A caixa de gordura é uma espécie de mecanismo para tratamento de esgoto. Nela, há um tanque onde se despejam as gorduras de áreas como a cozinha ou aquelas que se deposita em máquinas de lavar louça. Dessa forma, a gordura fica separada do restante dos dejetos e não vai parar na rede de esgoto.
Portanto, ela não se mistura com o que se despeja no banheiro ou lavanderia, por exemplo. A função de uma caixa de gordura é muito importante, uma vez que ela impede que aconteçam entupimentos, que podem comprometer a rede de esgoto.
Continue acompanhando este artigo para saber mais sobre a caixa de gordura e quando é necessário limpá-la!
Para que ela serve
A caixa de gordura, para funcionar, precisa ter um volume mínimo de água. Isso porque a água funcionará como um separador da gordura, já que não se misturam e possuem densidades diferentes. Assim, é preciso ter água suficiente, para que a gordura boie e fique separada da água.
À medida que a caixa se enche de gordura, a água vai vazando pela parte de baixo da caixa, por onde ela chega até a rede de esgoto. Chega em um tempo no qual não há mais possibilidade de receber mais gordura, sem comprometer a rede de esgotos.
É nessa hora que é preciso realizar a sua manutenção, mediante a limpeza da caixa de gordura.
Como limpá-la
Muitas pessoas realizam a limpeza da caixa de gordura de suas casas sozinhas. Para isso, elas abrem o depósito de gordura e, mediante a utilização de uma espátula, colher de pedreiro ou outros instrumento equivalente, removem a gordura ali depositada.
A remoção é feita até que tudo o que for sólido saia, restando apenas líquido. Mas a limpeza não acaba aqui! Depois de remover toda a gordura, é preciso lavar bem a caixa.
Pode-se fazer isso com detergente e água. Por fim, fecha-se a caixa de gordura, reinstalando suas peças e se certificando de que ela se encontra bem fechada.
Por que não a limpar sozinho
A limpeza da caixa de gordura é algo sério, porque, se feita errado, ela pode promover a uma contaminação ou proliferação de pragas urbanas. Além disso, a limpeza mal feita pode gerar problemas de entupimento de esgoto, fazendo com que chamar um profissional seja obrigatório.
E não apenas para realizar a limpeza, como para desentupir também! E há, ainda, o risco de a pessoa que limpar, se contaminar com alguma doença, se encostar nos dejetos sem querer. Portanto, o ideal é sempre contar com uma empresa especializada para a realização do serviço.
Quando limpá-la
A periodicidade da limpeza da caixa de gordura dependerá de onde ela fica. Porque se for em uma residência, por exemplo, então ela poderá ser limpa a cada seis meses.
Mas se sua instalação se der em apartamentos, o período no qual ela deve ser limpa é menor, equivalente a três meses. Em restaurantes ou bares de pequeno porte, é fundamental que se realize a limpeza mensalmente.
Por fim, restaurantes ou indústrias, que tiverem o porte maior, precisam limpar a caixa semanalmente. Mas tudo isso depende do local, da estrutura, de quanto ele é usado, etc.
Quem chamar para limpá-la
Para realizar a limpeza da caixa de gordura, é preciso chamar uma desentupidora de confiança. Assim, você terá certeza de que o procedimento foi bem feito, sem riscos de danos ou entupimentos.
Além disso, a desentupidora oferece treinamento adequado para o pessoal, que realiza a limpeza de forma rápida, além de segura. E em termos de sustentabilidade, essa é a melhor opção, porque profissionais fazem o descarte correto.