Por incrível que pareça, ainda há aquelas pessoas que possuem o hábito de jogar óleo de cozinha na pia. E essa é uma prática conhecida por causar problemas, como os entupimentos.
Isso acontece porque a pia não foi feita para que se acumule nela esses resíduos, e sim para passar água e outros líquidos solúveis. O entupimento já é de conhecimento de todos, mas há diversos outros problemas que surgem ao jogar óleo na pia. Saiba quais são eles, no artigo abaixo!
Transmissão de doenças
Ao jogar óleo de cozinha na pia, com o tempo, isso gera entupimento do encanamento. Isso acontece porque o óleo não é solúvel em água, portanto não pode ser descartado no mesmo local de ela.
E, quando um local entope, a água que está presa no cano tende a voltar pelo ralo. Só que essa água que volta, ao contrário do que parece, não é limpa, uma vez que ela é água do esgoto.
Dessa forma, nela já passaram inúmeros animais, como baratas, moscas, ratos e outros. E a consequência disso é a sua contaminação. Por isso, quando uma pessoa tem contato com essa água, ela está se expondo a diversas doenças, que podem ser sérias.
Assim, os cuidados com a saúde são um dos principais motivos pelos quais não se deve jogar óleo de cozinha na pia.
Prejuízos financeiros
Além dos prejuízos à saúde, que talvez sejam os mais perigosos, quando há entupimento, há também a necessidade de solucioná-lo. E, nesses casos, há a hipótese de contratar uma empresa especialista para realizar a limpeza da caixa de gordura, e também de contratar uma desentupidora, para lidar com a obstrução da tubulação. De qualquer forma, há gastos financeiros desnecessários, cuja prevenção seria fácil.
Poluição da água
Ao jogar óleo na pia, isso significa que ele sofrerá descarte em local incorreto. Portanto, acabará por prejudicar a natureza, gerando a impermeabilização do solo e causando a poluição de rios, lençóis freáticos, poços e solos.
Dito isso, é perceptível como uma atitude que parece tão simples pode afetar todo o meio ambiente. E, ainda, não é a única forma de poluição que o ambiente sofre com o óleo descartado em local errado.
Continue sua leitura para saber qual é o outro dano ambiental que essa atitude pode causar.
Contribuição para o aquecimento global
Outra forma de descartar o óleo incorretamente, além de jogá-lo na pia, é quando se joga ele fora no lixo. Isso porque, quando vai para aterros sanitários, ele promove a produção e liberação de gás metano, o que contribui para o aquecimento global.
Dessa forma, se faz imprescindível não jogar óleo de cozinha na pia, nem o descartar no lixo. O ideal, para a proteção da saúde humana, bem como da natureza, é promover o seu descarte correto.
Pratique o descarte correto
O ideal é, sempre, enviar o óleo para reciclagem, quando na cidade houver essa opção. Existem muitas empresas cuja especialização é no recolhimento e reaproveitamento desse óleo.
Além disso, quando não houver a possibilidade de solicitar a alguma empresa que o recolha, é possível reutilizá-lo para fazer sabão, por exemplo. Senão por você, por outras pessoas que trabalham com isso. Por isso, é sempre o ideal buscar por essas pessoas e oferecer-lhes as sobras do óleo de cozinha.
Resolva o problema do entupimento
Se você não tinha acesso a essas informações e já sofreu com o problema mais comum ao jogar óleo de cozinha na pia, o entupimento, é preciso procurar meios de solucioná-lo. Nesse caso, o ideal é sempre contar com uma desentupidora especialista, de renome no mercado e que seja de confiança, para realizar o desentupimento.