito de resíduos com detergente e água.
Uma desentupidora especializada poupa trabalho e tempo, fazendo o procedimento de forma rápida e eficiente.